ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00515</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Seja você a nossa nova estrela - J's Fine Burger</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Isabela Maria Castro Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Edilberto Américo Prado Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Douglas Magno Alves dos Santos (Centro Universitário Newton Paiva); Igor Torres Menezes (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Júnior (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O paper a seguir apresenta o trabalho de Fotografia Publicitária, feito pelos alunos de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva, no ano de 2018, tendo Direção de Arte como disciplina principal e contando com o apoio de outras disciplinas para a execução de uma campanha promocional, tendo o professor Lamounier Lucas como orientador. O projeto exigia que os alunos escolhessem uma hamburgueria que encaixasse no quesito "hamburgueria artesanal" para a aplicação de conceitos aprendidos em sala de aula. O nosso escolhido foi o cliente real J's Fine Burger, que surgiu em 2013 para mudar o conceito de hamburgueria artesanal em Belo Horizonte, com um approach autoral e um ambiente informal. A especialidade da casa é criar hambúrgueres únicos de forma artesanal a partir de carnes nobres e com opções vegetarianas e veganas. Apontam na sua história que sua paixão é produzir as melhores combinações de sabores, para todos os paladares e no cardápio, além dos hambúrgueres exclusivos, há porções, coquetéis, cervejas artesanais e sobremesas, se diferenciando sobre os concorrentes diretos. A J's Fine preza também a criação de vários tipos de hambúrgueres, um amplo cardápio de bebidas e opções veganas para abranger o seu público e possibilitar um maior mailing de clientes e prospects. Como proposta, deveríamos desenvolver uma campanha com o intuito de premiar clientes com uma ação promocional. A promoção seria um concurso, chamado "Seja você a nossa nova estrela", válido para todos os clientes frequentadores da hamburgueria das duas unidades e que teriam interesse em entrar na disputa para a personalização de um novo hambúrguer, onde os hambúrgueres mais criativos seriam divulgados nas redes sociais da hamburgueria para votação popular. A criação campeã entraria no menu oficial da J's Fine, além de outros prêmios que os três primeiros lugares receberiam. Criando os objetivos de comunicação da promoção, notamos que o J's Fine possuía duas necessidades, a primeira é que eles precisavam desenvolver um padrão na comunicação e de promoção. Entretanto, ele buscava estabelecer em breve uma presença mais representativa no meio digital como forma de atrair mais consumidores, o que nos fez pensar em uma campanha voltada para as redes sociais e site do restaurante; a segunda é que o J's Fine ainda não possuía promoções credenciadas no padrão empresarial, necessitando se estabelecer de forma a melhorar o papel que ela desenvolve perante os concorrentes. A campanha foi validada por meio de um briefing, pesquisa qualitativa e quantitativa e pesquisa de concorrência, dando o aval para o início da promoção que seria um sucesso. Para a divulgação da promoção, montamos uma série de hambúrgueres, cada um representando um perfil de cliente diferente, que seriam expostos nas redes sociais do J's Fine e em abrigos de ônibus localizados em regiões próximas aos PDV's. O objetivo era aplicar os conceitos da aula para criar o passo a passo de todas as mídias, desde a montagem do hambúrguer para fotografia, até a criação da peça. Em sala, tivemos uma aula demonstrativa com truques para a montagem de uma fotografia de alimento, que foi aplicada detalhe por detalhe em nosso produto, dando um ótimo resultado final. Segundo Pércia Helena Sabbag, na dissertação Fotografia gastronômica: Um convite a "comer com os olhos", São Paulo 2014, "Levando em conta o fato de que o primeiro contato que se tem com o alimento depois de preparado é por meio do olfato e, em seguida, pela visão, é possível crer que o dito popular "comer com os olhos" expressa o quanto a imagem do alimento é capaz de influenciar positiva ou negativamente, ou, de certa maneira, manipular o ato de sua degustação", e foi exatamente isto que o grupo quis causar com as imagens.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Antes de tudo, fizemos uma coleta de briefing realizada na hamburgueria J s Fine, para guiar o projeto. Estudamos o mercado de hambúrgueres no Brasil e de acordo com a pesquisa feita pelo Exame, escrito por Dino, em 14 de Agosto de 2018, na matéria  Hambúrgueres artesanais estão em alta no mercado de gastronomia , percebemos como ele vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Não só com novas franquias e lojas, mas também com a criação de diversos tipos de hambúrgueres do mais alto índice de criatividade e originalidade. Em um mercado tão concorrido, são exatamente essas as formas de se destacar e deixar de ser obsoleto. Esse ramo de negócio se estabelece com uma proposta mais manual e artesanal, fugindo do padrão feito por grandes empresas. A ideia, além de trazer requinte, é estabelecer uma personalidade cada vez mais próxima ao consumidor e elevar os valores intangíveis e de percepção para o público que irá consumir esse produto. As hamburguerias gourmet já se estabelecem em diversos shoppings e bairros nobres, além de possuir diversas franquias pelo alto índice de procura do público, fomentando o mercado e elevando o número de concorrência mercadológica, atenuando a preocupação