ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00354</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Orla: planejamento e estratégias de lançamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Renata Andrades Cometti (FAESA Centro Universitário); Alexandre Volponi Gadioli (FAESA Centro Universitário); Raiany Eller Nascimento (FAESA Centro Universitário); Thúlio Martins Lacerda (FAESA Centro Universitário); Carine da Silva Cardoso (FAESA Centro Universitário)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento promocional elaborado como trabalho final para a disciplina de Branding e Planejamento de Comunicação da FAESA Centro Universitário (e que pode ser observado na íntegra no ANEXO 1), teve como objetivo estabelecer estratégias para o lançamento de um bar do grupo Soeta, restaurante capixaba de grande renome no contexto nacional. Localizado em Vitória, no Espírito Santo, o restaurante Soeta possui como base fomentar a alta gastronomia e proporcionar uma cozinha de qualidade e experimentação gastronômica. Prova disso, é a colocação entre os 10 melhores restaurantes do país. Uma vez que já se encontravam consolidados neste mercado gastronômico, a aposta dos sócios era inaugurar um novo empreendimento no ramo dos bares (trazendo a proposta da descontração e tendo como  interior a exploração dos gastropubs - mesmo preferindo o termo bar-restaurante), apresentando uma culinária criativa, com um preço mais acessível, ampliando, assim, o público que o Soeta atende. Entendendo que o público atual do restaurante seja mais velho e pertencente a classe AB, espera-se que o novo empreendimento, alcance faixa etárias mais abrangentes e consumidores que busquem uma boa gastronomia com preços mais acessíveis. Indo contra a concepção de bar dos brasileiros, na qual a bebida é a principal opção e as comidas são pouco variadas, o modelo dos bares-restaurantes que a estratégia focou muda essa hierarquia - a comida mais elaborada é o principal atrativo, sem que o preço fique efetivamente maior. De maneira geral, esse modelo se apoia na descontração dos bares tradicionais e trazem a comida como elemento principal, oferecendo mais experiências em relação a ambiente e atendimento. Com isso em vista, a vontade do grupo Soeta em diversificar seu campo de atuação para um modelo mais descontraído e múltiplo tornou-se interessante, ampliando a pesquisa para novos conceitos de entretenimento gastronômico, explorações do ambiente, transmissão de histórias e fidelização da nova marca. Em relação ao objetivo de irradiar o público-alvo, surgiu a dificuldade de propagação e comunicação do novo estabelecimento sem a associação prévia explicitamente com o restaurante Soeta que, por já se encontrar como referência na alta gastronomia do país, acaba sendo visto como caro e restritivo. Uma relação aparente com o novo estabelecimento poderia ser prejudicial na captação de diferentes públicos, assim como destacar e consolidar o bar em relação aos  semelhantes recém-abertos na área da Grande Vitória. No Espírito Santo, em específico, a menção dos termos bares-restaurantes e gastropubs começou a ter destaque na mídia no final de 2017, junto com o conceito de casual-dining - modelo americano que traz a proposta do ambiente descontraído com pratos que se situam entre o fast-food e a gastronomia elaborada. Com base em dados e pesquisas levantados, foi desenvolvido o planejamento promocional que visassem formas estratégicas o lançamento de um bar do grupo Soeta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para compreender um pouco mais sobre a cultura dos bares-restaurante capixabas, foram mapeados possíveis concorrentes com base na proximidade de atuação do futuro empreendimento: Don Camaleone, La Dolina e Divino Botequim, estabelecimentos localizados em bairros de classe média-alta de Vitória, onde os consumidores frequentes são pessoas da Classe AB. O trabalho contou com a pesquisa de cliente oculto que segundo Christovam, no artigo  Cliente oculto: Um estudo da técnica na pesquisa qualitativa (2009), é um tipo de pesquisa que pesquisadores atuam como consumidores comuns e com interação com os colaboradores de determinada empresa. O objetivo do grupo ao ir aos estabelecimentos era desenvolver uma análise do mercado e dos possíveis futuros concorrentes, ou seja, identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação os ambientes internos e externos ao novo empreendimento. Também foi analisado, os perfis das redes sociais destes prováveis concorrentes, no qual analisou-se os tipos de postagens realizadas, qualidade das fotos (muito importantes para o segmento do mercado) e a linguagem que utiliza para se comunicar com o público-alvo. De modo geral, um ambiente e atendimento descontraídos, postagens bem elaboradas de acordo com a personalidade e discurso do local e produtos oferecidos com diferencial foram os fatores de sucesso observados nessa etapa. O ponto de partida para a elaboração das estratégias promocionais para o novo empreendimento foi traçar o público-alvo das ações, ou seja, o alvo da empresa e o que deve ser mantido em mente durante todo o trabalho - segundo Lupetti, no livro  Planejamento de Comunicação (Futura, 2009). Para tal, foi traçado um perfil dos principais usuários que interagiram com os concorrentes supracitados em suas redes sociais e, então, estabeleceu-se três buyers-persona, ou seja, perfis semi-ficcionais para representar os clientes ideias. Estes seriam: Culturalizada (mulheres na faixa dos 30 anos, da classe BC e ligadas em eventos culturais e na arte no geral), Jovem (homens na faixa dos 25 anos, da classe A que gostam de dedicar o final de semana aos amigos) e o Pai de família (homens na faixa dos 50 anos, da classe AB que buscam lugares para conhecer com a família). Após determinado o público-alvo, foi desenvolvido um questionário de múltipla escolha online com o objetivo de compreender o consumo e as preferências desse público pré-estabelecido em relação aos bares-restaurantes. Assim, foi observado pontos em comum entre os três públicos definidos, como a preferência por porções de bebidas; a escolha do local por indicações de amigos, a grande diferença que um atendimento de qualidade faz para o local ser bom ou não e o gasto médio - além da companhia principal ser um grupo de amigos. Ainda assim, foram utilizados dados do IBGE (2010) para compreender melhor estatísticas e locais em Vitória onde o público se encontra e para a delimitação do local ideial para o bar do Soeta. É interessante destacar que o cliente trazia a proposta de trabalhar com elementos da cultura local sendo estes, principalmente, frutos do mar - assim, o quesito também foi importante para a determinação do local. Com os dados recolhidos, a Praia do Canto, bairro nobre da cidade e próximo a praia, se destacou por apresentar um intensa atividade de comércio/serviços, apresentar a maior renda média e ser o quinto bairro com maior população e o sexto com maior densidade demográfica. Com base nos dados, foi estruturado o posicionamento do bar do Soeta, agora, denominado  Orla : um ambiente que retome experiências afetivas de uma casa de praia e se baseie no sentimento de pertencimento ao local por meio de experiências inovadoras, deixando o cliente tão à vontade quanto uma casa litorânea. Mantendo assim o conceito ligado ao mar e, consequentemente, os elementos da cultura capixaba. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Depois de realizadas as pesquisas e definido o conceito central do bar, as estratégias de promoção se basearam na valorização da área litorânea e da cultura do estado - focando as ações principalmente no meio digital, como um pedido do cliente. Por se tratar de um novo empreendimento, as redes sociais eram ideias para a divulgação de forma assertiva, sendo baratas e com grande potencial de alcance. Além disso, foram sugeridos influenciadores digitais e artistas capixabas em ascensão para parcerias com o Orla. Assim, foi planejado um cronograma com as seguintes ações de comunicação ao decorrer de todo o primeiro ano de funcionamento do empreendimento: Um mês antes do funcionamento do bar, no qual, se inicia a comunicação do estabelecimento nas mídias sociais com postagens impulsionadas para o público alvo, em formato de teaser (informando quantos dias faltavam para a inauguração), e, a cada postagem, seria revelado um pouco sobre os elementos do local. Junto a estas postagens, seriam enviados para clientes selecionados do Soeta, de forma a aproveitar a rede de contatos que o estabelecimento possui, e também para influenciadores digitais da área, convites para a pré inauguração indicando que os mesmos realizassem postagens no stories durante o evento, e no dia seguinte uma publicação no feed dando um feedback a respeito do local e informando quando o bar seria aberto oficialmente. Além disso, a fim de tornar a gastronomia do bar referência local, foi sugerido a compra de espaços publicitários, como uma matéria no blog  Prazer e Cia do jornal Gazeta Online. Em segundo momento de comunicação ocorreria um coquetel de inauguração fechada para convidados seletos, com show da cantora capixaba Gavi, que possui 8.948 inscritos no YouTube (conhecida por reunir elementos do groove, do R&B, e da música eletrônica). Nesse mesmo momento, seria disponibilizado um menu degustação específico para o evento junto com drinks e bebidas da casa. Como brinde do evento e oferecido no funcionamento rotineiro do bar, pensamos na concepção de um vidro estilizado de pimenta. Após acontecer a pré inauguração, abriria-se, no máximo uma semana depois, para o público geral. Ao ligar o conceito com o ambiente do bar, um elemento específico seria interessante para a rápida identificação dos clientes - foi sugerido, assim, uma jarra de vidro em formato de abacaxi na qual seriam oferecidos drinks e bebidas para serem consumidos em grupo. Em seguida, as mídias sociais seriam alimentadas com postagens de fotos das porções, pratos oferecidos,reforçando os atributos inicialmente diferenciados do bar, como o cardápio - não deixando de lado o posicionamento e forma de comunicar. Todas os posts teriam hashtags relevantes ao mercado, como: #IssoTemNoOrla, #GastronomiaCapixaba, podendo acrescentar para dias e ações específicas. Com três meses, seriam realizados posts no instagram remetendo as particularidades do bar, com as de uma casa de praia. Podendo criar um relacionamento mais próximo com os clientes, fazendo com que se habituassem com o ambiente, conhecessem a história do Orla e se sentissem parte do projeto. Realizar uma Agenda Cultural com apresentações mensais de artistas capixabas também foi proposta como ação de comunicação. O artista escolheria um prato do bar que combinasse com eventos culturais na Grande Vitória e compartilharia na própria rede, para assim, multiplicar a marca. Após seis meses da inauguração, a proposta é realizar vídeos de 30seg apresentando a experiência Orla na ótica do chef de cozinha, que transmitiria sua arte de cozinhar e lançaria o desafio aos clientes de encaminhar sugestões de ingredientes capixabas para a elaboração de novos pratos. Recomendou-se à empresa o Planejamento Promocional para 06 meses, tendo em vista a novidade do conceito no mercado e a necessidade de se avaliar criteriosamente os resultados de cada ação proposta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>