ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00670</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O roteiro de Soldado Psicodélico e Todas as Outras Coisas que Ficaram Pelo Caminho</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio F (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Lilian Solá Santiago (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho aborda os métodos, procedimentos e a concepção das ideias da construção de estrutura narrativa do roteiro de curta-metragem "Soldado Psicodélico: E Todas As Outras Coisas Que Ficaram Pelo Caminho", que por sua vez, traz no enredo a história do recém-formado ator Roger, que em uma discussão metalinguística a partir do desejo de transmitir diversas mensagens ao público, percebe que não consegue encontrar a forma correta de dizer nada. O presente trabalho visa debater entre muitas outras questões a falta de estabilidade profissional dos recém-formados em cursos referentes a profissões artísticas, em paralelo ao amor do indivíduo pelos objetivos a serem conquistados e o medo do mesmo em relação às cobranças sociais e finitude existencial. O contexto político brasileiro amplifica o debate, devido a instabilidade relacionada as questões culturais e a insegurança que se instaura nos produtores artísticos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro foi escrito para que se possam ser feitas novas experimentações de linguagens cinematográficas em cima de um texto que valorize, sobretudo, a força narrativa da imagem e dos símbolos audiovisuais, projetando o cinema universitário dentro e fora do país. Figuras como Syd Field e Charlie Kaufman foram essenciais para as pesquisas relacionadas a estruturação e experimentação de linguagem. Através do estudo do protagonista Roger, dar vida a sua subjetividade do mundo teatral e fantástico que ele enxerga serviu como justificativa paralela a uma época social, onde as visões de mundo possuem uma incomunicabilidade poucas vezes vista anteriormente. Inspirado por autores teatrais como Samuel Beckett, Luigi Pirandello e Bob Wilson, o roteiro encontrou uma estruturação imagética bem definida, tendo a vantagem de possuir um tema essencialmente humano como centro do enredo, já que o paralelo entre amor e medo pode ser traçado em qualquer vertente profissional ou emocional, para experimentar vertentes de linguagem e narrativa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O clima de intolerância, arrogância cultural e polarização política que se estabelece no Brasil acabam sendo um fator importante para o fortalecimento do discurso de  Soldado Psicodélico que entre suas reflexões, também aborda a instabilidade profissional do artista recém-formado. Na concepção do roteiro, a preocupação da narrativa metafórica e surrealista é reflexo dos símbolos e referências que compõem o curso da narrativa. Abaixo, alguns desses elementos são justificados: O Título:  Soldado Psicodélico era o título inicial do longa-metragem  Apocalypse Now como dito no documentário  O Coração das Trevas que explora os bastidores da produção do filme dirigido por Francis Ford Coppola, vencedor do Oscar de Melhor Filme e a Palma de Ouro em Cannes. Através do conceito explorado no roteiro  para onde vão as ideias esquecidas, os projetos inacabados, os sonhos abandonados e qualquer outra obra ou manifestação artística incompleta? , o título principal acabou sendo escolhido como homenagem ao título inicial abandonado. E o subtítulo  E Todas As Outras Coisas Que Ficaram Pelo Caminho por sua vez, é referente ao significado literal da frase, relacionando não somente o título inicial de  Apocalypse Now como também todos os outros projetos que nunca  nasceram , aos artistas que nunca conheceremos por causa da construção ideológica da fama, onde registros históricos estão voltados a uma privilegiada parcela de indivíduos e obras que adquiriram certo status, e todas as demais poéticas que jamais conheceremos. O Tio e o Medo: São personagens similares em objetivos dramáticos, os contrapontos psicológicos da positividade de Roger. Enquanto a figura literal do medo, representado por um boneco ventríloco aparece entre a fresta da porta do quarto de Roger durante a madrugada para atormentá-lo, a figura do Tio é a representação social desse medo, sendo a cobrança, a pressão ou a descrença de alheios para com nós. A construção visual baseada em vestes características do antigo Egito para o personagem Tio é uma criação psicológica de Roger, representando como aquela figura é endeusada pelos outros familiares, possui grande estabilidade financeira e porta-se de forma superior perando aos demais indivíduos. A Mãe e o Amor: Os elementos visuais que compoem a figura materna de Roger remetem a uma coruja, devido ao comentário popular da  mãe coruja referente à mulher deveras zeloza por seu filho. Enquanto Roger enfrenta a pressão familiar com o Tio, é na Mãe que o mesmo encontra o apoio. Porém, é na representação literal do Amor onde encontramos a maior complexidade psicológica de Roger: Tal personagem é traduzida visualmente como os pés de uma mulher, com as unhas pintadas de vermelho, simbolizando a podolatria, oriunda da anatomia do prazer. O fetiche vinculado à sexualidade de Roger não é aprofundado na narrativa, e a personagem não se limita a isso, pois é com o Amor que Roger encontra o debate mais profundo do roteiro: Sobre conquistar a fama não necessariamente representar o sucesso, pois diversos gênios e obras-primas foram perdidos no tempo por falta de  vitrínes as quais poderiam ter sido expostas, e isso, de forma alguma, faz deles inferiores, segundo o discurso da personagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>