ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00623</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Manual de marca - Vênus Motel</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Patrick César Costa Nascimento (Centro Universitário Newton Paiva); Victor Ângelo Antunes Menezes (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Júnior (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  Vênus Motel é uma empresa fictícia, criada para as disciplinas de Mídias Sociais e Design. O projeto foi desenvolvido por alunos de 3º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva. O objetivo era atender às demandas de um cliente, inserido em um ramo que, majoritariamente, segue o mesmo padrão de identidade e ideias genéricas. As propostas, de identidade visual e manual da marca, deviam propor algo inovador para o nicho deste cliente. De acordo com Lima (em Estratégias de Marketing e Posicionamento de marca no setor hoteleiro: um estudo exploratório, Revista Brasileira de Marketing, 2010) o setor de hotelaria é altamente acirrado. Os móteis, também estão na disputa por clientes, mas seu serviço não foca apenas em hóspedes que precisam passar a noite. São popularmente conhecidos por oferecerem locais para relações sexuais. Segundo o IBGE (na pesquisa Brasil tem 2,4 milhões de leitos em sua rede de hospedagem), em 2016, o Brasil possuía 14,7% de móteis no serviço de hotelaria. Algumas análises foram feitas, pelo grupo, para levantar informações sobre o marketings dos móteis concorrentes, identidades visuais e aplicações da marca. Assim, percebeu-se a necessidade de criar toda a imagem e identidade, do Motel Vênus, pautadas em segmentação de mercado, definição de mercado-alvo e posicionamento, assim como estratégias de marca, para a diferenciação do serviço oferecido. A persona criada é altamente ligada às tecnologias, orientação bissexual, com forte personalidade, classe A e que procura experiências novas, porém, luxuosas. E, por isso, a marca abrange, de forma elegante, todos os requisitos esperados pelo público. O desenvolvimento da marca, visou criar um diferencial no mercado, que não pode ser copiado pelos concorrentes e que entrega valor superior aos clientes (Anderson, C. H., & Vincze, J. W. (2000). Strategic marketing management. Boston: Houghton Miffin Company.). Por isso, a identidade do Vênus envolve a materialização de valores intangíveis presentes em sua identidade conceitual, e tem função de diferenciar a marca de outras e a reforçar no mercado (VÁSQUEZ, R. em Identidade de Marca, Gestão e Comunicação, acesso em 2010.). O Manual de marca, por sua vez, são as normas técnicas e gráficas que devem ser respeitadas para que a proposta de personalidade, criada para o Motel, se mantenha íntegra. Sem distorções ou aplicações que fogem da identidade visual. A justificativa máxima, para o desenvolvimento de tal projeto, está na importância de atender clientes que estão em diversas esferas, até aquelas que estão fora da zona de conforto do comunicólogo. Desenvolver identidade, manual, logo e peças para um motel que preza por luxo e status, foi um desafio. Entretanto, acredita-se que a experiência agregou conhecimento e provou que é possível fugir do padrão esperado em determinados ramos de serviço. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante as aulas de Design os alunos aprenderam sobre o processo de criação de logo e identidade visual para uma marca. Foram estimulados a usar diversas formas, a fim de entender sua construção e percepção. Também foram ministradas aulas sobre teoria das cores, tipografia e até mesmo construção de um produto editorial. Com todo embasamento teórico e pesquisas bibliográficas em mãos, os alunos começaram uma pesquisa de mercado. Foi feita uma compilação de identidades visuais de móteis na região de Belo Horizonte - MG, a fim de comparar e estabelecer padrões. Para assim, ser criado algo inovador. Além disso, o processo de criação de persona foi fundamental para direcionar as decisões tomadas. Ficou claro que o investimento para fortalecimento de marca, no ramo de hotelaria, especificamente de motéis, é mínimo. Apesar de, maioria, reconhecer que o vermelho e bordô formam uma boa paleta de cores para o serviço prestado. Que tem apelação à sensualidade, luxúria e desejos. Alguns fazem uso de neons, jogos de luzes nas fachadas e outros artifícios que acabam fugindo da identidade reconhecida no logo. Com base nessas análises, foi proposto o desafio de investir em uma marca que se importasse com cada detalhe de sua identidade. Que levasse em consideração cada aplicação, que refletisse o valor de seu cliente ideal em sua identidade. Depois da realização de brainstorming, ficou decidido o nome do motel: Vênus. A palavra  vênus tem origem do latim. Pode significar deusa do amor, réplica da deusa grega, Afrodite. Acredita-se que a junção de um nome carregado de misticismo, seja o ideal para agregar valor à uma marca que preza pelo fetiche, prazer e mistério. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Com todas as pesquisas realizadas, nome e persona definidos, a criação da identidade foi iniciada. O logo foi desenvolvido pensando não só na tipografia, mas em uma forma de trabalhá-lo para sair do comum. Por isso, princípios gestálticos foram acrescidos à fonte, assim a ausência de término das fontes cria mistério, interesse e fetichismo. As arestras pontiagudas e ângulos criados, sofistificam a marca. Para um motel desse porte, a ideia é entender a marca como um atribuidor de status social, ou seja, é um o público com alto poder aquisitivo e que se importa com o modo que a sociedade o enxerga. Porém, ele quer se sentir importante e poderoso em um ambiente fora de seu espaço social costumeiro. O padrão cromático foi varia entre vermelho e violeta, para forjar uma atmosfera sensual, elegante e carregada de luxúria. O manual de marcão, então, prevê todos os usos possíveis do logo e identidade. O manual foi desenvolvido no software da Adobe, o Illustrator. Possui 23 páginas e é dividido em quatro tópicos principais: introdução, logo, usos especiais e papelaria e aplicações. A Introdução é responsável pela defesa e apresentação do logo. Estabelece a versão horizontal em degradê, do logo, como principal aplicação. Apresenta a paleta de cores escolhida, junto à suas respectivas referências em CMYK, RGB, Pantone e para web. A família tipográfica foi a moderna sem serifa, fontes  century gothic bold , com alterações, e  Myriad Pro regular . Em seguida, são estabelecidas as dimensões mínimas para aplicação do logo e a área de interferência. São apresentados também, alguns usos especiais - cores para ocasiões específicas. Por último, alguns mockups são apresentados para ilustrar a papelaria proposta. É importante destacar que o próprio manual carrega o conceito proposto para o motel. Todas as páginas foram pensadas para se completarem, conferindo continuidade ao material, sem quebra de conceito. Assim, a dinâmica e fluidez de leitura são garantidos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>