ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00459</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Em breve na sua casa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rayra Costabeber Schneider (Universidade Federal do Espírito Santo); Túlio Augusto Gonçalves Lima (Universidade Federal do Espírito Santo); Flávia Mayer dos Santos Souza (Universidade Federal do Espírito Santo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi desenvolvido a partir do Briefing do Prêmio Ecos Mostra e o tema abordava a adoção tardia e os diferentes modelos de família aptos à adoção. A peça foi desenvolvida na matéria de TEORIAS E PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS PARA MEIOS IMPRESSOS e orientada pela professora Flávia Mayer, no segundo período do curso de Publicidade e Propaganda, e executada por uma dupla de alunos. A Ecos Mostra é um evento que ocorre anualmente, realizado por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo, e tem como objetivo incentivar estudantes de ensino médio e ensino superior a criarem trabalhos sobre causas sociais. No Briefing de 2018, o tema era Adoção Tardia com visibilidade para os inúmeros modelos de famílias. O cliente fictício desse Briefing seria uma instituição ou ONG que teria como objetivo estimular a adoção de crianças e adolescentes, podendo a entidade ser fictícia ou real, conforme a escolha da dupla. Outro ponto destacado no Briefing era o público-alvo, pessoas com mais de 30 anos, renda fixa e que têm o desejo de adotar uma criança. Podendo ser qualquer tipo de pessoa (Viúvas, casadas, solteiras, em união estável, LGBTQ+). Além disso, o objetivo a ser alcançado seria conseguir dar visibilidade para crianças maiores de 5 anos que ainda estão na fila para serem adotadas, bem como promover tolerância aos novos modelos de família. No Brasil, o perfil de crianças a serem adotadas é incompatível com perfil procurado pelo futuro tutor, geralmente, composto por bebês ou com idade menor que 5 anos. O Briefing destaca dados de 2017 que mostram que há menos de 10 mil crianças esperando por um lar, enquanto a lista de pessoas querendo adotar chega a ser 4 vezes maior. Em contrapartida, com o reconhecimento dos novos modelos de família, muitos casais homoafetivos começaram a adotar crianças e adolescentes que não estão no perfil desejado pela maioria (Meninas, sem deficiência, até 5 anos, brancas ou pardas). Entretanto, ainda há crenças limitantes em relação ao perfil de adoção dessas crianças e adolescentes, quanto na aceitação de famílias não heteronormativas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir do Briefing da Ecos Mostra foi feito um brainstorm (DUALIBI, SIMONSEN, 2000) para que soluções fossem encontradas. Foram feitas pesquisas em busca de sites que abordassem o assunto da adoção, documentários e reportagens que relacionassem direta ou indiretamente o tema proposto pelo Briefing, houve também, um estudo de campanhas e publicidades antigas sobre o assunto, afim de entender como a causa está sendo abordada no meio. Além disso, conversar com pessoas que já passaram pela experiência, em ambos os lados, foi essencial para poder compreender todos motivos que levam o futuro tutor escolher adotar, decidir um certo perfil e o que poderia motivar tal escolha. O cliente escolhido foi um Projeto chamado Adoção Tardia, que produz conteúdos para internet mostrando crianças maiores de 5 anos que estão na fila de adoção e relatos de famílias que adotaram crianças com essas características. A partir do perfil do cliente, foi determinado que o tema seria abordado de uma maneira leve e lúdica, seguindo o padrão do projeto. Ficou decidido que a referência seria filmes infantis que tivessem um personagem que se encaixasse no tema proposto pela Ecos Mostra. Ao longo do brainstorm diversos sucessos do cinema foram abordados, mas, por fim, o filme que melhor se encaixou na proposta foi o  Meu Malvado Favorito (2010), que conta a história de três garotinhas que foram adotadas por um  vilão . A escolha desse filme não foi apenas por sua história se encaixar perfeitamente com o caso procurado, mas também por ter uma marca fortalecida no mercado e muito conhecida pelas crianças e adultos. Pensando em como abordar o assunto foi tido como base o livro  A evolução do texto publicitário , (CARRASCOZA, 1999) onde o autor define o conceito de intertextualidade, que consiste em persuadir o público utilizando elementos visuais e linguísticos que relacionam informações que se encontram