ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00734</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Ane Brechó</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Isabela Cardoso Ferreira (Universidade Federal de Uberlândia); Cassiana Batista da Cruz Silva (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Luiza Pereira Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Marcelo Marques Araújo (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Ane Brechó é um empreendimento que pertence à Maria Cleidiane Franco. A empresária fundou a primeira loja em dezembro de 2016 e, eventualmente outras duas lojas físicas, sendo inauguradas em setembro de 2017 e outubro de 2018. Atualmente, existem duas lojas do brechó. O projeto de comunicação começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2018, antes da inauguração da nova loja, sendo assim, o trabalho contribuiu com um momento importante durante a implementação do empreendimento. O projeto foi desenvolvido como trabalho da matéria Assessoria e Comunicação Organizacional do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia(UFU). Entre os requisitos avaliativos da disciplina, os alunos devem escolher uma empresa ou instituição para desenvolverem um plano de comunicação e assessoria . A partir da escolha pela empreendimento  Ane Brechó , uma análise da situação de marketing e comunicação da marca foi feita, encontrando seu pontos fortes, fracos, as situações - problemas e, como essas seriam solucionadas. Descobriu-se então, uma marca em uma ótima localização geográfica, perto da Universidade próxima aos potenciais clientes, com um espaço físico atual e jovial mas, que não atingia o público jovem; fraca divulgação e engajamento nas redes sociais Instagram e Facebook. Percebeu-se que o brechó tinha um público fiel, que recebia divulgações apenas via Whatsapp, por outro lado, foi notório que a proprietária não conseguia conquistar novos cliente e atingir o público jovem que reside próximo ao estabelecimento ( que já têm práticas de comprar em brechó) . Essencialmente, o brechó pauta-se em uma ideia de moda sustentável, ou seja, a venda de roupas e acessórios usados, mas em perfeitas condições de uso, à um valor acessível para grande parte da comunidade. Reutilizar roupas e acessórios colabora com o meio ambiente e diminui o consumismo exagerado incentivado e defendido por grandes marcas. Assim, um dos valores da marca já se faz presente, como dito pela própria dona:  o prazer de se vestir bem gastando pouco . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Para diagnóstico da situação comunicacional e de marketing do Ane Brechó, o grupo realizou reuniões com a proprietária, para criação do valor e posicionamento da marca, que até então não estavam claras e não tinham sido colocadas no papel . Também realizamos visitas às lojas físicas para entender a personalidade da marca e um acompanhamento das redes sociais. Foram entre as visitas que nós conseguimos acompanhar e entender o perfil das cliente e perceber o relacionamento deles com a marca e qual seria a melhor estratégia de comunicação para manter a fidelidade delas com a marca e como conquistar novos públicos. Além disso, acompanhamos o processo de reciclagem que as roupas passavam, parte fundamental da essência do projeto de comunicação. Foi principalmente através do acompanhamento presencial com as cliente e a proprietária que diagnosticamos que as práticas comerciais do  Ane Brechó apesar de alcançar resultados significativos e crescente, ainda não tinha atingido o potencial que poderia alcançar. A elaboração do projeto foi baseada nas orientações da disciplina de Assessoria e Comunicação Organizacional, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a partir das de referências bibliográficas da área. Desta forma, foram feitas pesquisas de análise de similares, sendo uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que busca entender sobre o mercado e as estratégias a serem adotadas. Foram feitas também análises de brechós que se destacam na cidade, além de pesquisas bibliográficas de autores que tratam das temáticas da assessoria de imprensa. Foram elaboradas ainda pesquisas sobre temática de moda sustentável e estratégias branding para atrair o público e fazer com que eles se identifiquem com a proposta da marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Ao realizar-se às entrevistas com a proprietária, as visitações as lojas físicas e a sondagem das redes sociais, um plano de assessoria e marketing com diferentes ações foi traçado. Entre eles, um press release, com a intenção de divulgação da marca Ane brechó foi criado e enviado para diversos veículos da imprensa local. O produto seguiu o perfil de uma reportagem especial, contextualizando o assunto, mostrando causas e efeitos da moda sustentável e narrando o fato ao qual o assessorado está relacionado. A grande reportagem buscou conscientizar o leitor sobre as vantagens da compra em segunda mão, em que se baseia o brechó e, a sustentabilidade que isso envolve, relacionando assim a missão, os valores e o posicionamento do Ane Brechó. Um dos motivos para se produzir esta grande reportagem foi a oportunidade de se produzir uma reportagem sobre moda sustentável, reutilização de produtos, e incentivo à compra da moda slow fashion. Além do press - release, uma programação de divulgação das redes sociais, Instagram e Facebook, também foi feita. Tendo início com o lançamento da nova unidade do Brechó, um  gancho visto pelo grupo como uma grande oportunidade. Para que esses post s chamassem a atenção optou-se pela criação visual do Brechó, criando nos seguidores uma memória que sempre remete-se à marca assessorada quando vissem determina paleta de cores e artes. Para conquistar novos públicos, em especial o universitário, foram feitas parcerias com estudantes que também divulgaram sobre a inauguração da nova loja e também sobre o Brechó em si, postando em suas redes sociais sobre, em especial stories no Instagram. Para isso, foi passado para os estudantes o que era a marca, seus objetivos, ideias, os produtos vendidos e valores, o que chamou a atenção, tanto para compras quanto para divulgação. Já nas redes sociais do Brechó, posts sobre dicas de moda e sustentabilidade também estavam presentes. Por fim, uma ecobag e um folheto explicativo sobre os valores e ideais do Brechó foi produzido. Optou-se pela ecobag por ser uma mercadoria sustentável, útil ao dia a dia das consumidoras e que consequentemente faria uma divulgação indireta da marca, em locais nos quais as clientes usassem. A ecobag foi produzida pelo grupo Park Fashion e bordada pelo Ateliê Pinta e Borda, composto por mulheres, o que se tornou uma motivação maior pela escolha do Ateliê, com o intuito de vincular o Brechó com outros projetos de mulheres empreendedoras. O objetivo é que a bolsa fosse dada às clientes que gastassem, dentro do brechó, um valor estipulado pela proprietária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>