ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00537</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Luta com Afetos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Julia Bezerra da Luz (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Letícia Sabbatini Malta Amaral da Silva (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Anna Carolina Castro de Oliveira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Cecilia Moreyra de Figueiredo (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto de fotografia artística Luta com Afetos é um ensaio fotográfico, resultado de um trabalho acadêmico produzido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no curso de Jornalismo. O produto possui 12 fotos feitas pelas três autoras. O trabalho traz como tema as mulheres em luta na manifestação Mulheres Contra Bolsonaro, que aconteceu na Cinelândia, no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 2018. Tal manifestação foi uma resposta à candidatura de Jair Bolsonaro para presidente do Brasil, por sua postura sexista e chauvinista, e por ameaçar os direitos humanos no país. O movimento foi a primeira iniciativa contra o candidato na rua organizado por mulheres, mas também recebeu homens, crianças e pessoas de todos os gêneros, etnias, religiões e orientações sexuais. O objetivo do produto é fundir o fotojornalismo e a fotografia artística para dar rosto às pessoas presentes nessa manifestação, criar uma interpretação única de acordo com nossos olhares sobre o movimento, de forma pessoal e única, desviando da angulação generalista do número de pessoas ocupando aquele espaço público. Com o intuito de interpretar, documentar, relatar as intervenções artísticas e, consequentemente políticas, estivemos presentes no espaço durante o dia. O fotojornalismo, que com a evolução das técnicas e da tecnologia aplicada a celulares, câmeras, redes sem fio e a quebra do paradigma do espaço físico de armazenamento, a prática e a profissão existem como espaço de expressão também para amadores, iniciantes e em todos os movimentos históricos e sociais existem câmeras apontadas. Nesse trabalho, também, mostramos a tendência da última era de abandonar a dualidade do subjetivo contra o objetivo, como se o fotojornalismo não pudesse existir nos dois espectros. Ao respeitarmos a existência do subjetivo nas nossas perspectivas, entendemos a objetividade, como explica Nelson Traquina, como uma linha guia e uma estratégia de garantir um trabalho bem feito. Nessa perspectiva, trazemos nas fotografias mulheres em diferentes idades, posições, reações, crianças, mães, o que também demonstra a pluralidade do movimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a ascensão de Jair Bolsonaro nas pesquisas eleitorais, o avanço da ideologia conservadora se tornou uma realidade e  atiçou o formigueiro - como diz a canção muito proferida em manifestações feministas. O seu discurso é alicerçado por uma direita política que prega o combate à corrupção nas instituições do Estado, que gera identificação por parte da população, insatisfeita com o atual cenário político brasileiro. A rápida adesão popular também se justifica pelos valores morais conservadores que essa nova direita incentiva: a família tradicional, cristã e patriarcal. Tudo isso é refletido na figura de Jair Bolsonaro, que usa como lema  Deus, Pátria e Família e é visto como uma espécie de  Messias para essa parcela de brasileiros. A grande preocupação é que Bolsonaro utiliza do seu posicionamento conservador e fundamentalista cristão para produzir discursos de ódio contra as minorias, que é reproduzido por grande parte de seu eleitorado, reforçando ideias racistas, xenofóbicas, LGBTfóbicas e machistas. Com o intuito de evidenciar a importância da consciência olítica, nasceu o ato Mulheres Contra Bolsonaro, o primeiro movimento contra essa candidatura, organizado por mulheres. Sabendo da descrença da população em relação ao cenário político atual e ao forte antipetismo vigente, as mulheres se uniram para formar uma frente de oposição. A fotografia ampliou o campo de conhecimento dos indivíduos e fez com que conseguissem conhecer a realidade para além de seu convívio. No entanto, com o passar do tempo, ela se tornou muito mais do que apenas um produto objetivo. Foi Martine Joly, autora francesa, que apontou primeiro a diferença entre perceber e interpretar a imagem. Perceber o objeto fotografado não é a mesma coisa que interpretá-lo e dar sentido à sua razão de ser. A fotografia não é naturalmente legível, como diz Joly, e oculta diversos conteúdos interpretativos. As fotografias apresentam estilos diferentes porque são produzidas por fotógrafos com contextos diferentes e há muito tempo o fotojornalismo deixou de ser apenas uma representação da realidade e passou a produzir sentidos subjetivos. Dessa forma, nós, autoras, fomos a campo para fotografar a oposição feminina à candidatura do deputado atuante por quase 30 anos, com o objetivo de que nossas fotografias fossem muito mais do que objetivas, mas que representassem uma interpretação sobre as Mulheres Contra Bolsonaro. Quisemos mostrar rostos, as diferentes personalidades, aparências, idades e formas de lutar por um ideal. Inspiramo-nos também no projeto #EuSouFeminista, da fotógrafa brasiliense Luisa Dale, que em suas fotos teve a intenção de quebrar estereótipos e mostrar quem são as mulheres feministas da realidade. Apesar de estarem se rebelando contra mais da metade da população brasileira, eleitora de Bolsonaro e conservadora, o intuito da manifestação nunca foi sobre números, mas sobre lutas e seus afetos, tanto no sentido de carinho e proteção, quanto no sentido de afetar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As estudantes de jornalismo da UFRRJ Anna Castro, Júlia Luz e Letícia Sabbatini saíram às ruas do centro carioca no dia em que quase 30 mil mulheres estiveram reunidas em uma manifestação contra a candidatura de Jair Bolsonaro. Utilizando três câmeras Nikon com objetivas 18mm a 35mm, o grupo buscou captar toda a energia presente em cada cartaz, bandeira e pintura por meio de diversas técnicas aprendidas durante as aulas da disciplina de Introdução à Fotografia. A preocupação em manter a câmera na altura dos olhos dos fotografados e a valorização das diversas texturas e profundidades foram algumas dessas estratégias. Sem esquecer da ética e do profissionalismo, as autoras tiveram o cuidado de respeitar o espaço do outro, pedindo permissão para cada clique e em algumas vezes, mostrando e até enviando a foto para o fotografado, que foi colocado sob ângulos diversos e sensíveis para além das técnicas e da teoria. Já que, durante a manifestação, cada componente do grupo teve a liberdade de explorar o que mais lhe chamasse a atenção, o material bruto contou com dezenas de fotos que mostram os mais diversos ângulos de um importante acontecimento histórico. Assim, foram selecionadas 4 imagens de cada integrante, levando-se em consideração a estética e a relação de complementaridade entre elas. Crianças, mães e avós, cartazes e bandeiras, força e muito afeto constituem, dessa maneira, o resultado final de nosso ensaio artístico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>