ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00547</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Entre Linhas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Brenderick Alvino Alves Caetano (Centro Universitário Newton Paiva); Christiane Rocha e Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Lorena Fernandes Rodrigues Barbosa (Centro Universitário Newton Paiva); Letícia Mara Ribeiro Horsth (Centro Universitário Newton Paiva); Melissa Gabriella Reis Cândido (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  Entre Linhas é um programa radiofônico desenvolvido no 6º período, na disciplina de Produção e Ancoragem para Rádio, com orientação da professora Christiane Rocha, no curso de Comunicação  Jornalismo, no Centro Universitário Newton Paiva, na cidade de Belo Horizonte, MG. O projeto foi realizado voltado à editoria Esportes, abordando principalmente o futebol nacional e internacional. O jornalismo especializado é, por natureza, uma produto que atende nichos sociais.  Tudo acontece como se, dessa realidade contemporânea híbrida, a etnografia apenas retivesse um só aspecto: o da personalização. O pontual, o singular contra o global (...) As lógicas da fragmentação exigiriam, portanto, uma abordagem mais nuançada que levasse em conta a diferenciação dos gostos dos consumidores, substituindo-se gradualmente a oferta padronizada pela oferta à la carte. Pelo menos nas grandes sociedades industriais. (MATTELART, Armand: La communication-monde. Histoire des idées et des stratégies. 1999: 256-257). Ao falar em jornalismo especializado esportivo, se fala em um nicho profundo, com muitos detalhes subestimados até mesmo pelo público.  Desta maneira chegamos ao nosso propósito de definir o jornalismo esportivo com um gênero superespecializado em razão da complexidade existente no tema que trata de refletir no Instrumentos de Comunicação Coletiva (...). (ALCOBA LÓPEZ, Antonio. El Periodismo deportivo em la sociedad moderna. 1980, p. 210). A descrição do nome  Entre Linhas foi concebida com dois sentidos: esportivo (linhas que demarcam um campo de futebol) e ortográfico (detalhes/análise subliminar dos eventos). O objetivo do programa foi levar para o público assuntos do momento no futebol, com interatividade e participação do ouvinte, por meio das rede sociais (Twitter e Whatsapp). Além dos entrevistados, setoristas de veículos oficiais foram convidados para trazer um boletim informativo dos clubes de Belo Horizonte. São eles: Julia Alves, com o América; Guilherme Frossard, com o Atlético e Diogo Ramalho, com o Cruzeiro. Foi observado que a escolha dos repórteres e comentaristas oficiais trouxeram credibilidade às notícias veiculadas, efetivando o fluxo comunicacional estabelecido com o público. Também foi possível, por meio da peça radiofônica, gerar debates entre âncoras, convidados e ouvintes. Com fluxos comunicacionais abrangentes, a edição do  Entre Linhas trouxe informação de qualidade, resenha participativa e conversação com o público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa  Entre Linhas foi concebido tendo como referência os programas  98 Esportes (rádio 98FM) e  Turma do Bate-bola (rádio Itatiaia), emissoras da capital mineira. Foram feitas pesquisas bibliográficas de jornalismo especializado-esporte, assim como pesquisas qualitativas, por meio de entrevistas com referências do jornalismo esportivo, como André Salles e Héverton Guimarães, da Rede Bandeirantes.  O esporte, em si mesmo, é um veículo de comunicação. Os esportistas, com suas atuações,  comunicam alegria ou tristeza, força ou debilidade, vontade ou indecisão; enfim, muitos sentimentos que transmitem aos demais, com plasticidade de seus movimentos. (CASTRO, Luis. ¿Comunicación deficiente, deporte deficiente?. Chasqui: revista latinoamericana de comunicación. Quito: Ciespal, n. 51, p.56-57. Júlio 1995). O foco no esporte responde a uma demanda do público, que busca o segmento por identificação própria ou coletiva.  