INSCRIÇÃO: 00399
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Podcast "Sem Conservantes" Jornalismo UVV
 
AUTORES: Luana Vitória Mattos Franco (Universidade Vila Velha); ANA CAROLINA BATISTA DA COSTA (UNIVERSIDADE VILA VELHA); VIVIANE MACIEL JACINTO (UNIVERSIDADE VILA VELHA); CAMILA BENEVENUTE SCHIAVO ELIOTÉRIO (UNIVERSIDADE VILA VELHA); MIRELLA GALGONE CONSTANTINO FERNANDES (UNIVERSIDADE VILA VELHA); Bruno Dias Franqueira (UNIVERSIDADE VILA VELHA)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O rádio, desde sua primeira exibição no Brasil em 1922, se transformou muito, em especial nos aspectos tecnológico e de linguagem. Foram mudanças que acompanharam os grandes eventos do século XX e que ainda se processam neste início de século XXI. Lima (2001) destaca que as transformações sociais forçam os meios de comunicação a se adaptar e acompanhar os anseios sociais.਀  Em 2001, Lima já afirmava que estávamos caminhando para o fim da irradiação de ondas para o consumo de rádio por meio da navegação em rede. Na atualidade, o termo “rádio” compreende manifestações diversificadas como rádio de antena, on-line, na web, web rádio e podcasting (FERRARETO, 2014, p. 19). A internet possibilitou que o rádio, assim como os outros meios de comunicação, ampliasse sua capacidade de interatividade e desenvolvessem novos modelos e gêneros de informação.਀  Portanto, o objetivo deste trabalho foi experenciar uma das transformações do meio rádio impulsionada pela internet, a produção de podcasts; uma forma de difusão via rede com arquivos ou uma série de arquivos a serem veiculados na internet com linguagem radiofônica. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 昀漀爀愀洀 愀猀 戀愀猀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䰀椀瘀爀漀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 攀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀愀洀 愀 戀愀猀攀 搀攀 搀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ ਀倀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 昀漀挀愀爀 攀洀 搀漀椀猀 瀀漀渀琀漀猀㨀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 攀 漀 瀀漀搀挀愀猀琀椀渀最⸀ 伀 猀椀渀愀氀 搀愀 攀洀椀猀猀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 搀攀猀愀昀椀愀 搀椀猀琀渀挀椀愀猀Ⰰ 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 最攀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 最攀漀瀀漀氀琀椀挀愀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀瘀攀洀 猀攀 愀爀琀椀挀甀氀愀爀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 甀洀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀 琀漀搀漀猀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 倀愀爀愀 攀氀攀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 攀渀昀愀琀椀稀愀 漀 甀猀漀 搀愀 瘀漀稀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 漀 猀椀氀渀挀椀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀攀洀 甀猀愀搀愀猀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 漀甀 椀猀漀氀愀搀愀猀⸀ ਀伀 瀀漀搀挀愀猀琀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ  甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 猀漀渀漀爀漀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀 猀漀戀 搀攀洀愀渀搀愀 ⠀䰀伀倀䔀娀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀ 攀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 愀猀猀甀洀攀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 愀 洀攀洀爀椀愀 ⠀䰀漀瀀攀稀Ⰰ ㈀ ㄀ ⤀ 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 挀漀洀 猀攀甀 甀猀漀 栀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 挀漀渀攀砀漀 攀渀琀爀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀ⴀ椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀⸀ ਀吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀猀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀琀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀洀漀猀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 ⠀䰀伀倀䔀娀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀 㐀㄀⤀⸀
 
OBJETIVO
Este trabalho mostra o desenvolvimento do podcast “Sem Conservantes”, produzido durante a disciplina de Teorias e Técnicas de Radiojornalismo. O podcast foi pensado para servir a múltiplas estratégias narrativas da internet como blogs e plataformas de streaming, visando alcançar um público amplo e heterogêneo como propõe Lopez (2010). ਀ A intenção foi realizar um produto jornalístico que reflita o próprio jornalismo. Para alcançar esse fim, as alunas participantes foram responsáveis pelo debate de pauta, pela pesquisa e apuração das informações, bem como a produção e edição dos textos.਀ A produção do podcast se deu na Ilha de Edição de áudio da Universidade Vila Velha, com uso de softwar e hardwares próprios para captação e edição de som, com supervisão do professor Bruno Dias Franqueira e do técnico Geovany Wandekoken. ਀ “Sem conservantes” tem uma hora de duração, e reflete um olhar feminino, sem estereótipos, sobre temas relevantes à sociedade brasileira. No episódio destacado, o mercado de trabalho, em especial a tomada de decisão acerca da carreira a seguir e os desafios iniciais dos profissionais, foram os pontos norteadores. Sua linguagem apresenta o característico debate, livre e coloquial característicos do gênero, além do uso de entrevistas e sonoras frequentes na linguagem do rádio.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