INSCRIÇÃO: 00644
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: Cacundé
 
AUTORES: Bruno de Souza Rocha (Universidade Anhembi Morumbi); Ricardo Tsutomu Matsuzawa (Universidade Anhembi Morumbi)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Após a definição dos temas principais a serem apresentados e discutidos em Cacundé, a equipe realizou pesquisas sobre identidade de gênero, religião e cultura brasileira, que se transformaram em objeto de representação no filme de maneira leve e lúdica. Esses elementos são absolutamente ilustrados durante toda a peça, provocando a reflexão do espectador e, porventura, sua curiosidade. ਀一漀  搀攀 栀漀樀攀 焀甀攀 猀攀 瀀攀渀猀愀 挀漀爀瀀漀⼀椀渀搀椀瘀搀甀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 戀椀漀氀最椀挀愀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 漀 ᰀ猠攀爀 洀甀氀栀攀爀ᴀ†攀 漀 ᰀ猠攀爀 栀漀洀攀洀ᴀ⸠ 倀愀爀愀 愀氀洀 搀愀 戀椀漀氀漀最椀愀Ⰰ 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瘀椀搀愀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀 椀渀切洀攀爀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 挀漀洀瀀氀攀砀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 昀甀渀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀漀 焀甀攀 挀栀愀洀愀洀漀猀 搀攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 匀攀洀 昀愀稀攀爀 搀椀猀琀椀渀漀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀猀Ⰰ 攀氀愀猀 猀漀 挀漀洀漀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀洀愀 瀀愀爀愀 猀攀 猀漀氀椀搀椀昀椀挀愀爀 甀洀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀攀 昀愀稀 椀渀瘀椀瘀攀氀 渀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 琀愀渀最攀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀愀 ⴀ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 最渀攀爀漀 ⴀ 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ Reconhecendo tal capacidade de uma dinâmica cultural e sua função na manutenção da estrutura, pode-se denunciar como, especificamente, as definições “homem” e “mulher” contribuem para a construção subjetiva dos indivíduos e como de uns tempos para cá, essa estrutura vem sendo rompida, como discutido por Judith Butler:਀䄀 挀漀渀琀爀愀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀  愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 瀀攀氀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ  洀愀椀猀 漀 昀椀洀 搀愀 一愀琀甀爀攀稀愀 挀漀洀漀 漀爀搀攀洀 焀甀攀 氀攀最椀琀椀洀愀 愀 猀甀樀攀椀漀 搀攀 挀攀爀琀漀猀 挀漀爀瀀漀猀 愀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䄀 挀漀渀琀爀愀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 Ⰰ 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀甀最愀爀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀爀琀椀挀愀 搀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 搀攀 猀攀砀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 挀漀渀琀爀愀琀漀 猀漀挀椀愀氀 栀攀琀攀爀漀挀攀渀琀爀愀搀漀 挀甀樀愀猀 瀀攀爀昀漀爀洀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 渀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀挀爀椀琀愀猀 渀漀猀 挀漀爀瀀漀猀 挀漀洀漀 瘀攀爀搀愀搀攀猀 戀椀漀氀最椀挀愀猀⸀ ⠀䈀唀吀䰀䔀刀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀⸀  Mazé - que inicialmente pensamos ser alguém que caminhava sob uma lógica não binária de existência - nada mais é do que um corpo falante de uma mulher subversiva que compôs a sua personalidade de forma desviante das performances de feminilidade, sendo uma denúncia do que a filósofa como Judith Butler, e tantos outros vinham dizendo em suas teorias que perpassam feminismo e quebra de papéis normativos de gênero.