ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00484</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;MilkShake</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Giovanna Caldeira Tedeschi (Universidade Federal de Uberlândia); Eloisa Aparecida Rocha da Silva (Universidade Federal de Uberlândia); Mariana Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia); Guilherme Guedes Dezopa (Universidade Federal de Uberlândia); Vinícius Durval Dorne (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa Milk-shake foi criado na disciplina de Radiojornalismo I do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. A ideia era falar de entretenimento, que por definição é tudo aquilo que distrai e diverte mas, por meio das produções, fazer com que os ouvintes captassem impressões e informações interessantes. O objetivo do trabalho foi trabalhar com assuntos descontraídos, proporcionando a diversão e o relaxamento nos ouvintes, até assuntos cotidianos que se aplicam à vida das pessoas, usando o tema como uma contextualização. O nome do programa remete à mistura de opiniões e personalidades que o compõe e também aos estilos diversificados nele abordados. Além disso, é uma sobremesa que remete a momento divertidos, amizade e descontração, que são características que norteiam a linha editorial do Milk-shake. Como Marshall McLuhan já dizia na década de 1960: "o meio é a mensagem". Ou seja, devido às diferentes características que cada meio apresenta, a mensagem transmitida por eles também será compreendida de formas diferentes de acordo com cada um. O cinema, a TV, a música, o teatro, a literatura, a pintura e os videogames são, cada um a seu modo, uma forma de entretenimento, mas também mídias com variadas características, transmitindo uma mensagem. Através de todos os produtos em que ele pode ser apresentado, o entretenimento tem muito o que nos oferecer. Com ele é possível aprender, amadurecer, pensar, se expressar ou apenas esquecer de nossos problemas por um momento. Por tudo isso ele é um tema abrangente, interessante e curioso. Um tema que criou indústrias bilionárias por todo o mundo e que está no centro do pensamento e da vida de milhares de pessoas. O objetivo deste episódio em específico era falar sobre os Beatles, fazendo discussões e falando um pouco sobre a história da banda. O gancho foi o aniversário de 50 anos do "The White Album", lançamento de muito sucesso que foi lançado em 1968 e inclui músicas como "Ob-La-Di, Ob-La-Da", "Blackbird"e "Back in the U.S.S.R.". No quadro "Toca aí, Udão" entrevistamos um jornalista e um músico para falar sobre a trajetória dos Beatles, no "UaiPod" mostramos covers famosos de músicas da banda, no "Mexerico" resenhamos o "The White Album", no "Se liga" falamos sobre novidades relacionadas ao grupo inglês e na "Pílula' trouxemos curiosidades sobre a banda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O universo do rádio é amplo e tem um grande potencial na captação de ouvintes de diferentes classes da sociedade, idades, raças etc. Sendo assim, escolhemos como público alvo jovens com idade entre 15 e 29 anos, incluídos principalmente no meio universitário. A construção da linha editorial e da programação do "Milk-shake" está de acordo com os gostos, preferências e particularidades desse público, fazendo com que os próprios ouvintes saibam o que esperar da programação e sintam-se identificados. Duração: 30 minutos. ESTRUTURA Editorias: O programa conta com seis editorias: o "Se Liga", uma agenda mensal, escolhida com o objetivo de atualizar os ouvintes dos acontecimentos mais importantes daquele mês de maneira rápida, segundo o tema proposto; o "Mexerico", que tem como objetivo promover a reflexão sobre um produto cultural, fazendo com que o ouvinte o relacione com questões externas; o "Pílulas", que tem o propósito de promover algum conhecimento rápido ou de satisfazer alguma curiosidade do ouvinte por meio de pequenas falas do locutor dispostas entre os quadros do programa, como um tipo de "você sabia?"; a "UaiPod", que conta com canções de acordo com o tema do programa; e a "Toca aí, Udão" que divulga artistas locais pouco conhecidos e estimula a exploração da cena musical local. PROJETO ACÚSTICO Vinheta de Abertura: como o nome do programa remete a uma questão de mistura de opiniões e personalidades, decidimos, no projeto sonoplastico, contemplar vários estilos musicais. Logo na abertura, optamos pela música "Shake, shake, shake" de KC The Sunshine Band, pois ela dá sonoridade ao nome do nosso programa, Milk-Shake. Vinheta de Encerramento: nossa despedida não tem ponto final, é para cima, numa batida de continuidade. A intenção é dizer que nada acabou, que a mistura cultural vai continuar na próxima edição, nenhum contato será interrompido. Vinhetas de passagem: Ela vem de forma leve e descontraída em momentos marcantes do programa, para reforçar o alinhamento entre os ouvintes e o que está rolando no Milk-Shake. As vinhetas de passagem reutilizam uma pequena parte da música inicial de abertura do programa, enquanto locutores repetem o seu nome (Milk-Shake!), para relembrar o ouvinte. "Se liga!": Esta vinheta consiste em um remix de funk da música do plantão da Globo, enquanto uma voz feminina pronuncia "Se liga!", dando a ideia de uma chamada noticiosa, porém descontraída. "Pílula": Para a Pílula, escolhemos uma música de fundo mais tranquila no estilo R&B e Hip Hop, com um efeito sonoro de uma pílula sendo colocada em um copo d'água no fim, e fizemos duas chamadas: "Pílula, Curiosidades sobre o Cinema" e "Pílula, Curiosidades sobre a Música". "Mexerico": Já para o Mexerico, escolhemos o estilo musical do baião, com o início da música de Luiz Gonzaga "Cheiro de Carolina", para dar a ideia de movimento. "Toca aí Udão": No Toca aí Udão, para variar ainda mais a gama de estilos musicais do Milk-Shake, escolhemos o rock "Back in Black" do AC/DC. "UaiPod": Por último, no UaiPod, para dar a ideia de aparelho tecnológico/celular, escolhemos um remix de música eletrônica de um toque de iPhone, seguido de um efeito sonoro "Ding!". Trilhas: Trilha da apresentação dos locutores - Solteiro até morrer (instrumental). MC Kekel Trilha da Escalada  Base de funk</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente montamos um projeto para o programa e o apresentamos ao professor da disciplina, que solicitou algumas alterações, realizadas pela turma. Depois o grupo se dividiu entre as funções necessárias. RECURSOS HUMANOS Cada um dos integrantes do grupo exerceu uma função por edição do programa, com exceção do redator/locutor que serão exercidas pela mesma pessoa. As funções a serem exercidas foram de: redator/locutor, produtor, editor de áudio e editor-chefe, sendo rotativas A produção do programa contou com dois editores chefes em cada edição, garantindo que estivesse tudo certo para evitar evitando erros ou furos na hora da gravação. Os produtores foram o cérebro do programa, responsáveis por pensar em assuntos que interessem os ouvintes e trazer entrevistados qualificados. Também foram responsáveis por preparar a pauta para os redatores. Os redatores foram responsáveis pelo texto do programa, claro e de fácil entendimento. Os locutores conduziram o programa, apresentando-o conforme determinação do editor ou da produção. Houve também uma equipe de edição dedicada somente a edição de áudio, formada pelos alunos com maior afinidade e habilidade frente aos programas. GRAVAÇÕES Considerando as funções de cada aluno, os quadros foram gravados de acordo com a disponibilidade do estúdio, das fontes e dos locutores. A edição do material era feita de acordo com a disponibilidade da equipe de edição. A apresentação do programa foi gravada nos dias de aula, com a presença de todos os membros do grupo, do professor e do técnico do estúdio, que fazia a edição dessa parte, exclusivamente. Depois disso, o programa era postado no site http://radioinufu.online. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>