A aceitação das produções segmentadas indica que os indivíduos necessitam encontrar um fator de união e de identificação entre si. O que pode ser conseguido através da partilha de interesses com o segmento que busca o mesmo tipo de informação. (ABIAHY, Ana Carolina de Araújo. O jornalismo especializado na sociedade da informação. Paraíba, 2000, p.4). Mas o consumidor busca muito mais do que um informação rasa. O público do jornalismo esportivo é mais que um mero torcedor, adepto de uma agremiação/clube. Para Almir Muniz,  O leitor, quase sempre, é mais do que um simples torcedor, e espera dos jornais informações sobre treinamentos, novidades mecânicas, detalhes tecnológicos (...). (Os donos da bola. Revista de Comunicação. Rio de Janeiro vol. 7, n. 25, p. 8, jun. 1991); Constatação essa que pode ser expandida para outros meios de comunicação, como o rádio. Logo, o  Entre Linhas foi desenvolvido com a proposta de atender essa demanda do público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal esportivo  Entre Linhas possui duração 30 minutos, sendo dividido em três blocos (dois de 20 e um de 10 minutos). A produção foi desenvolvida no formato  ao vivo , para explorar um discurso mais transparente dos envolvidos (apresentadores/convidados). Inicialmente, foi discutido a abordagem factual adotada no programa, bem como o número de participações de convidados. Em seguida, foram escolhidas as trilhas - background geral e temáticas para os noticiários dos times; Vinhetas e chamadas foram produzidas especialmente para o programa, aplicadas no início e no final de cada bloco. Sonoras captadas e editadas no estúdio do Centro Universitário Newton Paiva. A instituição disponibilizou os seguintes equipamentos: 3 microfones  Shure SM-57 ; 1 mesa de som 01v Yamaha; 2 softwares de edição: Sound Forge e Sony Vegas. Foi escolhido um sistema de três apresentadores, para gerar maior troca de ideias e perspectivas sobre os assuntos tratados. A decisão dos âncoras: Brenderick Alves, Lorena Fernandes e Melissa Reis, foi uma decisão discutida com a orientadora Christiane Rocha, com o intuito de apresentar entrosamento e representatividade feminina, em um meio de domínio masculino. Entre os blocos, houve inserção de peças publicitárias curtas, produzidas pelo próprio Centro Universitário Newton Paiva. Todo o processo de configuração plástica da produção foi planejado e desenvolvido pelo grupo, com o suporte total do técnico de áudio da instituição acadêmica, Denis Araújo. A trilha principal foi pensada para envolver o ouvinte, conduzindo informações e discursos com um clima energético e acelerado. No primeiro bloco foi feita a apresentação dos âncoras, o convite para que os ouvintes participem por telefone ou internet. Como ferramenta de engajamento, foi lançada também a hashtag #EunoEntreLinhas.  Seguido de uma palavra ou frase, é usada pelos cibernautas como forma de marcar assuntos na plataforma. (...) essa tecnologia permite aos usuários o encontro em torno de temáticas comuns. (SILVA, Raquel Sousa da. Twitter e ciberativismo: o movimento social da hashtag  #ForaMicarla em Natal-RN, 2012, p.10). Outra instrumento usado para estimular a interação do público foi uma promoção, na qual o vencedor foi escolhido entre aqueles que participaram via telefone/whatsapp. De acordo com pesquisa divulgada pelo  Mídia Dados Brasil 2018 , em parceria com  Kantar Ibope Media , a participação da audiência em programas de rádio offline (AM/FM) chega a 95,51%, quando comparada à rádios web - 4,49% de participação (pub. disponível em: https://www.gm.org.br/midia-dados-2018, p. 322). Participação do entrevistado André Salles, respondendo questões propostas pelos âncoras, sobre a semana dos times mineiros. No segundo bloco foi reforçada a participação dos ouvintes, noticiário do Cruzeiro com o repórter Diogo Ramalho e participação especial do jornalista Héverton Guimarães, comentando episódio de violência da semifinal da Copa do Brasil 2018; A repórter Julia Alves trouxe o noticiário do América. No terceiro bloco, o setorista Guilherme Frossard apresenta o noticiário do Atlético-MG, com trechos da coletiva de imprensa do técnico de futebol; por fim, giro de notícias internacionais do futebol e anúncio dos vencedores da promoção do dia. Entre as participações dos repórteres, os âncoras debatem todas as notícias e as opiniões do público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>