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 攀 戀爀攀瘀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 最渀攀爀漀猀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䴀愀稀  挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀漀猀 挀漀爀瀀漀猀Ⰰ 愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 焀甀攀 爀漀洀瀀攀 挀漀洀 愀 氀最椀挀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 瀀愀爀挀攀氀愀 焀甀攀 瀀爀攀最愀 漀 挀爀椀猀琀椀愀渀椀猀洀漀 攀 瀀爀漀瀀攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 焀甀攀 猀愀渀琀漀猀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 猀攀最甀椀爀 甀洀 瀀愀搀爀漀 攀猀琀琀椀挀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀甀愀 昀甀渀漀 猀攀 昀愀稀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 洀椀氀愀最爀攀猀Ⰰ 搀漀 瀀攀爀搀漀 攀 攀洀瀀愀琀椀愀 愀漀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ 攀 猀甀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀  挀漀渀猀甀洀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 昀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 焀甀攀  氀椀瘀爀攀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 猀甀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ Fazendo um contraponto de uma divindade que rompe com a lógica binária de gênero, temos Tino, que apesar de estar dentro dos padrões de gênero e sexualidade, é um homem que rouba galinhas e comida para alimentar sua família, por este motivo não poderia habitar o reino dos céus ou ser considerado um homem digno aos olhos de Deus, por ter se corrompido ao pecado:਀ O Senhor é clemente e cheio de compaixão, tardio em irar-se e grande em misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. (Bíblia Sagrada - Salmo 145:8-9).਀ Podemos entender, através da passagem bíblica acima, que o perdão e a misericórdia divina ampliam-se para muito além deste âmbito, Deus é piedoso em seu julgamento, desde que haja arrependimento sincero no ato da corrupção. A influência da fé cristã na sociedade brasileira é vasta, e consequentemente suas convicções muitas vezes distorcidas pela própria perversidade do homem, Cacundé defende o pensamento que o verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses, neste caso o amor verdadeiro de “Cristo”, que não maltrata, não se ira facilmente, e não guarda rancor.
 
INTRODUÇÃO
• Público-alvo: jovem e jovem-adulto (17 a 35 anos), de classe média baixa e classe média, B e C, justamente, pela escolha das plataformas para veiculação (streaming). ਀∀ठ䘀漀爀洀愀琀漀㨀 䴀搀椀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 • Gênero: Comédia਀ Sinopse:਀䌀愀挀甀渀搀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 吀椀渀漀Ⰰ 甀洀 猀攀爀琀愀渀攀樀漀 焀甀攀 昀漀椀 攀砀瀀甀氀猀漀 搀攀 猀甀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀瀀猀 猀攀爀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀漀 瀀攀氀漀 昀愀稀攀渀搀攀椀爀漀 焀甀攀 攀氀攀 氀栀攀 爀漀甀戀愀瘀愀 最愀氀椀渀栀愀猀 攀 琀椀渀栀愀 甀洀 爀漀洀愀渀挀攀 猀攀挀爀攀琀漀 挀漀洀 猀甀愀 攀猀瀀漀猀愀⸀ 吀椀渀漀 猀愀椀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 瀀攀爀搀漀Ⰰ 瀀爀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 猀甀愀 挀甀氀瀀愀Ⰰ 攀 攀洀 洀攀椀漀 愀 攀猀猀愀 瀀攀爀攀最爀椀渀愀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀 甀洀 猀攀爀 愀渀搀爀最椀渀漀 漀 焀甀愀氀 渀漀洀攀椀愀Ⰰ 愀瀀猀 挀攀爀琀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀 䴀愀稀⸀ 伀猀 搀漀椀猀 瘀椀瘀攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 愀琀 焀甀攀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 吀椀渀漀 搀攀猀挀漀戀爀攀 焀甀攀 䴀愀稀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀攀 搀攀昀椀渀攀 瀀攀氀漀猀 最渀攀爀漀猀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 漀甀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ  甀洀 猀攀爀 搀椀瘀椀渀漀℀ 䔀氀愀⼀䔀氀攀 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 吀椀渀漀Ⰰ 渀漀 瀀漀爀 愀挀愀猀漀Ⰰ 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 瀀攀爀搀漀ⴀ氀漀 瀀漀爀 猀攀甀猀 瀀攀挀愀搀漀猀Ⰰ 攀渀猀椀渀愀ⴀ氀栀攀 猀漀戀爀攀 漀 愀甀琀漀 瀀攀爀搀漀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 猀攀甀猀 攀爀爀漀猀 攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 挀漀洀 攀氀攀猀⸀  ਀䐀椀爀攀漀 䜀攀爀愀氀㨀 A Direção Geral do média Cacundé, teve como principal fonte de referência o diretor Luiz Fernando Carvalho, conhecido por levar à TV brasileira uma nova proposta de linguagem estética e uma forma diferente de se fazer audiovisual no Brasil. Utilizamos como principal base de estudo, quatro de suas obras: Capitu (2008) , Hoje é dia de Maria (2005) , Velho Chico (2016) e Uma Mulher Vestida de Sol (1994) .਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 戀甀猀挀漀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 氀切搀椀挀愀 焀甀攀 䰀甀椀稀 挀愀爀爀攀最愀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀攀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 挀攀渀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 昀椀最甀爀椀渀漀Ⰰ 攀 甀洀 漀氀栀愀爀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 挀漀洀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 䰀甀椀稀 䘀攀爀渀愀渀搀漀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 挀漀洀漀 椀渀琀攀渀漀Ⰰ 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 洀攀爀最甀氀栀攀 渀漀 攀渀爀攀搀漀 攀 渀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀  Em Cacundé, temos como um dos principais propósitos travar uma conversa constante entre o naturalismo e o imaginário, através de cada elemento da obra, como os cenários construídos de forma mais abstrata, saindo dos desenhos convencionais de cenografia; a forma de atuação dos atores, mais acentuada e de veia teatral, diferente dos métodos naturalistas; a literatura de cordel; a trilha sonora; as cores; os figurinos e maquiagem e etc. Assim como dito por Luiz Fernando Carvalho, em relação à minissérie Capitu (2008), levamos Cacundé para um lado atemporal e sem espaço definido, transmitindo assim, a essência da história, as emoções das personagens, fazendo com que o público consiga enxergar as inúmeras esferas da narrativa਀䄀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 挀漀爀攀猀Ⰰ 昀椀最甀爀椀渀漀猀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 戀愀猀攀愀搀愀猀 攀洀 漀戀爀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 猀甀挀攀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 䌀愀瀀椀琀甀 ⠀㈀  㠀⤀Ⰰ 䠀漀樀攀  搀椀愀 搀攀 䴀愀爀椀愀 ⠀㈀  㔀⤀Ⰰ 嘀攀氀栀漀 䌀栀椀挀漀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀ 攀 唀洀愀 䴀甀氀栀攀爀 嘀攀猀琀椀搀愀 搀攀 匀漀氀 ⠀㄀㤀㤀㐀⤀Ⰰ 琀漀搀愀猀 搀椀爀椀最椀搀愀猀 瀀漀爀 䰀甀椀稀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 伀 䄀甀琀漀 搀愀 䌀漀洀瀀愀搀攀挀椀搀愀 ⠀㈀   ⤀Ⰰ 搀攀 䜀甀攀氀 䄀爀爀愀攀猀⸀  A estética é fator determinante para justificar a narrativa do roteiro. Em momentos específicos da história, foram utilizados artifícios gráficos na edição para ilustrar as memórias de uma das personagens coadjuvantes, a Mazé (interpretada por Alice Marcone). Ainda de maneira implícita, o média-metragem sinaliza que Mazé é um ser divino, com “poderes” sobrenaturais, como o de, por exemplo, fazer uma viagem ao passado, visitando a memória e as histórias de Tino (personagem coadjuvante interpretado por Chico Tomáz). Todas as vezes que Mazé entra em contato com o passado de Tino, o telespectador visualiza essa lembrança em um outro cenário (no caso, produzido em estúdio). A sensação é de que o filme tem continuidade em um espetáculo teatral, com luzes bem marcadas e planos mais abertos, remetendo a uma peça.