ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00668</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Impacto das Cores: novos tons, novas histórias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marina Schmidt Alves Garcia (Universidade Federal Fluminense); Pablo Nabarrete Bastos (Universidade Federal Fluminense )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido para o projeto social Impacto das Cores, na disciplina Realização de Campanha Publicitária, oferecida pela Universidade Federal Fluminense. A proposta aqui apresentada, que compôs campanha realizada durante um ano para o cliente, trata-se de criação de um logotipo e de um manual de identidade visual para o projeto e apresenta o processo de pesquisa bibliográfica, criação e apresentação do produto. Introdução: O Impacto das Cores é uma ideia que nasceu do projeto social chamado Providência Sustentável, desenvolvido em 2014 por Aline Mendes, moradora do Morro da Providência, e que tem por finalidade educar e capacitar jovens adultos sobre as necessidades do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente. A partir de um estudo, Aline percebeu que o impacto gerado pelo descarte incorreto dos resíduos de tinta poderia ser revertido com o reaproveitamento dos mesmos para pintar os diversos espaços do morro. Em agosto de 2015, o Providência Sustentável organizava seu primeiro evento para repintar a histórica escadaria central do morro. Nascia, assim, o Impacto das Cores: um projeto artístico que promove a ressignificação do espaço de uma maneira sustentável, sendo um agente de potencialização e mobilização social por proporcionar protagonismo dos moradores. Com o crescimento do projeto, tornou-se muito importante a criação de uma marca que significasse a identidade do mesmo. O Impacto das Cores foi cliente da AÊ!UFF (Agência de Publicidade Experimental UFF) durante o segundo semestre de 2017 e o primeiro semestre de 2018. Os discentes das disciplinas Planejamento de Campanha e Realização de Campanha atendem, planejam e realizam uma campanha real, organizados como agência de publicidade e propaganda. Conforme argumentam os professores responsáveis pelas disciplinas supracitadas e pela AÊ!UFF, Patrícia Saldanha e Pablo Nabarrete Bastos (2018), a metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvida nas disciplinas é a consubstanciação de pesquisas desenvolvidas no âmbito do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social), grupo de pesquisa ligado ao PPGMC  Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano. Bastos e Saldanha (2018, pp. 11-12) explicam que a relação entre o LACCOPS e o Morro da Providência começou quando o LACCOPS conquistou, no final de 2016, edital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro para realizar o Projeto Publicidade Comunitária: uma produção coletiva entre a juventude do Morro da Providência e a Juventude da Laccops. Foi assim que a AÊ UFF! passou a atender diversos projetos do Morro da Providência, entre eles o Impacto das Cores, com o objetivo de estruturar toda a comunicação publicitária, incluindo a criação da marca. Assim seria possível potencializar o alcance do projeto, de seus eventos e a identificação da comunidade com o mesmo. Objetivo: O trabalho tem como objetivo elucidar a criação de um logotipo e manual de identidade visual para o projeto Impacto das Cores, partindo das necessidades e desejos explicitados pelo cliente. Com o intento de facilitar a identificação dos moradores e visitantes com o projeto e de estabelecer uma comunicação que independa do Providência Sustentável, o logotipo foi desenvolvido de forma que representasse a essência, produção e impacto do projeto na comunidade. O manual de marca foi criado com o objetivo de orientar toda a comunicação que seria produzida em seguida, servindo como guia não apenas de utilização e aplicação do logotipo, como também de todas as diretrizes da comunicação do projeto. Referências bibliográficas: BASTOS, Pablo Nabarrete; SALDANHA, Patrícia Gonçalves. A publicidade social sobe e desce o morro: a pesquisa do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) aplicada ao projeto pedagógico da AÊ!UFF (Agência Experimental da UFF). Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS v.19, n. 41 [1-17] set-dez 2018.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A elaboração de uma marca vai muito além de um simples rótulo ou uma assinatura. Segundo Vásquez, a identidade visual de uma marca é o que dá vida a todo o conceito e significado de um projeto, produto, empresa, etc. Ela é o que permite que o invisível, o intangível, se torne visível e perceptível para seu público: "Por meio dos elementos visuais outorga-se uma personalidade à marca, fazendo com que ela se diferencie das outras". (VÁSQUEZ, 2007, p. 206) É imprescindível para a elaboração da identidade visual de uma marca que toda a proposta conceitual esteja muito clara e definida. É preciso entender a essência, objetivo, público e origem da marca para poder representa-la visualmente. (CESAR, 2000, p. 118) Foram definidos junto ao cliente o posicionamento, conceito e slogan para construção de uma identidade conceitual da marca. O posicionamento definido foi de objeto de transformação social e espacial, de mobilização, preocupação e responsabilidade socioambiental e, por fim, de marca histórico-cultural dos moradores do Morro da Providência. O conceito desenvolvido foi o de tonalidades mobilizadoras, que acarretou no slogan "novos tons, novas histórias", a fim de transmitir toda transformação que é possível obter por meio das ações do projeto. A partir disso, a primeira etapa da identidade visual é a criação de um logotipo e leva consigo três princípios fundamentais: originalidade, fazer com que a marca seja única e se destaque das outras, significado, retratar a identidade e o conceito da marca, e lembrança, para que o logotipo tenha longevidade e ajude a marca a se estabelecer. (CESAR, 2000, p. 119) Métodos e técnicas utilizados: Com a identidade conceitual estabelecida, foram feitos os primeiros rascunhos de ideias, considerando o gosto do cliente. Era importante que o logotipo