no repertório cultural da sociedade com o texto de maneira que desperta o interesse do leitor e facilita a compreensão do sentido. Assim, com características simples do filme, já seria possível fazer uma intertextualidade de fácil compreensão. Em seguida, foi decido o local de veiculação desse cartaz, o cinema. Como se trata de um assunto que faz intertextualidade com o cinema, seria necessário que o mesmo veiculasse no local. Carrascoza (2003, p.100) afirma que  tudo que está contido no repertório linguístico da sociedade pode e deve servir como ponto de partida . Com essas informações, foi possível criar o cartaz para a causa social. Referências bibliográficas CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária  Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003. RABELO, Cláudio. Faixa preta em publicidade e propaganda  Conceitos, contextos e ferramentas em 63 lições. Vitória, 2018 JUSTIÇA EM QUESTÃO. Adoção tardia (434). 2017 ( 6m24s) Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QtPnaXNqQAQ&t=320s UOL TAB. [ADOÇÃO TARDIA] A história de Vitória, que ganhou uma família quando tinha 18 anos. 2017 (4m36) Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fEZleCa_SUA ADOÇÃO TARDIA. Adoção Tardia: Período de Adaptação. 2014 (13m33s) Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lG8xEY1sqlg </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a criação do cartaz foram necessárias pesquisas, recorrer a alguns métodos e técnicas já conhecidos no meio da Publicidade. A ideia principal era relacionar todo o contexto da franquia de filmes do  Meu malvado Favorito com o tema da adoção tardia e a concepção de novas famílias. Além disso, o cartaz foi criado para estar nos cinemas de todo o território brasileiro, exposto junto com os cartazes de filmes que ainda vão ser lançados, pois a intenção é fazer com que o leitor seja surpreendido pelo fato de que o cartaz não se trata de um novo longa da franquia, e sim uma causa social muito importante e que traz uma relação com os personagens dos filmes. O motivo de estar na área dos filmes que ainda serão lançados, remete ao fato de que a adoção ainda vai acontecer, por isso a frase muito usada e conhecida no mundo dos cinemas,  Em breve nos cinemas , é adaptada e inserida no cartaz: Em breve na sua casa. Os Longas já contêm uma identidade visual muito bem demarcada. Têm uma tipografia própria, utilizam uma hierarquia visual padrão em seus cartazes e usam muito o amarelo, laranja, branco e azul. Logo, como a intenção era criar uma peça que trouxesse a lembrança dos filmes ao público, toda a visualidade existente foi utilizada de inspiração e colocada no cartaz. Para a mensagem que era necessária passar, foi preciso de ter apoio do livro  A evolução do texto publicitário , (CARRASCOZA, 1999) pois o cartaz transmitiria uma mensagem muito séria e importante, mas ao mesmo tempo, precisava ser tratada de uma maneira leve e lúdica, assim como são os filmes infantis. O jogo de palavras com o título do filme, Meu malvado favorito, e a frase famosa, em breve nos cinemas, foram essenciais para trazer o  mundo do cinema para o assunto abordado. Essa intertextualidade fez com que fosse possível tratar do assunto de uma maneira sútil e que ainda assim abrangesse o tema necessário e criasse aproximação com público. O trabalho foi desenvolvido no software da Adobe, Illustrator. Foram desenhados, as três meninas que foram adotadas, de uma maneira como se fosse feito a mão por uma criança, com o intuito de aproximar o leitor de uma ação comum infantil. A cor amarela no fundo e a tipografia na cor laranja faz com que, ao observar o desenho e o cartaz, o observador consiga compreender rapidamente a intertextualidade presente. No título, onde ficaria o nome do filme no cartaz, vem a frase  Sua escolha favorita fazendo ligação com o nome da franquia  Meu malvado favorito . Em seguida está o desenho das meninas e logo abaixo há um texto falando sobre a experiência do personagem ao adotar as garotas e informando ao leitor que ele também pode ser feliz e ter sua vida mudada, assim como Gru, pois há milhares de crianças maiores de cinco anos, assim como as personagens, aguardando por um lar. Além disso, assim como as garotas, essas crianças não querem estar apenas com famílias tradicionais, elas querem pessoas que as amem. Logo, o cartaz finaliza com a frase  Se tem amor, é família! Adote. e a frase que assina o cartaz é  Em breve na sua casa . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>