ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00411</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Miss Up</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Heloísa D'Assumpção Ballaminut (Universidade Estadual de Campinas); Larissa Kilian Pacheco (Universidade Estadual de Campinas); Gilberto Alexandre Sobrinho (Universidade Estadual de Campinas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Apresentação do cliente: Heloísa D Assumpção Ballaminut e Larissa Kilian Pacheco Estudantes do 5º ano de Graduação de Comunicação Social Midialogia da UNICAMP Instituição: UNICAMP Tema: YouTube Assunto: Ressignificação de imagens do YouTube Histórico: O uso de filmes de arquivo que ao serem compilados e exibidos em um contexto diferente no qual foram inicialmente idealizados, passam a transmitir um tom de crítica e até mesmo de sátira, ressignificando essas imagens. Um bom exemplo é Retrospectiva do Ano (Brasil, 1988), de Marcelo Tas. O programa traz uma retrospectiva dos fatos mais importantes que marcaram o Brasil, porém, utilizando imagens de 1958. Já no terreno dos videoclipes, área que se relaciona intimamente com o mashup, podemos citar o clipe musical People of the Sun (EUA, 1996), da banda Rage Against the Machine, que mescla performances da banda e cenas extraídas de ¡Que viva México! (1932), filme de Eisenstein que aborda a revolução mexicana, de forma a criticar a intervenção norte-americana no México. Agora  mais próximo do formato que pretendemos trabalhar  o vídeo Respeito, mas não aceito (2017), produzido pelos alunos do curso de Midialogia da UNICAMP, Guilherme Augusto, Lucas Lazarini, Luhdy Sardinha, Marília Dutra e Paola Favaro; problematiza a representação de comunidades LGBT em programas de auditório. Através de vários fragmentos referentes a esses programas, os alunos criaram um mashup de teor crítico que dialoga com a produção e estética voltadas para a internet. Objetivos: Criação de uma série de 4 mashups a partir de vídeos do YouTube, que serão veiculados na própria plataforma através de um canal, intitulado Miss Up, uma brincadeira com as expressões em inglês  mess up (bagunçar) e o próprio termo  mashup , além da palavra  miss , que pode ser interpretada como  senhorita , em português (visto que o projeto é composto por duas alunas), com a ideia de criar uma persona única criadora desses vídeos, como é típico nos canais da plataforma. Cada um dos mashups abordará um assunto comumente consumido no YouTube (gameplay, vlogs, publicidade, clickbaits, fake news& ), porém apresentará um viés crítico analisando uma problemática de cada um desses assuntos. Situações-problema: Mashup 1: Representação feminina no universo dos videogames. Mashup 2: Publicidade infantil em canais do YouTube brasileiro que apresentam um número expressivo de inscritos. Mashup 3: A formação da imagem através de canais das chamadas  blogueirinhas . Mashup 4: O último episódio da série abordará Clickbait e Fake News, temas muito próximos nos conteúdos do YouTube. Contexto: A prática da reutilização de imagens no YouTube é comum desde que ele foi criado e qualquer usuário pode fazer upload. As paródias são o principal modo como são realizados esse mashups, já que produzir vídeos cômicos que viralizam é normalmente o objetivo. Utilizando imagens não originais do YouTube, surge em 2006, apenas um ano após a criação do YouTube, as primeiras paródias com reutilização de imagem. Por exemplo, cenas do seriado Chaves, reeditadas e sincronizadas com a música Chop Suey da banda System of a Down. Mas já no princípio do YouTube, começaram também a utilizar vídeos originais da plataforma. Exemplo no YouTube brasileiro foi o upload do vídeo Menina Pastora Louca postado em 2016 e remixado em 2017 pelo DJ Raphael Mendes como o Funk da Menina Pastora. Por fim, há alguns vídeos que são um pouco mais políticos. As técnicas utilizadas são basicamente as mesmas, o uso de sampler, reordenação, uso de afinadores digitais, efeitos visuais para mudar cor e duração. Não há, pelo menos até onde achamos na pesquisa inicial, vídeos com a ressignificação da imagem com áudio original como é a proposta, nem esses feitos de forma mais crítica ao próprio conteúdo gerado por youtubers. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Metodologias e técnicas de pesquisa empregadas para a obtenção de dados: O projeto se dividiria em três etapas, são elas: pré-produção, produção e pós-produção, sendo que a primeira consiste basicamente numa pesquisa geral sobre mashup, YouTube e dos temas dos vídeos a serem feitos de maneira geral. A seguir, na segunda etapa, iríamos iniciar as pesquisas e a coleta de conteúdos dos temas específicos de cada vídeo, assim como a criação e a edição destes. Por fim, a terceira e última etapa consiste na circulação e divulgação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Local: Campinas (SP). Público-alvo: Jovens de 15 a 25 anos, visto que essa faixa etária refere-se ao público que costuma consumir e estudar a plataforma YouTube e, por este motivo, tende a se interessar pelos temas que serão tratados nos mashups. Equipamentos: Computador; acesso à internet; softwares de criação e edição de vídeo (Adobe Premiere CC 2017, Adobe After Effects CC 2017, Adobe Audition CC 2017); HD de 2 terabyte. Descrição das ações: Pré-produção: a) Pesquisa bibliográfica: Primeiramente, será feita uma pesquisa aprofundada sobre mashup e YouTube, envolvendo artigos científicos, vídeos, livros, etc. Dessa forma, poderemos aprofundar nosso repertório sobre o que é e o que já foi produzido para a plataforma, bem como conteúdos que são geralmente consumidos no YouTube. b) Levantamento dos vídeos: Após a definição dos temas dos mashups, faremos um levantamento específico de vídeos do YouTube para a criação de cada um. Visto que serão realizados 4 mashups, as atividades que envolvem levantamento, visionamento, seleção e edição dos vídeos serão feitas concomitantemente. Por exemplo, enquanto estivermos reunindo material para a produção do episódio 2 da série, o episódio 1 já estará sendo editado e assim sucessivamente. c) Visionamento dos vídeos: Terminado o levantamento dos vídeos, será realizado o visionamento dos conteúdos encontrados, analisando os pontos mais relevantes para a produção de cada um dos mashups. Como citado anteriormente, o visionamento dos vídeos será realizado concomitantemente a outras atividades d) Seleção dos vídeos: Concluído o visionamento dos vídeos para a produção de cada um dos mashups, será feita uma seleção de vídeos e trechos mais pertinentes para a criação de cada um dos episódios da série. Tal qual as atividades anteriores, a seleção de vídeos será realizada concomitantemente a outras ações. Produção: a) Edição: Após reunido o material para a produção, será feita a edição dos episódios. Novamente, esta atividade será realizada juntamente com outras ações, como o levantamento, o visionamento e a seleção de vídeos para os mashups posteriores. b) Criação da identidade do canal do YouTube: A partir da edição dos mashups, seremos capazes de criar uma identidade visual para o canal do YouTube, intitulado Miss Up, em que esses vídeos serão veiculados; identidade que irá envolver a criação de uma vinheta que dialogue com os temas que serão tratados, bem como o design que será adotado para o canal e para os vídeos. c) Criação do canal do YouTube: Após decidida a identidade visual, iremos criar um canal no YouTube, intitulado Miss Up. Pós-Produção: a) Legendagem: A fim de alcançar um público mais amplo, faremos a legendagem em português de todos os vídeos, de forma que portadores de deficiência auditiva também possam usufruir dos vídeos, assim como para não falantes de inglês, caso algum vídeo usado não for em português. b) Divulgação: A divulgação consiste inicialmente no upload dos vídeos produzidos no canal do YouTube. Para ajudar a circulação, é considerável a criação de fanpages em redes sociais, como Facebook e Instagram, além de algum vídeo ou post patrocinado para aumentar o alcance. c) Circulação: Livre acesso a partir do upload para o YouTube.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>