criado conseguisse transmitir toda a identidade do projeto e do local social e geográfico em que estava inserido. Eram três os aspectos que deveriam estar representadas visualmente no logotipo: as pinturas e a estética utilizada, o Morro da Providência e a ideia de ocupar e ressignificar o espaço por meio da arte. Com o programa Adobe Illustrator, a partir da família de fonte Big John, foi criada a tipografia do logotipo, a qual foi personalizada e modificada para se obter maior dinamismo e originalidade. Tendo como inspiração a silhueta do Morro da Providência, com todos os seus desníveis e irregularidades, e as formas geométricas utilizadas nas pinturas do projeto, muito inspiradas no cubismo e abstracionismo, foram criadas inúmeras formas que remetessem a essa estética e servissem de fundo para a tipografia. Essas formas, que nada mais são do que diversos planos delimitados pelos encontros de linhas, seguem direções que partem das letras da tipografia criada, que atuam como espécies de pontos de fuga. Estes dão origem a diferentes perspectivas lineares que fazem com que o logotipo adquira um comportamento mais tridimensional do que plano. (LUPTON; PHILLIPS, 2008, p.18) Além de delimitarem onde seriam adicionadas as cores do fundo, as formas também foram utilizadas para demarcar pontos de sombreamento na tipografia, a fim de criar a impressão de profundidade e volume à mesma. Com os pontos de sombra e cor definidos, a última etapa para criação do logotipo foi de dar a vida ao mesmo assim como nas pinturas do Impacto das Cores. Com diversas cores no fundo, branco na tipografia e detalhes em cinza para sombreamento, o logotipo finalizado cumpria toda a proposta inicial de representar o Morro da Providência, a noção de ressignificação do espaço por meio da arte e a estética das pinturas realizadas nas ações. Referências bibliográficas: CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. São Paulo. Futura, 2000. LUPTON, Ellen; PHILLIPS, J. C.. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. VÁSQUEZ, R. Identidade de Marca, Gestão e Comunicação. Revista Organicom, ano 4, n. 7. 2º semestre de 2007.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O logotipo criado representa visualmente toda a essência do Impacto das Cores, atendendo os princípios apresentados anteriormente: originalidade, significado e lembrança. Originalidade, pois a tipografia foi personalizada para este logotipo e as cores e formas geométricas seguem a estética das próprias pinturas do projeto. Significado, já que traduz graficamente todo o conceito e posicionamento da marca. E lembrança, pois o logotipo está muito inserido na realidade do seu público, sendo de fácil identificação e entendimento, além de utilizar elementos gráficos praticamente atemporais. O manual de identidade visual produzido contém 18 páginas ao todo e está dividido em três partes: o projeto (sobre e conceito), a marca (logotipo, tipografia, paleta de cores, estilo fotográfico, campo semântico e características da linguagem) e aplicações (cuidados na veiculação, versões de uso restrito, aplicações incorretas e exemplos de aplicações). As diretrizes de tipografia, paleta de cores, estilo fotográfico e aplicações são as explicitadas neste trabalho. A tipografia escolhida para ser utilizada nas peças de comunicação consiste de duas famílias de fontes: para títulos e informações de destaque, a DK Cinnabar Brush, que simula uma caligrafia feita a partir de pincel e tinta, e para texto corrido e informações de apoio, a família Gotham, uma fonte de fácil leitura. A paleta de cores foi inspirada pelas cores das pinturas realizadas, predominantemente as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e secundárias (violeta, laranja e verde). A partir delas foram selecionados tons mais suaves, para que as combinações ficassem mais agradáveis nas peças de comunicação. Essas cores configuram os tons coloridos da paleta. Os tons base são os correspondentes ao preto e ao branco, sendo utilizadas predominantemente para textos, apoio e fundos. A partir da teoria básica das cores, com o disco cromático de Isaac Newton, tem-se as combinações ideais entre os tons coloridos, a fim de que as peças sejam bem coloridas e harmônicas. Para maior contraste, tem-se as cores complementares, posicionadas diametralmente no disco, com temperaturas opostas. Já para cores mais quentes ou frias, combinações de cores próximas no disco, com temperaturas de cor equivalentes, contraste mínimo e harmonia natural. (LUPTON; PHILLIPS, 2008, p.72-73) O estilo fotográfico definido para a marca consiste em imagens coloridas, humanizadas e bem iluminadas. As imagens devem retratar ações, mostrando não apenas resultados das pinturas, mas também toda a mobilização social e o poder da população de ressignificar o espaço que habita. Por fim, o manual possui aplicações da marca para guiar o uso dela, incluindo a área de não-interferência (margem), dimensão mínima, versão preto e branca, positiva e negativa, aplicações proibidas e outras para visualização da marca em diferentes veículos. Considerações: A criação de um logotipo de uma marca e a sua identidade visual nunca são tarefas fáceis, requerem muita atenção à proposta e entendimento do que estará sendo comunicado. O contato direto com o cliente fez toda a diferença no processo, pois foi possível compreender não apenas seus desejos e necessidades, mas também suas dificuldades e a realidade do projeto. Mais do que estética, a identidade visual precisa realmente significar e refletir por completo o que é o projeto. O grande desafio deste trabalho foi justamente esse: dispor de signos visuais que transmitissem o que realmente é o Impacto das Cores, o Morro da Providência e a arte como ferramenta de transformação do espaço. Além disso, foi preciso pensar em diretrizes de comunicação que fossem intuitivas e pudessem ser facilmente entendidas pelos voluntários do projeto, que seriam os responsáveis por dar continuidade ao planejamento de comunicação integrada elaborado e realizado pela AÊ! UFF. Referências bibliográficas: LUPTON, Ellen; PHILLIPS, J. C.. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>