ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00540</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fragmentos do Cotidiano - Poéticas Urbanas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thais Andressa da Silva (Universidade Federal de São João del-Rei); Kátia Hallak Lombardi (Universidade Federal de São João del-Rei)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><div>O ensaio fotográfico Fragmentos do Cotidiano  <i>Poéticas Urbanas</i>, fez parte do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ. O trabalho aborda o gênero fotográfico street photography (fotografia de rua) e foi desenvolvido no âmbito do cenário urbano são-joanense. Imagens obtidas a partir de reflexos em poças d água e em outras superfícies espelhadas compõem a narrativa visual do fotolivro. O cotidiano da  cidade onde os sinos falam , a arquitetura e os transeuntes foram fotografados no projeto como forma de contribuir com a construção da memória cultural, histórica e social da localidade.</div><div>O movimento das ruas e a arquitetura histórica sempre me despertaram interesse. Visando um olhar mais poético e autoral, iniciei então meu Projeto de Conclusão de Curso, tendo como foco a fotografia de rua, de onde vêm minhas maiores referências, que são os fotógrafos Paulo Rubens Fonseca, Vivian Maier e Hildegard Rosenthal. Em meu trabalho procuro fazer registros a partir de superfícies espelhadas, como poças d água, vidros de carros e pequenos espelhos, buscando assim construir uma narrativa visual urbana. O trabalho surge também como uma espécie de homenagem a uma cidade hospitaleira e tão importante para a história do Brasil. Nos detalhes das igrejas imponentes e os casarios que resistem ao tempo, que às vezes passam despercebidos no nosso cotidiano, procuro captar imagens caminhando pela cidade.</div><div>Os Fragmentos do Cotidiano, contêm uma poética, ou seja, possuem poesia, emoção e sensibilidade, palavras cada vez mais raras em nosso dia-a-dia. Vivemos em um mundo globalizado, onde o tempo é veloz e a contemplação é efêmera; e onde parece não haver espaço para a contemplação. De acordo com Luís Humberto (2000, p. 31),  não há paz, não há pausas. Refletir faz-nos perder tempo. Refletir perdeu o sentido . O consumo é exacerbado, a produção é em grande escala, gasta-se muito tempo no trânsito e nas redes sociais, e cada vez menos olhamos para nós mesmos em meio a todo esse caos da vida moderna. Momentos são registrados, mas cada vez menos são vividos ou assimilados. Vivemos em uma sociedade repleta de urgências, e qual seria o papel da arte em meio a esse cenário?</div><div>A arte de fotografar tem, pois, a função de nos apontar um caminho e de nos<br>propiciar o autoconhecimento. O processo de confecção da série fotográfica, partiu de um exercício diário de experimentação, de reflexão, de testar as possibilidades, de buscar um estilo na fotografia. Conhecer o trabalho de Vivian Maier (1926-2009), foi um grande passo nessa trajetória para o amadurecimento de meu olhar sobre a cena urbana. Passei a estar mais atenta ao cotidiano da cidade, busquei inspiração no simples e passei a extrair da efemeridade de uma poça d água, uma imagem imprevisível e ao mesmo tempo surpreendente.<br></div><br></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><div>A técnica de pesquisa baseou-se em leituras de obras com abordagem técnica e teórica sobre a linguagem fotográfica. Outro ponto crucial foi o foco em fotógrafos que foram referências na área. Na disciplina de Linguagem Fotográfica conheci o trabalho de Henri Cartier Bresson (1908-2004), um pintor francês que se deixou cativar pela fotografia, aos 22 anos, durante uma viagem que fez à África. Era um fotógrafo que registrava as ruas com sua Leica com lente de 50 mm, transformando cenas corriqueiras em obras primas. No ano de 1947, em parceria com os fotógrafos Robert Capa (1913-1954), David Seymour (1911-1956), George Rodger (1908-1955) e Willian Vandivert (1912-1989), fundou a Agência Magnum Photo. Tal conhecimento foi para mim marcante e despertou-me interesse e fascínio pelo universo fotográfico.</div><div>Outro grande nome da fotografia de cenário urbano que me inspirou foi a babá<br>Vivian Dorothea Maier (1926-2009), que realizou registros nas cidades de Los Angeles e Chicago. Com sua Rolleiflex, durante os dias de folga, Vivian fotografava as ruas, os edifícios e as pessoas, tendo ao todo feito mais de 150 mil fotografias. Porém, seu trabalho ficou no anonimato durante toda a sua vida e seus registros só foram descobertos em 2007, quando o historiador John Maloof, reconheceu o valor artístico, histórico e documental do material.<br></div>O fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996), também importante referente<br>neste projeto, registrou Salvador (BA), com instinto estético, documental, humanista e social. Jorge Amado (1912-2001), um dos maiores nomes da literatura brasileira, descreve a relação do fotógrafo com a cidade, no prefácio do livro Retratos da Bahia, publicado em 1980,  Verger andou ruas, becos, subiu e desceu ladeiras, tocou a realidade e o mistério, e a força que o impulsionou foi o amor: amor pela cidade e pelo povo. Rubens Fernandes Júnior (2003, p.151), comenta ainda que Verger, soube como ninguém mostrar que a fotografia não é a demonstração do óbvio, mas da emoção e da revelação do outro.<br></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As fotografias que compõem a narrativa da série Fragmentos do Cotidiano  Poéticas Urbanas, foram realizadas entre os meses de janeiro e outubro de 2018, na cidade de São João del-Rei (MG). O processo de produção ocorreu em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção do trabalho aconteceu, em sua maioria, através da pesquisa bibliográfica e busca por referências na área da street photography. Li alguns textos sobre fotografia e assisti vídeos no Youtube com dicas específicas sobre fotografia de rua, principalmente nos sites Canon College e no Resumo Fotográfico. Busquei também por nomes de fotógrafos na área, dos quais pude contemplar as imagens, o que contribuiu para o amadurecimento de meu olhar, bem como para o aprofundamento sobre a temática.<div>Decidi também focar em uma representação da cidade com um viés mais artístico a partir dos reflexos. As imagens obtidas se assemelham, em algumas vezes, com aquarelas, que apresentam certas ondulações e distorções. Desenhar com a luz, experimentar a cidade e toda a criatividade que ela é capaz de oferecer. A fotografia a partir dos reflexos tornou-se para mim algo envolvente, onde cada passeio, em busca de imagens contribuiu para um encontro comigo mesma e intensificou minha paixão pela cidade, pelas pessoas, pelas tradições e pela minha carreira.</div>Na fase de produção me dediquei a fotografar e experimentar intensamente a cena urbana. Em alguns dias, cheguei a repetir o mesmo percurso por várias vezes, pois cenas totalmente diferentes surgiam a cada registro. Foquei, na maioria das imagens, em planos abertos, visando captar o cenário com um maior número informações. Em outras, procurei fotografar detalhes no primeiro plano. Foquei meu trabalho no centro histórico de São João del-Rei, pois era área onde situava-se minha casa e o local dos estágios. Após essa fase foi realizado o tratamento das imagens a partir do programa Adobe Lightroom. As fotos não sofreram nenhum tipo de manipulação, apenas tratamento na cor e cortes para melhorar o enquadramento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>