ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00447</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Spot Armazém do Campo: Apresentação da Unidade Rio de Janeiro</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bernardo Antônio Figueira Corrêa (Universidade Federal Fluminense); Pablo Nabarrete Bastos (Universidade Federal Fluminense)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">INTRODUÇÃO O Armazém do Campo, entreposto orgânico que é iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), foi cliente da AÊ!UFF (Agência de Publicidade Experimental UFF) durante o ano de 2018. Todos os discentes que cursam as disciplinas Planejamento de Campanha e Realização de Campanha atendem, planejam e realizam uma campanha real, organizados como agência de publicidade e propaganda. Conforme explicam os professores responsáveis pelas disciplinas supracitadas, Patrícia Saldanha e Pablo Nabarrete Bastos (2018), a metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvida na AÊ!UFF é a consubstanciação de pesquisas desenvolvidas no âmbito do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social), grupo de pesquisa ligado ao PPGMC  Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, que congrega alunos de pós e de graduação. O projeto pedagógico inclui as disciplinas que instrumentalizam seus estudan¬tes com as ferramentas que vigem no mercado, a exemplo dos dispositivos móveis, ao mesmo tempo em que complementa o currículo com projetos que, calcados em práticas dialógicas com a Sociedade Civil, trazem à tona as atividades que estimulam o pensa¬mento crítico relativo às práticas profissionais observadas nos meios de comunicação, no mercado publicitário e na vida ordinária (BASTOS; SALDANHA, 2018, pp. 4-5). Após conversa com Joaquin Piñero, da Direção Nacional do MST, no início da disciplina Planejamento de Campanha em 2018, foi definido que o objetivo mais estratégico para o Movimento naquele momento seria publicizar o lançamento da nova loja do Armazém do Campo, no bairro da Lapa, centro do Rio. A venda de produtos orgânicos, produzidos conforme os preceitos da agroecologia, que possibilitam a venda de alimentos saudáveis e a preço justo, do trabalhador do campo para o trabalhador da cidade, é princípio central do projeto de reforma agrária popular do MST (BASTOS, 2018). Esse processo dialógico, o protagonismo dos agentes da sociedade civil em todo o processo da comunicação publicitária desenvolvida na AÊ!UFF é uma das características centrais da publicidade social. Como eixo central, a Publicidade Social tem o intuito de incluir os membros da Sociedade Civil nas atividades e, portanto, está atenta para as possibilidades de projeção da prática comunicativa para uma escala mais ampla capaz de fazer interface com a Sociedade Civil, com enfoque nas questões que afetam o cotidiano do cidadão comum (BASTOS; SALDANHA, 2018, p. 14). Através da agência AÊ!UFF, os discentes puderam atender a esse cliente e buscaram, através de pesquisa do comportamento do consumidor, de análises do macro e microambiente de marketing e planejamento de campanha, as melhores formas para poder fazer este lançamento. O seu surgimento do Armazém do Campo possui conexão histórica com a 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada em São Paulo em 2015. Através dessa experiência, a ideia do Armazém do Campo tomou forma e hoje esta marca está situada geograficamente em três importantes capitais do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Durante o trabalho usamos de técnicas de análise PESTAL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal) e de Matriz PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para que chegássemos à  USP (Unique Selling Proposition) da campanha, a fim de objetivar qual é o melhor argumento de venda. OBJETIVO Buscamos alcançar através do planejamento realizado no primeiro semestre de 2018 uma campanha que fosse relevante social, político e economicamente para os seus consumidores. Atestar que a voz de um trabalhador rural alinhado ao trabalho familiar e à agroecologia é um personagem que também faz parte do cotidiano do citadino. Assim, através da peça descrita, encontramos na mídia radiofônica uma coerência da própria plataforma para reforçar esse contato íntimo que, por vezes, é deixado de lado em outros meios. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">MÉTODOS E TECNICAS UTILIZADOS Com o grupo de alunos reunidos em classe, tivemos ciência da necessidade de uma mídia de apoio para o lançamento que pudesse reforçar o caráter íntimo da linguagem que encontramos em nossa proposta. Por isso, buscamos através do rádio uma alternativa de elaborar uma estória em que o público-alvo pudesse se relacionar e conhecer de uma maneira mais afetiva o Armazém do Campo. O rádio é, talvez, o veículo de mass media mais íntimo do consumidor. É frequente entre os consumidores, o costume de ouvir uma mesma emissora de rádio durante todo o dia  o ritmo do dia é ditado por sua programação. (FIGUEIREDO, 2005, p.111). O spot comercial de trinta segundos foi definido como o tipo de peça publicitária necessária para informar aos ouvintes de que a novidade havia chegado à cidade. Durante o período de roteirização, tivemos a elaboração de muitos