dos empresários em elevar a qualidade e se sobressair nesse novo segmento que já se vê extremamente concorrido. Fizemos também uma pesquisa de concorrentes e analisamos alguns pontos, como o preço em relação ao seu concorrente direto, onde percebemos que o valor praticado pela hamburgueria é competitivo e de acordo com o mercado. Também notamos a preocupação do J s com ampla variedade de produtos, tendo opções alternativas para quem não come carne. Em seguida, fizemos uma análise do público da marca, assim percebendo que a empresa possui como alvo as pessoas que procuram um hambúrguer de qualidade e que fogem do padrão industrializado, massificado pelo mercado da alimentação, além de oferecer diversas opções -inclusive veganas- atribuindo valor e distinção dos concorrentes, com foco no público jovem e naqueles que procuram um ambiente e uma alimentação mais requintada e agradável. Analisando as campanhas de comunicação e promoção de vendas, notamos que a empresa não desempenha uma representatividade digital e de promoção de vendas, precisando se adequar a uma amplitude de rede maior para possuir uma representatividade mais adequada com os padrões do mercado e dos concorrentes. Além disso, eles não possuem um meio de divulgação de produtos, não possuem cadastro em aplicativos e não possuem engajamento na fanpage do Facebook. Pensando nisso, resolvemos voltar a nossa campanha para o ambiente digital, assim trazendo tráfego para as redes do J s. Além de todas essas pesquisas, para a validação da ideia da campanha promocional, fizemos mais dois tipos de pesquisa, uma quantitativa e uma qualitativa. Realizamos um grupo focal com pessoas que frequentam variadas redes de hamburgueria em Belo Horizonte e região, mas que também já foram até a hamburgueria selecionada para este projeto, o J`s Fine Burger. Buscamos entender, por meio destes consumidores, as características valorizadas e desvalorizadas de estabelecimentos como estes e como uma hamburgueria específica pode agradar seu público segmentado sem abrir mão de suas características próprias, adaptando-se a seus clientes da melhor forma, sem se desvincular de seu propósito. É interessante entender também como o J`s Fine é classificado e como poderemos desenvolver uma campanha especifica para o público deles, buscando sempre entender como agradar seu público e conseguir lucro para a empresa ao mesmo tempo. Concluímos então que a precificação, na maioria dos casos, não é um empecilho e que a experiência agradável dentro do estabelecimento e a qualidade do produto, às vezes, criada de forma personalizada, é o grande diferencial. Os clientes comparecem não apenas pelo interesse em comer, mas para desfrutar de uma noite agradável e divertida, ouvindo músicas de seu gosto e com atendimento personalizado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção das imagens foi realizada no dia 30/06/2018. Todas as fotos foram tiradas na casa de um dos alunos do grupo, em cima de uma mesa branca e com um fundo branco, para que nada chamasse mais a atenção que o elemento principal e para facilitar os recortes posteriormente. A presença de todos os membros do grupo foi crucial para a execução do projeto. Com o apoio de um fogão, um dos integrantes ia preparando os ingredientes, enquanto outro montava o hambúrguer e os outros preparavam o cenário. Tudo precisava ser feito com muita rapidez, por se tratar de alimentos. Como o tema da campanha era  Seja você a nossa nova estrela e a proposta seria que qualquer pessoa poderia montar um hambúrguer para ser a nossa estrela, optamos por fazer 4 hambúrgueres diferentes, como se fossem perfis diferentes de pessoas. Um seria feito com bastante bacon e dois andares de carne com cheddar e barbecue, o outro seria também com dois andares de carne, rodelas de onions ring, cheddar e batatas fritas encaixadas como se fossem espetos, o outro seria mais saudável, para quem gosta de hambúrguer com salada e tem um pouco menos de apetite e o último seria uma opção doce, com banana, caramelo e chocolate. Para que os ingredientes ficassem mais suculentos, eles foram deixados mais crus e na hora da montagem do hambúrguer, passamos óleo na carne, alface, tomate e batata, para manter o brilho do alimento. A aplicação dos molhos foi feita com seringas em pontos específicos. Tentamos ao máximo valorizar o volume do alimento, deixando o hambúrguer maior, utilizando palitos de dente e papelão. Todos os ingredientes foram  empurrados para a parte da frente do hambúrguer, que seria a parte fotografada, para deixar os ingredientes em evidência, enquanto o fundo ficou vazio. A luz foi fundamental na execução das fotos. A câmera foi posicionada a 45º do hambúrguer para conseguir boas áreas de luz e sombra, deixando o alimento mais interessante. Utilizamos uma Canon T5i, que auxilia bastante na produção de excelentes imagens, com boa resolução e nitidez. As lentes utilizadas foram a Canon 50mm F/1.4 e uma Canon 18-55mm. Para auxiliar na luz, contamos com o apoio de dois leds. Quanto à edição, utilizamos o Adobe Photoshop CC 2017. Tentamos deixar ao máximo a foto com um aspecto suculento, aumentando a saturação, mas sem exagerar para que os alimentos não ficassem com cores diferentes do real. Recortamos o hambúrguer do fundo original e colamos no layout já criado para cada peça que seria executada. Removemos algumas imperfeições e ajeitamos brilho/contraste e equilíbrio de cores. Em todas as peças o hambúrguer foi o foco, por isso construímos padrões e linhas que guiassem o olhar para o ponto principal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>