ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00694</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto Experimental de Relações Públicas - Mirassol Futebol Clube</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caio Gonçalves de Oliveira Diniz (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Claudia Maria de Cillo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Maria Rosana Ferrari Nassar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Giovanni Zanotto Rafael (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Victor Hugo Avellar Totaro (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Guilherme Vedovello Pazzeti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Murilo Baroni Serafim (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Cinco títulos mundiais de futebol. É a impressionante marca que ostenta a Seleção Brasileira, célebre equipe que abrigou, e ainda abriga, alguns dos maiores craques que o jogo já produziu. Sede de incontáveis clubes e protagonista de uma série de eventos históricos do esporte, o futebol brasileiro é conhecido por acolher algumas das maiores torcidas do mundo e por contar com um campeonato nacional extremamente disputado  fatos esses que alçaram o Brasil ao posto de "País do Futebol". Ao longo dos anos, porém, o esporte e o país  juntamente com seus habitantes  mudaram consideravelmente. O jogo sofreu alterações de regras, a dominação financeira dos clubes europeus aumentou, a tecnologia passou a fazer parte do espetáculo e, por fim, os profissionais do futebol, consequentemente, tiveram de se adaptar às novas metodologias e formas de abordar o esporte. Observando todas essas mudanças, sob a ótica brasileira, é perceptível que o meio acadêmico poderia, pelo menos a nível de quantidade, ter contribuído mais com as instituições do mais popular jogo do mundo. Dessa forma, este Projeto Experimental de Relações Públicas, realizado em conjunto com o Mirassol Futebol Clube, tem como objetivo, além de auxiliar o clube do interior paulista a gerir estrategicamente sua comunicação, abrir um maior horizonte de possibilidades para a pesquisa científica dentro do ambiente futebolístico do Brasil e quebrar paradigmas que possivelmente afastem o esporte da academia. O Mirassol, clube oriundo de cidade homônima, foi fundado em 1925 e tem como casa o estádio José Maria de Campos Maia - popularmente conhecido como Maião. Os principais problemas apresentados pelo Clube foram a falta de verba para investimento em comunicação e a falta de um maior número de funcionários no departamento. No entanto, durante esta produção, ficou perceptível também a necessidade de engajar o Clube com sua comunidade local, tratando de engajar mais os torcedores e simpatizantes da equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é composto por nove etapas majoritárias: Fundamentação Teórica, que apresenta a importância do projeto e as obras bibliográficas que nortearam esta produção; Briefing, que fornece maiores detalhes técnicos e institucionais sobre o cliente; Comunicação e Redes de Relacionamentos, que contém uma análise da comunicação do cliente e um completo mapeamento de seus públicos; Análise Situacional, que versa sobre os fatores de ambiente externo que influenciam a organização; Pesquisas, que acomoda o planejamento e os relatórios das pesquisas realizadas; Diagnóstico, análise do micro e macro ambientes com destaque ao foco a ser trabalhado; Plano de Comunicação, uma proposta de estratégias de comunicação; Considerações Finais, as ponderações finais do trabalho sob o olhar da assessoria; e Ações Sugeridas, uma série de ações para serem executadas, com menor grau de urgência, num futuro próximo. Pontapé inicial desta empreitada, a colheita de informações para o Briefing, realizada em contato direto dos estudantes com o Mirassol na própria cidade do clube, apresentou pontos promissores a serem trabalhados, como a construção do novo centro de treinamento da equipe interiorana; e também as maiores dificuldades, como a baixa verba destinada ao departamento de comunicação. Com incontáveis dados da organização em mãos, o desenvolvimento de uma análise da comunicação do Clube e de um mapeamento de públicos preciso, melindroso pela quantidade de stakeholders presentes na rotina de um time de futebol, foram os desafios subsequentes que evidenciaram os bons relacionamentos mantidos pelo Leão e o espaço para uma comunicação institucional mais afirmativa. Para esta etapa, foi utilizada a classificação de públicos de Fábio França. Detalhados os fatores internos do Mirassol, foi feita uma completa Análise Situacional contendo: observações macroambientais, que apontaram para uma demografia singular da cidade de Mirassol; um profundo estudo de benchmarking, composto por seis diferentes recortes que levaram a uma série de conclusões sobre as práticas de comunicação no ambiente futebolístico; e uma auditoria de mídia, que indicou possíveis caminhos a serem explorados na gestão das redes sociais. Etapa seguinte, o desenvolvimento de uma pesquisa com a comunidade local mirassolense levou o grupo de autores a percorrer os 363 quilômetros que separam Campinas da cidade do Clube para indagar o povo de Mirassol sobre questões envolvendo o futebol e a própria cidade. A pesquisa foi de abordagem quantitativa, buscando avaliar e descrever as opiniões da população que participou do estudo. A técnica utilizada foi a probabilística por cotas proporcionais, o intervalo de confiança foi de 95% e a margem de erro de 5%. Quatro centenas de questionários foram aplicados e muitas informações, que posteriormente viriam a pautar o Diagnóstico, foram descobertas. Dentre elas, o marcante fato da falta de um símbolo que represente a cidade e a grande aceitação do futebol feminino. Trabalhando de forma a aproximar este projeto da linguagem futebolística, toda a Síntese Diagnóstica foi embasada em artes com claras referências ao popular esporte. Nesse sentido, a construção textual dessa fase foi um grande desafio, visto que, para acompanhar as representações gráficas, a parte escrita precisou seguir um formato alternativo e marcado por analogias. Por fim, seguindo os focos definidos no estágio anterior e considerando tudo que já havia sido desenvolvido, foi traçado um Plano de Comunicação com o objetivo de auxiliar o Mirassol a resolver as suas demandas mais urgentes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a pesquisa de Benchmarking, os dados foram coletados por meio de pesquisas de fontes primárias  conversas com prefeituras e clubes  e secundárias  informações presentes em pesquisas divulgadas na internet, veículos oficiais dos clubes, etc. Todas as informações foram levantadas durante os meses de abril, maio e junho de 2018. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa, utilizando o método comparativo para análise. A técnica foi a da observação sistemática, já que os mesmos aspectos foram analisados para os times selecionados e o quadro foi o instrumento que contribuiu para a organização das informações. A técnica da amostra foi a não-probabilística de seleção intencional, visto que todos os times foram escolhidos a partir de estudos prévios para melhor compreensão da identidade e vínculo com as respectivas comunidades locais. No total analisaram-se 21 clubes de futebol, sendo 16 nacionais e cinco internacionais. Quanto a pesquisa de campo, a abordagem foi quantitativa, buscando avaliar e descrever as opiniões da população que participou do estudo. A apresentação dos dados foi feita com o auxílio de gráficos e tabelas, distribuídos pelas variáveis que melhor qualificaram os dados coletados, sendo: sexo e idade. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas presenciais, de forma não disfarçada, contendo 23 questões. Após a questão filtro, que foi a inicial, divide-se o formulário em blocos de perguntas, sendo elas de identificação do entrevistado e, em seguida, de diferentes formatos: abertas, semiabertas, dicotômicas e tricotômicas. O universo/população da pesquisa foi composto por habitantes da cidade de Mirassol com mais de 16 anos de idade, de ambos os sexos, sendo estimado em 43.583. A técnica utilizada foi a probabilística por cotas proporcionais, sendo o tamanho da amostra de 400. O intervalo de confiança foi de 95% e a margem de erro de 5%. Para o desenvolvimento deste Projeto Experimental, foi também utilizada a pesquisa bibliográfica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>