ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00520</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Nada pela metade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mariana de Souza Santana (Universidade Federal do Espírito Santo); Ana Flávia de Almeida Lopes Filgueira (Universidade Federal do Espírito Santo); Flávia Mayer dos Santos Souza (Universidade Federal do Espírito Santo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2018, em junho, durante a disciplina de Produção Gráfica, ministrada no segundo período do curso de Publicidade e Propaganda. Nela foi elaborada a estratégia para mídia digital "Nada Pela Metade , acompanhada de uma hashtag nas redes sociais, para o cliente Hemoes (Hemocentro do Estado do Espírito Santo). A proposta teve como ponto de partida o briefing que trazia o objetivo do Hemoes atingir o público em geral, fazendo com que a atenção se volte para ele e seja transmitida a mensagem de conscientização. Esta mensagem retrata um tema de enorme sensibilidade visto que, na medida em que se alcança ainda mais doadores regulares, também se alcança uma maior construção do ser humano, pois a doação de sangue é uma causa social, que exige rigor, e afeta diretamente a vida dos indivíduos. A causa requer um esforço constante pois, segundo Machado (2015), o estoque de sangue em algumas épocas do ano é escasso e a necessidade é frequente. O briefing, então, tem como enfoque principal trazer ainda mais doadores para a instituição, a fim de que sua rede se amplie havendo menos carência no estoque. Além do forte caráter social da estratégia, enfatiza-se a comunicação também com este caráter, pois ela  [...] implica sempre um  outro ou  outros : depende da interação entre as pessoas e entre os grupos sociais (HOFF; GABRIELLI, 2004, p. 4). Esta é a interação buscada nas peças, visto que encontram-se em ambiente digital, dando espaço de fala a outros indivíduos e capacidade de repercussão, buscando comover e surpreender de maneira impactante. A proposta elaborada contém quatro peças e se volta para o ambiente digital, englobando as plataformas Facebook e Instagram. Nestas, as imagens e frases fazem o uso de analogias da vida diária, sendo as frases projetadas em seu contexto informal, na qual o visual e o verbal reforçam a mensagem. As peças criadas são em formato teaser que, segundo Figueiredo (2005), é utilizado com a função de aguçar a curiosidade do espectador e prender sua atenção, como acontece nas três primeiras peças da campanha, não sendo estas esclarecedoras, porém, ao fim, buscam se complementar e revelar a surpresa pretendida. É com a última e quarta peça que ocorre o momento da reversão de expectativa, na qual a mensagem é finalmente compreendida, construindo seu sentido completo e inesperado, por meio de uma frase de impacto, com apelo emocional e convidativo. Referências Bibliográficas: BARRETO, Roberto M. Criatividade em Propaganda. 14. ed. São Paulo: Summus, 2004. Doação de sangue. SESA. Disponível em: <https://saude.es.gov.br/autorizacao_doadores>. Acesso em: 25 maio 2018. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. 4. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1990. FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: Sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. HOFF, Tânia e GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. LUPTON, Ellen e PHILLIPS, Jennifer C. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. MACHADO, Glenda. Hemoes: doação de sangue cai pela metade nesta época do ano. Folhaonline.es, 2015. Disponível em: <https://www.folhaonline.es/hemoes-doacao-de-sangue-cai-pela-metade-nesta-epoca-do-ano/>. Acesso em: 25 maio 2018. MALINI, Fabio e ANTOUN, Henrique. @internet e #rua: Ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013. RABELO, Claudio. Faixa preta em Publicidade e Propaganda. Vitória: GSA, 2018. SERPEJANTE, Carolina. Doação de sangue: requisitos, quem pode doar e as vantagens. Minha vida. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18656-doacao-de-sangue>. Acesso em: 25 maio 2018. (Como não havia indicação de campo específico para referência, optou-se por colocar no item em que havia possibilidade de caracteres)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira fase para a realização do trabalho se construiu através de pesquisas online, pois a professora responsável pela disciplina listou pontos a serem avaliados previamente antes da elaboração da proposta, como: os requisitos para a doação de sangue, situação do estoque das bolsas, locais para efetuar a doação, peças e campanhas já realizadas sobre o tema e outros aspectos relevantes que pudessem ser encontrados pela turma durante a busca. A busca nos sites SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e Minha Vida resultaram em diversas informações a respeito dos itens anteriormente citados (DOAÇÃO DE SANGUE, acesso em 25 maio 2018; SERPEJANTE, acesso em 25 maio 2018). Os requisitos encontrados para se tornar um doador são: estar em boas condições de saúde; ter entre dezesseis e sessenta e nove anos, sendo que menores de dezoito devem estar acompanhados dos responsáveis ou com o formulário de autorização preenchido, os que possuem idade superior a sessenta anos, devem ter doado sangue ao menos uma vez antes disso; ter peso mínimo de cinquenta quilos; ter realizado uma boa alimentação e esperar no mínimo duas horas para efetuar a doação; no caso de grávidas, esperar noventa dias após o parto normal e cento e oitenta após cesariana; não ter ingerido bebida alcoólica doze horas antes; não ter tatuagem recente, sendo necessário esperar doze meses após a realização desta; após o processo endoscópico, deve-se aguardar seis meses; e existe o impedimento em relação a situações nas quais se alega maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, sendo necessário esperar doze meses para doar. O aspecto que possui extrema importância é o da situação das bolsas de sangue, pois existem determinados períodos do ano em que se eleva a necessidade por