ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00600</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Videoclipe  Cubo de Gelo com Cabelo."</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafaela Cavalcanti Ferraz (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Fernanda Cristina Cobo de Sousa (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Giulia Baptistella Pissini (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Camilla Lidia Jan Ramos Martins (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Júlia Nakamura Vernillo (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho visa conceituar os processos de criação artística na área de Montagem e Direção de arte, no videoclipe "Cubo de Gelo com Cabelo" da banda Bezerraz Bezarraz, produzido no segundo semestre de 2018 como trabalho interdisciplinar das aulas citadas, do curso de Cinema do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. O videoclipe deveria atender a um artista da região e a equipe optou por criar uma banda, realizando um processo de experimentação artística, sendo desenvolvida e elaborada a identidade visual e musical da banda em conjunto com cada passo da criação estética e conceitual do videoclipe. O tema definido para o videoclipe foi um questionamento a finalidade do videoclipe, utilizando-se do poder das imagens, afim de apresentar uma estética e crítica aos arquétipos estabelecidos, gerando assim implicações narrativas, que não só fazem uma investigação sobre padrões sociais e de consumo da sociedade brasileira, como salientam a hipocrisia e alienação partir do absurdismo causado pela estética e montagem na obra audiovisual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo como fundamento prioritário a Direção de Arte e Montagem, pelos objetivos acadêmicos do trabalho, e centrado na abrangência e apreensão do público alvo, o videoclipe  Cubo de Gelo com Cabelo tem sua narrativa e estética de montagem baseadas nos estudos de Sergei Eiseinstein em sua obra  A Forma do FIlme . No processo de Direção de Arte, a partir da definição do roteiro final foi possível a concepção de arte e estética. A partir do estudo da Teoria das Cores e das Composições Harmônicas a elaboração da paleta de cores foi de extrema relevância e teve forte impacto no resultado e na recepção do público. Sílvio Anaz afirma em seu artigo  Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário que o sentido do filme é construído passo a passo, durante uma constante evolução pelos profissionais de cada área. Dessa forma, tudo que está em quadro é único, definido anteriormente e pensado em cada implicação narrativa que exprime, assim, o objetivo é criar uma estética, que não só se destaca visualmente, mas também construí uma narrativa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Pré-produção foi dividida em diferentes aulas de Direção de Arte e Montagem, a cada encontro era realizada a entrega de um novo documento referente ao videoclipe. A discussão sobre a temática se concentrou em uma reflexão sobre as questões sociais recorrentes no período, acentuadas pelo contexto das eleições presidenciais que ocorreram no país na mesa época da elaboração do projeto. Assim, apontamos sete problemas que acreditávamos ser pertinentes e, a partir disso, procuramos situações que implicitamente representam esses problemas. A ideia de associar determinados espectadores, foi do orientador professor Rodrigo Rocha, deixando mais evidenciada a questão da hipocrisia e assim foram elaboradas três principais unidades visuais-narrativas: as cenas com a banda, os personagens espectadores e a programação de entretenimento, cada uma dessas unidades com uma paleta de cores específica, com o intuito de reconhecer e individualizar cada mundo, não só para colorização final na montagem como também para compor o figurino. A equipe foi formada por todas as integrantes da banda, contando com a ajuda de Juliana Alves e Mariana Ferracin, responsáveis pela Operação de Câmera na área externa, e Giulia Azevedo como Maquiadora, com um total de três dias de gravação. Durante a produção, foi utilizada a câmera Canon 80D, com lentes fixas de 24mm, 35mm e 50mm, na iluminação da cenas internas foi usado um kit de 3 softbox, e para simular a luz de televisão uma LED RGB na frente do telespectador, para o ambiente da banda a luz foi de fonte natural. Após as gravações no prazo de uma semana, concluímos a edição através do programa Premiere, usando das técnicas de Eiseinstein, ela foi uma ferramenta política que ajudou a revelar o discurso subjacente às imagens, a partir da ênfase em seus mecanismos de construção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>