ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00502</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mariposas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel Augusto Barbosa Lage (Universidade Federal de Ouro Preto); Matheus Augusto dos Reis Rodrigues (Universidade Federal de Ouro Preto); Dayara Morais Faria (Universidade Federal de Ouro Preto); Sheilla Kelly de Sousa Teixeira (Universidade Federal de Ouro Preto); Felipe Viero Kolinski Machado (Universidade Federal de Ouro Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi desenvolvido por quatro estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto para a disciplina de Radiojornalismo, ministrada pelo professor doutor Felipe Viero Kolinski Machado durante o segundo semestre letivo do ano de 2018. O objetivo do trabalho foi a elaboração de uma peça radiofônica semi-fictícia baseada em um diário encontrado em uma das ruas da cidade de Belo Horizonte. Nele estavam narrados acontecimentos da vida de um jovem espanhol que há doze anos morava com sua família no Brasil. Questões como dificuldades financeiras, descoberta da sua sexualidade, insegurança sobre o próprio corpo, expectativas futuras, vontade de mudanças, estavam relatadas no diário que se estende de 1964 a 1967. Nas anotações também estavam descritas as paixões do jovem: troca de cartas com pessoas de dentro e fora do país, a coleção de cartões postais que recebia como correspondência, e leitura, a escrita, as poesias, o desenho, o cinema e a música. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos de uma leitura aprofundada e crítica do diário, seguida por conversas sobre os pontos que mais chamavam a atenção ou que pareciam ser cruciais para a vida do jovem dentro do contexto narrado. Foi definido, a partir daí, a divisão da história em três partes ou capítulos que, apesar de conduzirem juntos à um desfecho único, traziam individualmente e de modo mais acentuado, algumas das questões vividas pelo protagonista de nossa história: 1. A expectativas financeiras e a compra de um bar; 2. A inseguranças quanto ao corpo e à sexualidade; 3. Um desfecho, ou possível desfecho, para uma de suas paixões: Fernandinho. Com o intuito de melhor compreender a atmosfera vivida pelo autor do diário, foi preciso também realizar pesquisas relacionadas às músicas, poesias, livros e filmes por ele citados. Foram ainda pesquisadas as cidades referidas nas cartas e cartões postais que ele recebia, a fim de compreender a quais países estes pertenciam e, deste modo, perceber a extensão da rede de correspondência do jovem. Esta pesquisa também auxiliou na construção da identidade do próprio autor, visto que muitas das correspondências e cartões postais se referiam à região da Catalunha, na Espanha, local de origem do jovem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção possui três episódios com duração de 4:36, 4:39 e 4:20, totalizando 13 minutos e 36 segundos de peça. Apesar de ter sido baseado nas histórias contadas no diário e trazer, em grande parte, trechos tais quais foram descritos pelo próprio autor, tomamos a liberdade de acrescentar detalhes para  amarrar as partes que foram coletadas ao longo de todo o diário e também de criar um possível final, ou semifinal para a história. Deste modo, a obra, como já dito, é semi-fictícia. É importante ressaltar que além de trocar a ordem de alguns acontecimentos e inserir outros, também substituímos a grande maioria dos nomes trazidos originalmente no diário a fim de preservar, de algum modo, as pessoas nele expostas. Quanto ao BG empregado em cada episódio, foram escolhidas músicas de piano instrumental em homenagem às aulas de piano sempre mencionadas no cotidiano do rapaz. Além disso, a trilha tornou o produto leve e auxiliou para o protagonismo da narrativa . O objetivo principal é que os ouvintes sejam presos, sobretudo, pela história contada. A narrativa em primeira pessoa, feita por um dos alunos que integram o grupo, parte desse mesmo desejo de imersão nos relatos do autor. Esta imersão também acontece com o auxílio do silêncio, que serve como uma ferramenta de reflexão e distanciamento, conforme dito por Cida Golin (2010). Dados resultantes da pesquisa Edison Research/Triton Digital sobre o perfil dos ouvintes de podcasts também se aplicam na produção em questão por se assemelhar na relação do ouvinte com a crescente demanda por uma escuta atenta. É importante destacar que os poucos efeitos sonoros utilizados: o som das folhas de papel, do lápis e do caderno fechando, foram captados pelos próprios estudantes dentro do estúdio de gravação da universidade, e que o som do papel vem das folhas do diário original. Este modo de produção foi adotado com o intuito de alcançar sons mais verossímeis que auxiliassem na construção da imagem sonora por parte dos ouvintes, além de atribuir ao produto uma identidade leve e intimista. Pois, como afirma Balsebre (2005), é preciso integrar o aspecto semântico e o aspecto da mensagem, na qual o nível estético se trata da composição da mensagem e da sua fundamentação da relação variável e afetiva que o ouvinte mantém com esses elementos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>