ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00651</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Marketing de Guerrilha Doe Órgãos - dê valor ao que realmente tem valor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Enir Cimino Andrade Júnior (Universidade Presidente Antônio Carlos); Maikon Nunes da Costa Silva (Universidade Presidente Antônio Carlos); Ricardo Matos de Araújo Rios (Universidade Presidente Antônio Carlos)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto  Doe órgãos, dê valor ao que realmente tem valor  Ação Roselanche surgiu de uma atividade em grupo interdisciplinar pensada a partir de uma proposta da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC. Essa atividade propôs a criação de uma Ação de Conscientização sobre a Doação de Órgãos e a produção de um vídeo mostrando o resultado da ação. Para isso, foi desenvolvida uma campanha de Marketing de Guerrilha em um dos restaurantes mais movimentados de Barbacena (MG), o Roselanche, e feito um registro em vídeo capaz de transmitir a mensagem da ação para milhares de pessoas que não estiverem no local no dia da ação de Guerrilha. O tema Doação de Órgãos ainda é cercado de muitos tabus, alguns relacionados às crenças religiosas, outros com a cultura regional ou até mesmo à falta de informações sobre captação de órgãos. Apesar disso, a doação é uma prática capaz de salvar as vidas de milhares de pessoas. Por este motivo, a Comunicação deve dar voz à causa e tentar conscientizar cada vez mais um número maior de pessoas sobre a importância de se tornar um doador de órgãos. Neste sentido, este trabalho pretende apresentar o tema acima descrito, englobando os aspectos sociais deste conceito, por meio de uma produção audiovisual baseada no conceito de uma ação publicitária onde buscamos captar a reação das pessoas ao interferimos naquilo que pra muitos é o mais importante da vida: o seu dinheiro. O principal objetivo da campanha é desenvolver uma reflexão sobre a real importância que depositamos em algumas coisas da vida e muitas das vezes acabamos deixando de lado outros pequenos gestos que são capazes de transformar a vida de milhares de pessoas. E para criarmos essa reflexão nas pessoas, pensamos em chamar sua atenção naquilo que muitos dão extrema importância na vida; seu dinheiro. Então, baseado no layout da cédula de 50 reais do Brasil, criamos uma cédula com o valor de 32.000 fazendo referência ao número de pessoas na fila aguardando por um transplante de órgãos no Brasil. Colocamos essa cédula em meio ao troco dos clientes do Roselanche, tradicional restaurante da BR-040 localizado em Barbacena (MG), e aguardamos pelas mais diversas reações. Após gravarmos as reações dos clientes, fizemos algumas perguntas com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da doação de órgãos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A concepção desta campanha deu-se na disciplina de Direitos Humanos, do curso de Publicidade e Propaganda, da UNIPAC Barbacena, com orientação geral da professora Marcillene Ladeira. A peça contou com orientação técnica do professor Ricardo Rios e supervisão clínica da professora Tamara Silva. A campanha desenvolvida focou em impactar pessoas no dia da realização do Marketing de Guerrilha, no Roselanche, e conscientizar as pessoas posteriormente com o vídeo da ação. O Marketing de Guerrilha, como define Possamai, em  O marketing de guerrilha em pequenas empresas de Bento Gonçalves (2007), associa os conceitos de marketing e guerrilha como uma metáfora onde, mesmo com pouco  armamento , mas com um bom conhecimento do terreno e estratégias e táticas melhores que a do adversário, pode-se vencer a guerra pelo consumidor ou pela atenção do público. A produção audiovisual em publicidade é, sem dúvidas, uma das melhores formas de divulgar marcas, ideias e produtos. Isso se deve a facilidade de interpretação da linguagem visual pelos receptores da mensagem, independente da sua crença, classe social e até mesmo idade. A linguagem visual trabalha com o consciente e inconsciente, elementos de memória afetiva, representação prática do cotidiano e desejos subjetivos, dentre outros. Seguindo esta linha, procuramos desenvolver um material que causasse reflexão e um sentimento que fizesse com que nossos receptores se sentissem parte pertencentes ao nosso vídeo, se questionando ao longo do tempo em que assistissem a peça:  E se fosse comigo? O que