textos, sempre respeitando o conceito central. Ao passo que o brainstorming nos colocava em diferentes maneiras de se expor a luta, o trabalho no campo, a conscientização de produtos orgânicos chegamos à conclusão de usar aquele que era o roteiro mais empático. Há duas propostas em disputa: a produção de alimentos saudáveis como um bem comum e sem agrotóxicos das famílias camponesas para as famílias das cidades brasileiras, ou a produção agrícola com foco na mercadoria, com o uso intensivo de agrotóxicos, baseada principalmente na monocultura de cultivos como soja, cana, eucalipto e milho, além das pastagens para o gado, modelo que concentra cerca de 80% das terras brasileiras para a exportação de commodities ao mercado global. (BASTOS, 2018, p. 231) Com essa relação de oposição pudemos criar uma peça adequada e a levamos para a produção no estúdio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da UFF. Pela AÊ!UFF ser uma agência experimental, e, o orçamento dessa peça ser nulo, utilizamos intérpretes voluntários que estavam no campus. Ao passo de que ensaiávamos o roteiro, e, contávamos com a direção técnica de Marcelo Santos, funcionário do estúdio, pudemos notar como teríamos um material de qualidade para ser aplicado no programa de rádio do Brasil de Fato , transmitido de segunda à sexta, às 18h, na Rádio Bandeirantes (1360 AM) e na Rádio Web Brasil de Fato, durante seu intervalo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO Após desenvolvimento de alguns esboços que foram descartados, o spot de trinta segundos escolhido contém no seu corpo uma estória que poderia muito bem ter acontecido em qualquer grande capital brasileira: o contato com o trabalhador rural que vem à cidade vender e/ou distribuir os seus produtos está mais próximo do que se aparenta. Para isso é importante ressaltar como o clima e a mística desse lugar podem ser representados para trazer ao público-alvo a ambientação do que está sendo descrito. {[ARMAZÉM DO CAMPO - SPOT DE RÁDIO 30 0  5 : [Playback música de viola / Caminhão freando] Fala seu João, tudo bem aqui no Armazém do Campo? 5  12 : Agora que chegou esses produtos fresquinhos e sem agrotóxicos, com certeza seu Tonico! 12  20 : Vou te falar que é muito bom trazer produtos da nossa terra, fruto da reforma agrária e muito mais saudáveis que os desses supermercados aí. 20  25 : É verdade, que tal você entrar na loja e comer aquele bolo e tomar um cafezinho? 25  30 : Com certeza! [Vinheta de Assinatura] } Figura 3: versão final do roteiro Um dos grandes desafios da vida moderna é o de encontrar maneiras de tornar o mundo consciente sobre o som que o próprio mundo produz. Assim, é preciso desenhar nossas atmosferas sonoras e nossa comunicação auditiva com o mesmo cuidado e planejamento com que preparamos nossa comunicação visual. Ao projetar um ambiente sonoro, devemos perguntar de que forma o som pode trazer algum valor para o consumidor-alvo. (NASCIMENTO, 2013, p.15) O roteiro apresentado buscou apresentar de maneira sucinta nesses trinta segundos as características de cada personagem e sua relação com o Armazém do Campo. Por um lado Seu Tonico representa o trabalhador rural envolvido com a causa da reforma agrária e Seu João representa o trabalhador urbano que é o elo da luta nos grandes centros. A conversa simulada apresenta com leveza a atmosfera entre esses personagens que aparentam se conhecer há muito tempo, buscando evidenciar o quão próxima essa relação pode ser encontrada no Armazém do Campo, palco da inversão da lógica do agrobusiness. Também vemos aderido ao roteiro a centralidade da questão do diferencial positivo dos produtos orgânicos em relação à maioria dos supermercados. Outro aspecto fundamental é o do design da ambientação e da música. Com a ajuda de Marcelo Santos do estúdio de som do IACS, pudemos não somente contar a estória do Armazém do Campo pelas palavras, mas também, pela capacidade de projetar o ambiente em que queríamos levar o nosso público-alvo. Com o uso do freio do caminhão a estória contada pelos sons nos situa Seu Tonico acaba de chegar à loja. Com esse marco temporal sonoro visualizamos o resto da cena, com o som da viola ao fundo e o assovio dos pássaros é como se o campo, que luta pela reforma agrária socialmente justa tivesse chegado à cidade, materializando-se pela loja do Armazém do Campo. Por fim, a assinatura da marca reforça sobre qual lugar essa estória representa, e, com o slogan  Produtos da Terra , o ouvinte relacionará essa última frase à nossa Unique Selling Proposition (USP) inicial de serem produtos mais saudáveis e justos socialmente. Como bem afirma Carrazcosa: Implica dizer antes de tudo, que o slogan é um elemento pragmático de comunicação suasória, e resulta obviamente de um trabalho esmerado do emissor com a linguagem, objetivando obter a memorização da mensagem de forma mais rápida e profunda por parte do destinatário. Já se disse que nos menores frascos se encontram os melhores perfumes ou que as grandes coisas são na verdade o corolário de outras tantas, pequenas. E, como condensa e sintetiza informações, em geral imperativas ou afirmativas, o slogan é um aliado incontestável de toda e qualquer ideologia (CARRAZCOSA, 2003, p.22) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>