INSCRIÇÃO: 00599
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: Os impactos da mobilização da comunidade, por meio do polo de prevenção, para combater o abuso sexual infantil
 
AUTORES: June Hellen Sant'Ana Marques (Universidade Cruzeiro do Sul); Regina Tavares de Menezes dos Santos (Universidade Cruzeiro do Sul )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Em pleno século XXI o abuso sexual infantil ainda é considerado um tabu para muitas pessoas. Por não saber o que é e entender sua gravidade, muitas vezes é deixado de lado, sendo considerado algo de "outro mundo", que só acontece com outras pessoas. Este estudo tem como objetivo mostrar de que forma a mobilização da comunidade contribui para combater o abuso sexual infantil. Para isso, tem o Polo de Prevenção a Violência Doméstica como instrumento para sensibilizar e orientar a comunidade. O trabalho apresenta, de forma simples, que o abuso sexual infantil, infelizmente, é mais comum e mais frequente do que as pessoas imaginam, estando mais perto do que esperam. Ao longo do estudo é possível compreender os impactos gerados pela mobilização da comunidade para prevenir o abuso sexual infantil, para isso, utilizou como base a teoria da Agenda Setting, que exemplifica o que as pessoas vão falar no dia a dia, de acordo com o que a mídia impõe em seu conteúdo, inserindo constantemente um mesmo assunto, até que ele se torne a pauta principal das conversas. O mesmo acontece com a mobilização por meio do Polo de Prevenção, que constantemente trabalha temáticas com a comunidade a fim de orientá-la sobre a importância dos conteúdos tratados e como preveni-los, até que as pessoas se tornem conscientes das consequências e da importância de debater determinados temas. Para mostrar que a mobilização da comunidade pode gerar um grande impacto para prevenir e combater o abuso, foi usado como instrumento de pesquisa o Polo de Prevenção à Violência Doméstica e Sexual de Francisco Morato, localizado na grande São Paulo. O estudo, apresentado em uma reportagem extensa, explica os conceitos do que é o abuso sexual infantil e quais as consequências que ele causa para o (a) abusado (a), os perfis das vítimas, além de explicar qual é o papel de um Polo de Prevenção e quais são os seus objetivos. Para isso, foi realizada uma análise da metodologia aplicada para prevenir a violência doméstica e, consequentemente, o abuso sexual infantil. Para tornar o estudo um material rico em informações foram utilizadas diversas publicações, consideradas referências no tema, bem como, realizado um trabalho de campo para entender de perto o que ocorre em um Polo de Prevenção e de que forma ele pode contribuir para diminuir os casos de abuso sexual infantil, uma violência que na maioria da vezes ocorre em conjunto com outras violações de direitos, como, por exemplo, a violência física e psicológica.
 
INTRODUÇÃO
Para a produção do estudo foram utilizadas diversas técnicas, essenciais para que o resultado final atendesse as expectativas e os objetivos propostos. Para isso, foi utilizada a pesquisa qualitativa, baseada em referências já existentes e em dados secundários e o método empregado foi o exploratório, inspirado em entrevistas com pessoas que possuem experiências práticas com o assunto, visando, assim, proporcionar maior familiaridade com o problema e torná-lo explícito.
 
OBJETIVO
Para o produto, as técnicas utilizadas na reportagem têm como inspiração o livro "Técnicas de Reportagem: Notas sobre a narrativa jornalística" do Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari, que se baseiam no gênero informativo com toques de enunciados, anúncios e pronúncias que permitem ao leitor adentrar a narrativa. ਀䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 猀攀洀椀攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀猀 ጀ†琀攀渀搀漀 漀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀漀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 ጀ†瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 琀攀爀 洀愀椀猀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 渀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀⸀ 倀愀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 漀猀 甀搀椀漀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 䜀爀愀瘀愀搀漀爀 搀攀 嘀漀稀Ⰰ 瀀爀瀀爀椀漀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 焀甀攀 搀椀洀椀渀甀椀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 爀甀搀漀猀 攀 挀攀渀琀爀愀氀椀稀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 渀愀猀 瘀漀稀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀⸀   Para as fotos foi utilizada a regra dos terços. Captadas pela câmera Canon T5i, sob a lente EF-S 18-55m, a cores e tratadas no Adobe Photoshop. ਀䨀 漀猀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 攀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 䄀搀漀戀攀 䤀渀䐀攀猀椀最渀 攀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀⸀   㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