doadores, e a estratégia, além de conscientizar o espectador a respeito da doação, tende a convidá-lo a se tornar um doador regular desta instituição evitando uma baixa nos estoques. Segundo Machado (2015), os períodos que possuem maior demanda são os de férias, verão e datas festivas, como o Carnaval, devido ao aumento de acidentes no trânsito e ausência de doadores nesta época do ano, por isso, é de suma relevância a veiculação de campanhas acerca do tema ao longo do ano. Os locais onde deve-se efetuar a doação de sangue no Estado do Espírito Santo são: Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), Unidade de Coleta à Distância da Serra, Hemocentro de Linhares, Hemocentro Regional de Colatina e Hemocentro Regional de São Mateus. Outro tópico analisado foram as peças publicitárias já produzidas acerca do tema. Pesquisa realizada nas imagens do Google revelou uma homogeneidade nas campanhas, pois grande parcela usava um vocabulário formal, com objetividade, no qual logo convidava o público a se tornar um doador, e visualmente obtinha o predomínio da cor vermelha, usando também de objetos vinculados ao tema, como bolsas de sangue, braços com agulhas e o próprio sangue. Diante de todas as informações coletadas, a dupla optou por uma campanha com uma perspectiva diferente, sendo esta em duas plataformas de mídias digitais com postagens ao longo de quatro dias, pois a escolha do formato trabalha com a criação de expectativa e reversão da mesma. Estas plataformas aproximariam o Hemoes de um público amplo e possibilitariam a mediação do alcance, pois  [...] o valor é cada vez mais calculado através da abrangência atingida por replicações, replies, menções, comentários, curtições e compartilhamentos de conteúdos (MALINI; ANTOUN, 2013, p. 216). A escolha de vocabulário foi também pensada de acordo com a acessibilidade ao público e ao ambiente no qual a campanha iria circular, tendo em vista o uso de expressões informais que reforçavam, em conjunto com o visual, a mensagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após as pesquisas, a dupla desenvolveu o brainstorm partindo do acróstico do termo creativity (BARRETO, 2004). Como parte do exercício proposto, as alunas tiveram que desenvolver a ideia a partir da letra C, referente ao  combine , unindo a ideia da doação de sangue aos objetos caneta e chocolate. Depois, tiveram que partir da letra V,  viewpoint change , no qual o ponto de vista retratado foi o da gota de sangue e, por fim, desenvolveu-se o conceito a partir da letra T,  to other uses , atrelando a ideia de metades cotidianas para se alcançar algo inteiro, em referência ao estoque de sangue, retratado através das frases utilizadas no teaser. Os títulos são respectivamente:  Me vê meia xícara de café ,  Me vê metade da laranja ,  Me vê meio tanque de combustível e  Não queremos nada pela metade. Só por inteiro , no qual é feito o jogo de sentido em relação às palavras que fazem alusão à metade, aparecendo com fonte reduzida comparadas ao resto do texto, enquanto a palavra  inteiro exibe um tamanho maior na última peça. Nestas frases é feito o uso da tipologia  Broadway , com traços retilíneos e esparsos, fazendo o jogo entre o espesso e estreito. Na quarta peça é usada a fonte  California FB para compor o texto secundário com simplicidade. A escolha cromática é de extrema importância, dado que, geralmente  [...] constitui o elemento de maior força para a emotividade humana, e seu poder evocativo fornecerá a recordação do produto anunciado [...] (FARINA, 1990, p. 196). A primeira peça traz uma cor secundária, o laranja, que tem como função aumentar a atenção (FARINA, 1990), nela a imagem da xícara de café foi inserida. A segunda peça possui o verde-amarelado, sendo uma cor terciária, que  [...] oferece uma sensação de repouso (FARINA, 1990, p. 201). Mas este verde não se torna tão desvanecido, pois nele há a imagem de uma laranja. A terceira é composta pelo azul terciário que  [...] possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório [...] (FARINA, 1990, p. 201) e alinhado, ao branco da imagem do tanque de combustível, é  [...] estimulante, predispõe à simpatia [...] (FARINA, 1990, p. 201). Por fim, a cor escolhida foi o vermelho, sendo esta uma cor primária que faz alusão ao sangue, tema da campanha, ela  [...] acentua a forma e é uma cor que se impõe pelo impacto visual e emocional; portanto, é fácil de ser recordada (FARINA, 1990, p. 197). A consulta ao disco cromático foi feita a partir do livro de Lupton e Phillips (2008), no qual, obtemos que o azul e laranja, assim como o verde e vermelho, são complementares, situam-se em lados opostos do disco. A estratégia de marketing para mídia digital envolveu as plataformas Facebook e Instagram, tendo no primeiro "[...] o relacionamento com os consumidores-chaves, por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos e demais formas de envolvimento, pois quanto maior for a interação, incluindo a capacidade de responsividade da página, maiores serão as chances de continuar aparecendo em destaque na timeline dos públicos de interesse" (RABELO, 2018, p.116), e como a campanha possui o formato teaser, explora bastante a responsividade, curiosidade do público e a produção de conteúdo interativo. Já o Instagram possui uma ferramenta importante de interação explorada pelas criadoras, a hashtag, "[...] que são importantes para praticamente todas as mídias sociais, ganham ainda mais força no Instagram. Muitos usuários utilizam aplicativos para seguir automaticamente os perfis que postam hashtag específicas" (RABELO, 2018, p. 121). Portanto, vê-se a extrema importância das mídias sociais no meio publicitário, principalmente quando se visa alcance mais amplo e calculado. As redes, alinhadas ao formato escolhido, produzem mais interação com o público e ajudam a fixar a atenção, permitindo acompanhar a mensagem transmitida pelo cliente ao longo dos quatro dias e a visualização no tempo viável para o usuário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>