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INSCRIÇÃO: | 00588 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO15 |
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TÍTULO: | Além dos laços sanguíneos |
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AUTORES: | Fernanda Cheida Violin (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação); Cléia Aparecida Pereira (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação); Letícia Leles de Oliveira (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação); Lucia Rosa de carvalho (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação); Pâmella Garcia Martins (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação); Tainara Assis Ferreira (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação); Thimóteo dos Reis Matos (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação); Fernanda Torquato Braga Silva (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação); Fernanda Torquato Braga Silva (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
PALAVRAS-CHAVE Rádiodocumentário; rádio; documentário; adoção; família. APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO Os radiodocumentários começaram a surgir no fim dos anos 1920, com influência dos documentários produzidos no cinema. A ideia era deixar o rádio mais interessante e mais próximo dos ouvintes. Assim, "os produtores usaram narradores para contar histórias, ilustradas com música, efeitos sonoros, e atores". (DETONI, 2007, p.3) Com o passar do tempo surgem os radiodocumentários, classificados como "observacionais" em relação a narrativa, ou seja, que dispensam o narrador e aqueles nos quais a narrativa é considerada "autoral", quando "o repórter ou narrador não é neutro. Ele dá a sua própria visão de determinado acontecimento ou narra a sua própria experiência". (DETONI, 2007, p.5) Segundo Detoni (2007), os radiodocumentários "observacionais", não se prestam a "interpretar ou criticar, apenas mostrar um fato e provocar reflexões". Diferentemente do tipo de narrativa conduzida pelo narrador ou repórter, no qual fazem "os links explicativos, ajudando o programa a desenrolar-se de forma lógica e informativa. O repórter/narrador dá o contexto, dados estatísticos, faz as apresentações". (DETONI, 2007, p.5) Atualmente são utilizados todos os tipos de narrativas, mas o formato mais usado ainda é o conduzido pelo repórter porque sua produção é menos onerosa do que em outros formatos e a mensagem é passada ao ouvinte de forma mais clara. No caso do radiodocumentário "Além dos laços sanguíneos", que tem como tema a adoção, optamos por mesclar dois tipos de narrativa, sendo que prioritariamente a narrativa é "observacional" e deixa os entrevistados se tornarem protagonistas, mas em dois momentos a fala de uma narradora é inserida para acrescentar informações e dados pertinentes a temática. Isso porque acreditamos que quando o próprio personagem conta a sua história ela emociona mais e traz mais verdade para o enredo, mas que alguns pontos não abordados pelos entrevistados precisavam ser destacados. Acreditamos que o que traz mais realidade no nosso documentário são as pessoas que contam o que aconteceu na vida delas. "O documentário tem um elemento humano que dá ao ouvinte a chance de interpretar a realidade sozinho em vez de ser informado sobre ela. Um bom documentário muda nossa percepção da realidade". (UNESCO, apud DETONI, 2007, p.2) OBJETIVOS Ao produzir o trabalho final das disciplinas de Rádio e TV – Produção, Redação e Edição, o grupo objetivou fazer um radiodocumentário que mostrasse famílias que adotaram e suas histórias, de forma a emocionar os ouvintes; incentivar a adoção; mostrar dados sobre o setor da adoção e seu funcionamento. |
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INTRODUÇÃO |
JUSTIFICATIVA O formato radiodocumentário se justifica porque por meio dele é possível contar histórias com mais profundidade do que em uma notícia ou reportagem de rádio. Isso porque, permite que o produto tenha maior duração, flexibilidade em termos de narrativa e de recursos de áudio. No noticiário, o apresentador CONTA o que aconteceu na sociedade. No documentário, nós MOSTRAMOS o que acontece na sociedade. Falamos com os envolvidos. Eles mostram o fato em vez de nós o relatarmos. Mas nós compomos a forma como o fato é apresentado. (UNESCO, apud DETONI, 2007, p.2) Além disso, o rádio ainda está presente em grande parte das casas dos brasileiros e mesmo aqueles que não ouvem rádio no aparelho tradicional, têm disponível outros dispositivos que podem cumprir a função do rádio, como celulares e tocadores de MP3, por exemplo. De acordo com o Censo de 2010, aproximadamente 81,4% da população brasileira tem um aparelho de rádio em casa. Tal número já foi maior, mas é preciso levar em consideração a modernização e a convergência tecnológica, que permite atualmente que além dos receptores tradicionais de rádio existam