INSCRIÇÃO: 00479
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT01
 
TÍTULO: Confessionário
 
AUTORES: Renan Jonatas Baldi (Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Cliente: Renan Jônatas Baldi, o autor do projeto. O trabalho foi realizado para a disciplina de Projeto de Fotografia no curso de Midialogia da Unicamp. O objeto de estudo de "Confessionário" são as pessoas próximas do convívio do autor, sobretudo amigos próximos e familiares. O trabalho busca partir da intimidade para transformar essas pessoas em objetos de atenção para a produção do trabalho. O ambiente onde isso ocorre é necessariamente o ambiente doméstico, e o lugar das pessoas entrevistadas é o lugar do conforto. A partir disso, criou-se uma situação de diálogo, não neutra, mas mediada pela presença do registro, e pela mediação do autor para buscar chegar em assuntos específicos, nunca antes tocados em conversas cotidianas. Para isso, a garantia do anonimato foi importante. Os temas abordados nas conversas se tocam em diversos momentos, e dialogam entre si. Temas como felicidade, espiritualidade e relações familiares aparecem em complemento ou contradição em diferentes entrevistas. As imagens resultantes parecem simples, mas apresentam suas potencialidades em diálogo com os textos das entrevistas. As imagens não são mero registro ilustrativo do momento da entrevista mas fazem parte da construção da obra, tanto na materialidade do livro enquanto peça de produção gráfica, quanto na construção do significado do trabalho enquanto personificação das entrevistas, que somadas ao anonimato criam um jogo de revela/esconde típicos do próprio relacionamento humano.
 
INTRODUÇÃO
Pela busca por um ambiente doméstico para a realização de uma obra que traz a intimidade da relação entre o autor e os personagens, a escolha por conhecidos, embora pareça um tanto fechada a possibilidades, foi importante para a construção do trabalho da maneira que foi concebido. Ao pensar no tipo de imagem que funcionaria para alcançar os resultados necessários, assim como buscando maneiras de conceber as entrevistas, buscou-se outras obras parecidas. Das obras que serviram de inspiração para o conceito do trabalho, a primeira é Humans of New York, projeto iniciado em 2010 por Brandon Stanton. Apesar de ser uma fotografia de rua que tem desconhecidos como objeto de interesse, diferente desse trabalho, a utilização da imagem em diálogo com o texto forma uma síntese do momento da entrevista, ajudaram a trazer características que inspiraram essa obra. Antes da realização das entrevistas, foi estabelecida uma relação formal e autorizada do registro e divulgação tanto das imagens quanto das falas. Não foi estabelecido um roteiro fechado de perguntas e assuntos tocados durante as conversas. Pela construção da relação entre o autor e os personagens, cada entrevista foi personalizada para tocar em questões que faziam sentido ao entrevistado. Apenas depois de realizadas as entrevistas, foi realizado o trabalho de curadoria, buscando relações entre os temas abordados nas conversas. Foi uma grata surpresa descobrir que o método utilizado foi capaz de alcançar temas gerais em comum, o que eleva o trabalho a um lugar de identificação. Para as fotografias, os personagens não foram considerados apenas como objetos, mas também construtores da imagem. As escolhas de enquadramento e abordagem das pessoas couberam ao realizador, mas as escolhas de caracterização e posicionamento perante à câmera e ao fotógrafo couberam aos próprios entrevistados. Além disso, a escoha do cenário doméstico da pessoa fotografada tem um efeito tanto no estado de conforto, que facilita a abertura para a intimidade, assim como um efeito de representação de uma extensão do próprio entrevistado. O lar comunica a respeito da pessoa, mesmo quando aparece apenas como ambientação.
 
OBJETIVO
Inicialmente, foram definidas quantas e quais pessoas seriam abordadas no trabalho, resultando em 13 nomes, entre amigos de infância, da faculdade e familiares próximos. As entrevistas foram realizadas individualmente no decorrer de 3 meses (de setembro a novembro de 2018). Combinada uma data, o autor se deslocava até a residência do entrevistado e iniciava uma conversa. Ainda que previamente acordado, explicava-se detalhadamente o processo, tirando dúvidas e certificando-se do consentimento. Essa conversa inicial funcionou como um convite ao diálogo, ao mesmo tempo que formalizava e distanciava da relação pré-estabelecida, o que foi importante para aprofundar a conversa e ajudar o mediador a manter o foco nos assuntos da entrevista. ਀䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 椀渀琀攀最爀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 甀搀椀漀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 琀爀愀渀猀挀爀椀琀愀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀Ⰰ 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀 愀 猀攀猀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 一攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 氀椀最愀瘀愀 愀 挀洀攀爀愀 ⠀䌀愀渀漀渀 䔀漀猀 刀攀戀攀氀 吀㔀椀⤀ 攀 搀攀椀砀愀瘀愀 漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀 氀椀瘀爀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀⸀ 䤀猀猀漀 戀甀猀挀愀瘀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀 攀猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 椀渀攀瘀椀琀瘀攀氀 愀 愀氀琀攀爀愀漀 焀甀攀 愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 猀攀洀椀ⴀ瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 挀愀甀猀愀 渀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀漀洀猀琀椀挀漀⸀ 䤀猀猀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀搀漀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀愀 挀漀渀昀椀愀渀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 攀 渀漀 甀猀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 昀攀椀琀漀 搀攀猀猀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀  A transcrição dos áudios foi feita já observando possíveis relações temáticas entre as falas das diferentes pessoas. Paralelamente a esse processo, as imagens foram escolhidas e pós-produzidas. Finalizados esses dois processos, foram escolhidas trechos-chave das entrevistas e agrupados por temas em comum.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀 䄀㐀Ⰰ 椀渀琀攀爀挀愀氀愀渀搀漀 瀀最椀渀愀猀 搀攀 昀漀琀漀猀 攀 搀攀 琀攀砀琀漀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 漀爀搀攀洀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀 昀爀愀猀攀猀 昀漀爀愀洀 攀洀戀愀爀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 愀最爀甀瀀愀搀愀猀 瀀漀爀 琀攀洀愀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 渀漀瘀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀漀 搀椀猀瀀漀爀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀 氀愀搀漀 愀 氀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