ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00610</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento Promocional: Linha Pink Granado</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Camila Toni Bonfim (UNG Universidade); Matheus de Mattos Calchi (UNG Guarulhos); Tatiane Palacin de Jesus (UNG Guarulhos); Yasmin Raelene da Silva (UNG Guarulhos); Fabio Martins (UNG Guarulhos); Monique de França (UNG Guarulhos); Júlia Falcão Costa de Andrade (UNG Guarulhos); Tayná Caroline Lima da Silva (UNG Guarulhos)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho tem como objetivo simular o funcionamento de uma agência de publicidade e propaganda. O projeto foi desenvolvido em 2018 como requisito para obtenção do grau em bacharel em Publicidade e Propaganda, com o desafio de atender a um cliente real com restrições de verba, desde a análise de mercado a produção das peças. O trabalho teve como cliente a Granado Phamácias. A empresa de cosméticos, que é pioneira em produtos glicerinados, foi fundada em 1870, no centro do Rio de Janeiro e possui hoje mais de 50 franquias, além da venda por intermediários e e-commerce. Ela possui nove linhas de produtos no mercado para diferentes públicos, todas com componentes de origem 100% vegetal e com propriedades terapêuticas, porém, a pedido do cliente, foi decidido que a seria a linha Pink o objeto de estudo, uma linha que tem como target mulheres jovens-adultas. Para início do planejamento da linha Pink foi feita a análise ambiental sobre o mercado de cosméticos, coletado o briefing com o cliente e uma pesquisa de mercado com mais de 600 mulheres entrevistadas. Após esses passos, foram encontradas como soluções necessárias para os problemas de comunicação identificados: a reformulação da marca, para que melhor converse com o público alvo proposto pela linha e planejamento promocional para gerar recall e share of mind.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A linha Pink da Granado foi lançada em 2008, como parte da estratégia da Granado de diversificação das linhas de produtos, tendo como foco atender às necessidades de bem-estar das mulheres contemporâneas, bem como de atrair para a empresa mulheres que só conheciam a Granado Pharmácias por meio de suas avós. O portfólio de produtos da linha Pink é formado por onze produtos para cuidado de mãos, pés e pernas que, com a exceção de um (gel para pernas e pés cansados), compartilham a mesma fragrância floral frutal. Atualmente, a linha Pink se posiciona como uma marca de produtos de beleza de luxo para mulheres jovens-adultas, de 25 a 35 anos e pertencentes à alta sociedade brasileira (classes A e B). A marca tem a intenção de se posicionar como uma linha de produtos moderna, para mulheres jovens, de 20 a 28 anos, ativas na sociedade. Através da pesquisa foi comprovado que mulheres jovens preferem por produtos que transmitem modernidade e 49,5% afirmaram que a embalagem tem muita importância na decisão de compra. Sendo assim, tem-se como problema a falha na comunicação da Pink e suas embalagens com o target, pois sua comunicação visual atual não está de acordo posicionamento que a marca deseja alcançar. O objetivo então é mudar o pensamento do público alvo sobre a marca, que hoje é vista como uma marca para pessoas mais velhas. A Pesquisa foi realizada com de 602 entrevistadas, dessas apenas 33,% afirmaram conhecer a Granado e 28,17% a linha Pink. Foi encontrado então um novo problema: a falta de conhecimento da marca pelo público alvo. Através desses dados, foi definido como objetivo de marketing o planejamento de uma campanha promocional, um concurso cultural para um festival de música, para aumentar o interesse do público-alvo da linha Pink e pelos produtos e, consequentemente, as vendas. Gerar buzz aproveitando a grande repercussão do evento. Apesar de ser conhecida por seus mais de 100 anos no mercado, a marca não possui um longo histórico de comunicação. No ambiente digital, nota-se a falta de atenção à linha, o que não deveria ocorrer, já que é onde se concentra a atenção da maior parte do seu público-alvo. A linha também é geralmente associada como "marca de vó", pois a comunicação visual e embalagens dos produtos não sugerem uma linha para o público jovem e moderno, não despertando o desejo, muito menos causando impacto de um produto destinado a esse público. Kotler (Prentice-Hall, 2000), define promoção como "um conjunto de ferramentas de incentivos, a maioria em curto prazo, projetada para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade", então, além