਀䄀戀漀爀搀愀渀搀漀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 猀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀猀Ⰰ 愀 漀戀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 氀攀瘀攀猀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 爀攀昀氀攀砀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 爀攀氀椀最椀漀Ⰰ 昀Ⰰ 愀 挀漀渀搀甀琀愀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 攀 漀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀 愀氀栀攀椀漀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀愀挀甀渀搀Ⰰ  甀洀愀 漀戀爀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀洀 焀甀攀 漀 ᰀ搠椀瘀椀渀漀ᴀ†攀猀琀 洀甀椀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 愀樀甀搀愀 愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀爀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 洀攀猀挀氀愀 攀渀琀爀攀 漀 氀切搀椀挀漀 攀 漀 爀攀愀氀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀  甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 攀猀猀愀 洀攀猀挀氀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 焀甀愀渀搀漀 甀猀愀洀漀猀 愀 椀洀愀最椀渀愀漀 漀甀 焀甀愀渀搀漀 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 愀氀最漀 氀切搀椀挀漀Ⰰ 渀猀 瀀攀渀猀愀洀漀猀 渀攀氀攀猀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 伀 氀切搀椀挀漀  爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 洀愀椀猀 搀甀爀愀⼀搀椀爀攀琀愀 渀漀猀 愀琀漀爀攀猀 攀 戀攀洀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀 渀漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀漀 挀攀渀爀椀漀⸀  A fotografia evidencia a brasilidade presente em toda obra através da iluminação e dos planos. A obra se passa num lugar repleto de terra e natureza, logo, a montagem da iluminação torna a aura das cenas mais quentes e ensolaradas e isso evidencia os tons terrosos e pastéis, que estão explícitas na direção de arte do curta metragem. Nas externas, a iluminação é clara e esmaecida. A iluminação será com o contraste bastante marcado, trabalhamos a iluminação, junto com a composição de objetos do cenário, que evidencia a cor e passa a emoção da cena. De acordo com Arnheim, (1989, p. 75):਀ O modo como coloca as lâmpadas, os pontos onde faz nascer as sombras, a maneira como, em exteriores, coloca a câmera em relação ao sol, e a maneira como os refletores captam e refletem a luz, permitem-lhe apresentar o mesmo objeto com o máximo de luz ou cheio de sombra, dar ao objeto iluminado a mesma intensidade do cenário que o envolve, ou lhe colocar em evidência sobre um fundo escuro. Essa é uma das possibilidades estéticas mais importantes do cinema. O simbolismo primitivo, mas sempre eficaz, do claro-escuro, do branco puro contra o preto retinto, do contraste entre as trevas e a luz, é inesgotável. ਀伀 瀀氀愀渀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 䌀愀挀甀渀搀Ⰰ 猀攀爀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀爀 漀 昀椀氀洀攀 攀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀  䔀 琀愀洀戀洀Ⰰ 渀愀猀 挀攀渀愀猀 攀洀 焀甀攀 最爀愀瘀愀爀攀洀漀猀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀⸀ 䔀猀猀攀 瀀氀愀渀漀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀漀猀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 椀洀愀最攀琀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 琀攀愀琀爀愀椀猀 愀氀椀 洀漀猀琀爀愀搀愀猀 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 猀攀 猀椀渀琀愀洀 愀猀猀椀猀琀椀渀搀漀 愀 甀洀愀 瀀攀愀 搀攀 琀攀愀琀爀漀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀砀琀攀爀渀漀猀Ⰰ 甀猀愀爀攀洀漀猀 愀 氀攀渀琀攀 㔀 洀洀 攀 愀 ㄀㠀ⴀ㔀㔀洀洀⸀ 一愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 挀漀洀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 挀漀渀琀爀漀氀愀搀愀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 愀 氀攀渀琀攀 ㈀㐀ⴀ㜀 洀洀 攀 愀 㔀 洀洀⸀ Nas cenas em que a câmera se movimenta, usamos o gimball para dar estabilidade a câmera. O uso de poucos planos e posicionamento da câmera em sua maior parte, estática, é para que o ator tenha total liberdade do cenário e que ele movimente a cena, e não que a cena movimente ator. Essa estratégia é usada, exatamente, para reforçar as referências teatrais. Nos flashbacks das histórias das personagens, nos quais eles lembrarão de seu passado, a imagem tem menos nitidez e será menos iluminada do que as outras. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