ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00403</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal MRV</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Eduarda Carvalho Gonçalves (Centro Universitário Newton Paiva); Ayrá Sol Soares (Centro Universitário Newton Paiva); Breno Rodrigues da Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Tayná Gomes Moura (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Junior (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Jornal Mural MRV é um produto desenvolvido no segundo semestre de 2018, no quarto período, na disciplina de Textualidades Alternativas, ministrada pelo docente Lamounier Lucas Pereira Junior, do curso de Comunicação Social  Jornalismo, no Centro Universitário Newton Paiva, na cidade de Belo Horizonte - MG. A relação com os diversos públicos de uma empresa é cada vez mais importante e aproximação da organização com a realidade de seus colaboradores também, e tudo isso se dá através da Comunicação. Há o intuito de trazer para dentro da instituição pautas de impacto social, valorizar a peça chave das engrenagens da empresa e reforçar que a comunicação saudável é o melhor caminho para o sucesso de uma organização, e para isso, o ato comunicacional deve ser bilateral. Nas edições do jornal mural foram abordadas temáticas como representatividade feminina na construção civil, responsabilidade social e sustentável, analfabetismo de adultos em canteiros de obras e a busca pela conscientização da saúde; pautas voltadas para o desenvolvimento social e profissional dos colaboradores. A abordagem do produto deve facilitar a comunicação pois, a comunicação interna é um processo multidimensional e imprescindível para o desenvolvimento das organizações. Ao pensar que os processos interacionais estão cada vez mais fugazes, apostamos nesse veículo de comunicação pela simplicidade e praticidade, o que favorece um diálogo transparente com todos os públicos que constituem a MRV. Público esse que é heterogêneo, entre jovens, adultos, idosos, estudantes, analfabetos, etc. Logo, a construção imagética do jornal-mural perpassa pelo entendimento desses diversos públicos, pensando a identidade visual e textual de forma a facilitar a visualização e a decodificação da mensagem. Pois, como cita Giuseppa Spenlillo em Comunicação Comunitária e novas tecnologias  por uma formação profissional em busca da cidadania, (2007, p.3), "O jornal-mural mostra-se como um recurso por excelência no trabalho com grupos populares, pois une ao texto escrito imagem, cor e adereços visuais, que facilitam atrair a atenção do leitor. Uma atenção que já é naturalmente disputada por conta dos inúmeros atrativos audiovisuais de nossa sociedade, e que nos meios populares encontra -se, ainda, especialmente comprometida pelas características da linguagem cotidiana serem muito mais orais do que escritas." Deve-se levar em consideração que o jornal-mural, assim como veículos impressos, são produtos de comunicação interna mais eficazes pois, ocupam grande espaço e importância dentro das organizações, culturalmente, como afirmam Cláudia Lemos e Rozalia Del Gaudio em Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica (2011, p. 274-302), "Para efetivar a comunicação interna ainda são utilizados, em sua maioria, veículos impressos, como o jornal mural, que é um veículo jornalístico de comunicação interna em que as notícias são afixadas em uma estrutura, geralmente presente em espaços próprios e de fácil acesso pelos empregados nas paredes ou em cavaletes." O Jornal Mural MRV tem como missão estimular o diálogo entre empregado e empregador, e fazer com que o empregado sinta-se parte da organização, para além da colaboração. Por fim, mostrar um contexto social díspar, já que o público é abrangente, o que contrasta as diferentes realidades e narrativas envolvidas em um único processo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em tempos de novas tecnologias, novos fluxos comunicacionais e novas relações, é preciso analisar como a comunicação interna organizacional tem se dado entre empresa e colaborador. Há a preocupação de organizações em humanizar as relações em uma instituição, onde se percebe que a comunicação livre e pessoal influenciam diretamente na produtividade da empresa. Como Carl Rogers observa em Sobre o poder pessoal. (1978. p 165), "Tem sido demonstrado que os líderes que confiam nos membros da organização, compartilham e defendem o controle e mantém comunicação livre e pessoal conseguem melhor moral, organizações mais produtivas e facilitam o desenvolvimento de novos líderes". O objetivo de uma organização interna é facilitar e manter relações saudáveis com seus colaboradores, pois, a identidade da empresa é composta pela percepção que os empregados têm da mesma. E o cenário organizacional vive grandes mudanças e planejamentos. Como afirma Anelisa de Medeiros Brum em Endomarketing: estratégias de comunicação interna para empresas que buscam qualidade e competitividade (1994, p. 26): As relações interpessoais são a alma da empresa e devem ser levadas em consideração, quando ela está em busca da qualidade total. Afinal, o modo com que as pessoas aprendem, cooperam, inovam e progridem depende basicamente de seus relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais. A comunicação interna precisa ser cada vez mais forte e assertiva, de forma que integre os colaboradores na