de apresentar a reformulação da marca, a promoção é uma forma de incentivar e atrair novas consumidoras e tem como alvo mulheres que seguem a rede social da marca. A promoção do contato do público-alvo com os produtos oferecidos pela linha, desperta não somente o interesse do público-alvo e potencial, mas também de profissionais que atuam no segmento e podem influenciar o consumo por meio de suas recomendações, que segundo pesquisa, são muito bem recebidas pelas consumidoras de cosméticos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A estratégia para a campanha da Pink 2019 é reformular a marca e identidade visual das embalagens dos produtos da linha Pink, campanha e tipologia, mantendo apenas as cores definidas pela Granado. A proposta é transformar a imagem da linha Pink da Granado, de aspecto clássico, nostálgico e vintage, para uma linha retrô, preservando a tradição de uma marca clássica e renomada, revelando-a como uma marca jovial, para o público que se identifica com o estilo proposto. O retrô implica um olhar nostálgico ao passado, que será intencionalmente usado em sentido positivo e criativo de recriar coisas de época, e de um estilo marcante que não é cotidianamente utilizado, relacionando, assim, o clássico ao moderno. O redesign retrô da marca acontece por meio da releitura de uma seleção de específicos objetos do passado, componentes da cultura material, dando início a um projeto de resgate, em que a releitura proporciona um ar contemporâneo às peças, fazendo recordar os bons momentos do passado, trazendo apelo para o lado emocional e nostálgico do público-alvo. Para acompanhar o conceito destinado a mulheres independentes e cheias de atitude, o símbolo escolhido para representar a marca serão pin-ups, modelos que referenciam à cultura pop e foram sucesso, principalmente, durante as décadas de 1940 e 1950. Entre os principais elementos visuais da campanha, estão as cores, utilizadas como porta de entrada da comunicação, como um convite à leitura e o primeiro contato do consumidor com a linha Pink. Transmitindo energia, paixão, carinho, conforto e poder, a cor predominante da campanha será a cor pink, fazendo jus ao nome e à identidade oficial da linha. As demais cores em tons pastel, que também são utilizadas na campanha, agregam sofisticação às peças, transmitindo bem-estar, conforto e harmonia, predominando o estilo retrô, como propõe a campanha. Entendendo essa relação, que busca apresentar a nova identidade visual da marca e consequentemente levar o público a se identificar com o novo posicionamento proposto, será lançado uma promoção do tipo concurso cultural, o LollaPinkPass, que levará o vencedor para o Lollapalooza 2019. O concurso busca oferecer como incentivo para chamar a atenção do seu público primário e secundário, o festival, que tem a duração de 3 (três) dias e acontece de 5 á 7 de Abril em Interlagos/SP, além disso o ganhador poderá levar um acompanhante para aproveitar com ele o evento. Serão premiados dois ganhadores e para participar, basta postar um vídeo ou foto no Instagram usando as hashtags #LollaPinkPass e #PinkMeLeva respondendo a pergunta  Porque a linha Pink deve te levar no Lollapalooza 2019? . Será avaliado critérios com criatividade, originalidade e engajamento (identificação com a marca). Cada indivíduo poderá participar uma vez, enviando um vídeo ou uma foto, desde que sejam cumpridos o regulamento da promoção. O período para participação da promoção será de 07 de janeiro de 2019 até 23 de março de 2019. O concurso será válido em todo o território nacional. Caso os ganhadores não sejam residentes do Estado de São Paulo, a empresa arcará com os custos de locomoção e hospedagem durante os três dia do evento. Atualmente, a linha Pink, não possui redes sociais específicas para a linha, com a finalidade de manter uma comunicação focada nos produtos ofertados e na campanha, será desenvolvida uma fan page exclusiva para estreitar a comunicação com o público da linha. Será utilizado o Facebook e instagram Ads, com o intuito de aumentar o número de curtidas no perfil da linha Pink na rede social, além do impulsionamento da promoção. Também será divulgado por banner digital, com o propósito de chamar a atenção do consumidor sobre o concurso e ao clicar no link, será redirecionado a página onde consta as regras e mais informações sobre participação. E como forma de publicidade online o remarketing, que busca impactar mais de uma vez a mesma pessoa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>