ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00728</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta: Da pedra ao pixel, uma história da comunicação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caio Henrique Rodrigues de Oliveira (Fundação Oswaldo Aranha); Angélica Aparecida Silva Arieira (Fundação Oswaldo Aranha); Lucas Natal Chuva Rampazzo da Silva (Fundação Oswaldo Aranha); Victor Emanoel da Silva Souza (Fundação Oswaldo Aranha); Ana Clara Pereira Guimarães (Fundação Oswaldo Aranha); Mário Sérgio Moraes Bruno (Fundação Oswaldo Aranha); Juliana Cândida Moises Souza Lima (Fundação Oswaldo Aranha); Matheus da Silva Fernandes (Fundação Oswaldo Aranha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta o processo de criação e produção de uma peça audiovisual com a participação de alunos do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, cuja temática foi desenvolvida na disciplina de "História da Comunicação". O vinheta apresenta o título e abertura do vídeo que conta, de forma lúdica e sequencial, a história da comunicação por meio de uma viagem no tempo. Inicia-se a narrativa na origem da linguagem, passa-se pelos processos de evolução dos meios de comunicação contemplando desde a era primitiva até os dias atuais. Por meio de uma abordagem com toques de humor discreto e ao mesmo tempo educativo, o material tem como proposta fazer um convite para uma reflexão sobre como os meios de comunicação puderam conectar o homem e foram responsáveis por grandes evoluções sociais. Por meio de uma história sátira, esta evolução será contestada em vários momentos, mas sem perder o fim educativo, proposta elencada no briefing do cliente. No caso, as professoras da disciplina, que colocaram a necessidade de haver um produto audiovisual que pudesse de maneira rápida narrar como se deu o processo evolutivo dos meios de comunicação social. O objetivo era permitir que o conteúdo do bimestre, denso e teórico, pudesse ser produzido de maneira lúdica e ser apresentado na semana acadêmica do curso. O target, por tanto, foram os alunos de comunicação social do UniFOA e de instituições coirmãs da região Sul Fluminense. A proposta da criação desta vinheta teve como base despertar o interesse do público-alvo para o vídeo "Da pedra ao pixel: Uma história da comunicação" .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante a fase de planejamento foi identificada a necessidade do uso de uma identidade visual condizente ao mostrado no vídeo "Da pedra ao pixel: Uma história da comunicação", considerando os aspectos já explanados. A pesquisa foi realizada de forma autônoma, em consonância com a proposta da peça, que é instigar o interesse do target para o produto principal. Uma pesquisa foi realizada, tomando como base outras propostas já produzidas com este fim. A vinheta tem como uma de suas funções apresentar e introduzir o produto principal, ou seja ornamentar aquilo que estar por vir e se entende como foco central da proposta. Esse recurso torna o vídeo mais verossímil e cria uma aproximação com o público, que, no geral, demonstra curiosidade com o que o produto tem a apresentar. A vinheta passa , por tanto, a marcar o item a ser ofertado ao cliente, dando a ele uma espécie de identidade previamente anunciada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O lettering entra no enquadramento com um efeito produzido pelo programa After Effects e há uma animação para as palavras, de forma que elas aparecem rapidamente, porém respeitando o tempo de leitura. No fundo dessa cena, aparece uma ilustração de caverna, retirada de um banco gratuito, que no vídeo se movimenta utilizando o recurso zoom in. O vídeo se inicia com um fade in e a técnica light leak. Encerra-se com um fade out, também com light leak.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>