cultura, políticas e práticas da organização; mas, essa integração acontece através da valorização e reconhecimento dos indivíduos que compõe o corpo social da empresa. A comunicação interna representa a abertura democrática das organizações, a partir do momento em que o colaborador deixa de ser apenas um colaborador e torna-se parte da organização como um todo. Desta forma, deixa de ser uma ação primariamente institucional voltada para a corporação e se volta para o colaborador, aumentando os níveis de motivação e produtividade. Em um primeiro momento, ao idealizar o jornal-mural priorizamos analisar o público da MRV, para definir um foco e dar objetivos claros na produção, atendendo às demandas dos colaboradores - peça chave do jornal-mural. No segundo momento, realizou-se uma pesquisa nas Mídias Sociais da empresa para base comparativa de conteúdos, com a análise de características e forma como a organização utiliza da comunicação visual. Outro ponto a ser pensado foi a melhor localização para a fixação do mural, no caso, um local de maior circulação de pessoas, e onde elas tenham tempo para absorver a mensagem ali contida, ou seja, nos refeitórios da empresa. Como coloca Cristina Soares Mereu em Jornal Mural como ferramenta a comunicação interna: uma análise comparativa entre os jornais murais das empresas Emater-MG e BHTrans (2006, p.32), "A linguagem é curta e objetiva e os títulos, cores e fontes buscam chamar a atenção do leitor. Fontes grandes facilitam a leitura de quem passa pelo local, pois o mural, normalmente, é afixado em pontos estratégicos da empresa, onde há grande circulação de pessoas, como refeitórios, elevadores, corredores e salas de descanso.". O jornal-mural valoriza, entre outros aspectos, a importância da objetividade e concisão no jornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Jornal Mural MRV foi pensado devido à expansão das construções da empresa em Belo Horizonte, entretanto, para que as edificações fiquem prontas em um tempo estimado, há um corpo social, integrado por funcionários que faz com que a MRV Engenharia seja considerada a maior construtora do país. Com o intuito de valorizar e humanizar o processo, voltamos todo o conteúdo do jornal mural para o colaborador. O produto possui três edições mensais, sendo elas de Outubro, Novembro e Dezembro. Em cada edição do jornal mural há uma temática que se complementa à outra. A diagramação do jornal mural segue um padrão, o cabeçalho do jornal traz o nome "JORNAL MRV" disposta sobre apartamentos, o empreendimento símbolo da empresa. Segundo Fabio França em Jornal mural: nova e eficiente opção (FRANÇA, 1998), "Espera-se uma programação visual bem feita, as notícias bem distribuídas e dispostas de forma agradável, divididas por seções. A diagramação precisa ser estudada, levando-se em conta o volume e o tipo de notícias que serão divulgadas. A titulação das colunas deve ser feita em letras grandes e coloridas. O quadro do jornal mural pode contar com tarjas e separadores coloridos, títulos chamativos e curiosos, além do uso de fundos em cor para ressaltar determinadas informações". A diagramação do jornal mural em seu padrão estético é composta por uma coluna e um retângulo em degradê azul claro que facilitam a visualização; o jornal-mural é dividido por editorias implícitas, a coluna posicionada à direita é composta por um informe institucional e abaixo, outro que se refere à saúde pública, acompanhados de peças gráficas ligadas ao tema, de forma que a mensagem seja decodificada de forma mais ágil pelo leitor. Enquanto que, o retângulo central, disposto na maior parte da página, estão as matérias que abordam a temática de prestação de serviços e projetos voltados para colaboradores. A fonte utilizada nos títulos da matérias é Raleway Heavy em tamanho 14, com altura da linha a 1,5. Enquanto que as fontes das matérias é Raleway em tamanho 11, com altura da linha a 1,5 e espaçamento 0 entre letras. Pois, segundo Cláudia Lemos e Rozalia Del Gaudio em Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica (2011, p. 274-302), "Outra preocupação é o seu layout, a identidade visual de um veículo jornalístico institucional deve ser clara e dinâmica, de modo a facilitar e atrair a leitura". A primeira edição de Outubro, traz na coluna da direita as temáticas de Energia Fotovoltaica e o Câncer de Mama. Com o mesmo sentido, implícito, traz a pauta a representatividade das mulheres na Construção Civil, com o crescimento da presença do gênero no segmento. Traz abaixo da matéria principal o projeto social de incentivo ao Esporte, Cultura e Educação. A segunda edição de Novembro, traz na coluna da direita as temáticas da nova sede da empresa e o Câncer de Próstata. Desta vez, traz à pauta o projeto da nova sede da MRV e a economia de recursos naturais, ligada a matéria principal com a Responsabilidade Social Sustentável. Abaixo da matéria principal um projeto social de alfabetização para colaboradores, que incentiva a educação e reforça a importância da educação na vida do indivíduo. A terceira edição de Dezembro, traz na coluna da direita as temáticas de Boas Festas e o incentivo a Doação de Sangue. A matéria principal traz o plano estratégico da empresa como destaque, levando em consideração a edição de fechamento de ano. E atrelado à isso, a matéria abaixo traz a importância do colaborador nos resultados da empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>