aparelhos capazes de cumprir a função do rádio como celulares, computadores, smartphones e tocadores de MP3, que não entram nas estatísticas do IBGE. Os dados demonstram que esse meio de comunicação está presente na vida de um grande número de pessoas, podendo ser um companheiro no dia a dia da população, além de um aliado na luta contra o analfabetismo e a falta de informação. (DORNE; SANTOS; GONÇALVES, 2015, p.2) A escolha do tema se justifica pela vontade do grupo de contar histórias emocionantes e ao mesmo tempo mostrar que, em muitos casos, o processo de adoção hoje em dia não é simples, mas é muito recompensador. Segundo o Cadastro Nacional de Adoção, atualmente há 5.023 crianças ou adolescentes disponíveis para adoção para 42.402 pretendentes disponíveis. Cerca de 91,79% dessas crianças que estão para adoção têm mais de sete anos de idade. Mas, dos 40 mil pais que querem adotar, apenas 12,96% acolhem crianças acima dessa idade. |
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OBJETIVO |
MÉTODOS UTILIZADOS伀猀 洀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀㨀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀爀ⴀ攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 搀攀挀甀瀀愀最攀洀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 攀搀椀漀 搀漀 爀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䄀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀爀 昀漀渀琀攀猀 挀漀洀攀漀甀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 愀搀漀琀愀爀愀洀 挀爀椀愀渀愀猀 漀甀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀⸀ 䌀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 戀甀猀挀漀甀 昀漀渀琀攀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 漀挀漀爀爀攀甀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 最爀愀瘀愀爀 挀漀洀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 䌀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 搀漀 最爀甀瀀漀 琀椀渀栀愀 愀 猀甀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 洀愀爀挀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 猀攀最甀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀 氀愀瀀攀氀愀猀⸀ 䜀爀愀瘀愀洀漀猀 挀漀洀 昀愀洀氀椀愀猀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 愀搀漀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 搀攀挀甀瀀愀最攀渀猀 搀漀猀 甀搀椀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀猀 愀甀砀椀氀椀愀猀猀攀洀 渀漀 洀攀氀栀漀爀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀愀 愀瀀猀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 攀 瀀攀渀猀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 昀漀猀猀攀洀 攀渀琀爀攀洀攀愀搀漀猀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 挀漀攀爀渀挀椀愀 渀愀 漀爀搀攀洀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀爀 攀 猀攀瀀愀爀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䄀猀 洀切猀椀挀愀猀 ᰀ䘠椀氀栀漀 䄀搀漀琀椀瘀漀ᴀⰠ 搀漀 挀愀渀琀漀爀 匀攀爀最椀漀 刀攀椀猀㬀 ᰀ䌠漀洀漀 最爀愀渀搀攀 漀 洀攀甀 愀洀漀爀 瀀漀爀 瘀漀挀ᴀⰠ 搀攀 刀漀戀攀爀琀漀 䌀愀爀氀漀猀㬀 ᰀ䐠攀 樀愀渀攀椀爀漀 愀 樀愀渀攀椀爀漀ᴀ†搀愀 刀漀戀攀爀琀愀 䌀愀洀瀀漀猀 攀 ᰀ䄠渀最攀氀ᴀ†搀愀 匀愀爀愀栀 䴀挀氀愀挀栀氀愀渀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀漀爀 昀愀氀愀爀攀洀 搀攀 愀洀漀爀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀 攀 愀搀漀漀 攀 琀攀爀攀洀 甀洀 琀攀漀爀 攀洀漀琀椀瘀漀⸀
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CONSIDERAÇÕES䌀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀搀椀漀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀洀 甀搀椀漀⸀ 䄀漀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀爀愀洀 攀 瘀椀瘀攀洀 愀 愀搀漀漀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀搀漀琀愀爀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀 漀甀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 戀爀攀瘀攀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀洀漀挀椀漀渀愀渀琀攀 焀甀攀 猀 戀愀猀琀愀 愀洀漀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀愀洀氀椀愀猀 猀攀樀愀洀 昀漀爀洀愀搀愀猀 攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 栀漀樀攀 攀洀 搀椀愀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀洀 洀甀椀琀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 焀甀攀 攀猀瀀攀爀愀洀 瀀漀爀 甀洀 氀愀爀Ⰰ 猀 戀愀猀琀愀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 愀搀漀琀愀爀⸀
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DETONI, Márcia. Manual de Rádio Documentário. Apontamentos de aula, 2007. Disponível em: http://www.caduxavier.com.br/mackenzie/arq/4/marciadetoni1.pdf. Acesso em: mar. 2019.䐀伀刀一䔀㬀 匀䄀一吀伀匀㬀 䜀伀一윀䄀䰀嘀䔀匀⸀ 刀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 刀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ嘠椀猀漀 搀攀 䰀椀戀攀爀搀愀搀攀㨀 伀猀 漀氀栀漀猀 搀攀 焀甀攀洀 渀漀 瀀漀搀攀 瘀攀爀ᴀ㨠 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀漀 ᰀ映愀稀攀爀ᴀ⸠䌀䔀匀唀䴀䄀刀 樀甀氀⸀⼀搀攀稀⸀ ㈀ 㔀Ⰰ 瘀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀㜀ⴀ㈀㐀㤀⸀
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. . Relatório de pretendentes disponíveis: Nacional. 2019. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2019.䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䌀伀一匀䔀䰀䠀伀 一䄀䌀䤀伀一䄀䰀 䐀䔀 䨀唀匀吀䤀윀䄀⸀ ⸀ 刀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀⸀ ㈀ 㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀渀樀⸀樀甀猀⸀戀爀⼀挀渀愀渀漀瘀漀⼀瀀愀最攀猀⼀瀀甀戀氀椀挀漀⼀椀渀搀攀砀⸀樀猀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㐀 愀戀爀⸀ ㈀ 㤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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