faria? Como agiria? E se for um parente meu precisando de um órgão? . Para isso, utilizamos uma técnica de filmagem e enquadramento onde tentamos esconder as câmeras e não deixar com que os clientes percebessem que estavam sendo filmados. Usamos uma microcâmera GoPro colocada em meio aos produtos na prateleira do caixa e um iPhone X junto com um DJI Osmo Mobile para captação das imagens em movimento dos clientes na fila para pagamento e também para captação dos depoimentos dos mesmos. Utilizamos no início do nosso vídeo uma narração direta do texto criado para amparar e explicar a ação proposta, junto de algumas imagens do local, para que o receptor possa se ambientar e/ou até mesmo reconhecer o local caso já o tenha visitado. A intenção aqui era evidenciar a completude da mensagem através da união do texto verbal com o texto visual e as imagens do local. O casting foi composto por clientes do Restaurante e Lanchonete Roselanche, sendo que todos aqueles que conversaram com nossa equipe assinaram um termo de cessão de imagens e os que aceitaram gravar o depoimento também assinaram a cessão ao direito de uso de imagem. Para isentar o trabalho de problemas jurídicos quanto ao uso do local e da marca da lanchonete, a proprietária do estabelecimento assinou o termo de sessão de uso de imagem referente ao local escolhido para realização e gravação da ação. Áudio e vídeo foram cortados, montados, editados e finalizados no software Adobe Premiere CC 2018.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para realizar a campanha de Marketing de Guerrilha, foi passado um pequeno briefing de uma campanha para o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09) dizendo que a ação deveria ser algo inovador, a partir da interpretação dos realizadores e da professora da disciplina de Direitos Humanos. A partir daí, seguimos um criterioso trabalho de produção que teve como ponto de partida a elaboração do conceito da ação com base nos valores e importância que damos as diversas coisas que circundam nosso dia a dia. Com isso, foram feitas duas frentes: 1) criação e execução da campanha de guerrilha; e 2) criação e montagem do vídeo com o resultado da campanha. Para a criação do Marketing de Guerrilha, optamos por distribuir panfletos em forma de dinheiro. Para isso, decidiu-se confeccionar em gráfica e entregar cédulas de dinheiro cenográficas, onde o valor estampado na face era de 32.000 (é importante ressaltar que não houve, em nenhum momento, citação a moedas específicas no valor de face). Cada cédula era entregue no caixa da lanchonete aos clientes, com o objetivo de frisar o número de pessoas aguardando por uma doação de órgãos na fila de transplantes no Brasil por uma doação. A campanha foi executada entre o final da manhã e o início da tarde do dia 22 de setembro de 2018 (sábado). Este horário é de grande movimento na lanchonete e permitiria mais possibilidades de abordagem e impacto da campanha, considerando que o fim de semana atrai turistas de diversos locais, que usam a BR-040 para se locomover no trecho Rio de Janeiro-Belo Horizonte e fazem paradas para o almoço em Barbacena. dos temores na análise de criação da campanha foi a possível falta de interesse dos clientes da lanchonete nesta cédula. Ela poderia, inclusive, passar despercebida e ser guardada na carteira. Para contornar esse contratempo e conscientizarmos cada um desses clientes, montamos uma equipe de conscientização, de diversos cursos da área da saúde da Unipac Barbacena, que aguardava na porta de saída do local para abordar os clientes, questioná-los sobre a cédula recebida no meio do seu troco e saber suas opiniões sobre a doação de órgãos, com o objetivo de conscientizá-los sobre a doação. Alguns clientes abordados não sabiam como declarar o desejo de doação de órgãos e o papel da família na autorização post-mortem. Após a realização do Marketing de Guerrilha, foi feito um vídeo legendado em Português e Inglês de 3 minutos e 16 segundos de duração com o objetivo de mostrar como foi a campanha e conscientizar mais as pessoas sobre a doação de órgãos. As imagens foram captadas na Roselanche no dia de execução da campanha, editadas e o vídeo foi exibido no dia 27 de setembro de 2018 no auditório do campus da Unipac Barbacena para um público de cerca de 300 pessoas, como parte da campanha interna da instituição de incentivo à doação de órgãos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>