INSCRIÇÃO: 00735
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA01
 
TÍTULO: Spoiler
 
AUTORES: Gabriel de Melo Evangelista (Universidade Cruzeiro do Sul); Lais Nazareth de Almeida Cardoso (Universidade Cruzeiro do Sul); Krishna Gomes Tavares (Universidade Cruzeiro do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Spoiler é um média-metragem de ficção que aborda os gêneros suspense e terror, desenvolvido como Trabalho de Conclusão do Curso Superior em Rádio, TV e Internet, da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL – São Paulo). ਀ A trama apresenta o momento da vida de Oscar, um roteirista independente, que ao mudar-se de casa encontra uma caixa, o primeiro objeto enigmático do enredo, no qual, possui ligação com os eventos sobrenaturais atraindo qualquer pessoa que entre em contato com os objetos ali presentes. O enredo de uma possível premonição agrega mistério à obra aqui tratada. ਀ O objetivo de produzir um média-metragem cujo roteiro original incitasse em nosso espectador a dúvida sobre a realidade do filme utilizando elementos de suspense da historia, necessitou do desempenho exímio de cada integrante da equipe, bem como um bom método de direção geral da obra.
 
INTRODUÇÃO
A partir da primeira reunião, no qual, fora definida a proposta de trabalho de conclusão do Curso Superior em Rádio, TV e Internet, a equipe buscou trabalhar as melhores formas de organização para que o produto final correspondesse o cumprimento de prazos, funções primárias e secundárias, bem como planos alternativos em possíveis ocorrências de falhas ao longo da produção. Para isso, o grupo foi dividido em quatro equipes: equipe criativa de roteiro e direção; equipe de gerenciamento de recursos; equipe criativa de elementos visuais e equipe criativa de produção. Todas as funções relativas conectaram-se para um melhor aproveitamento do tempo e desenvolvimento do projeto como um todo. ਀ Partindo da fundamentação teórica sobre pesquisas que antecederam a pré-produção, o roteiro da obra utiliza-se dos seguintes elementos: a ludicidade, o tempo e a maldição. E juntamente com o diretor da obra, o roteiro foi trabalhado com o objetivo de proporcionar ao espectador questionamentos acerca da veracidade da narrativa exibida. ਀ Em Spoiler a mensagem tem de ser observada com devida atenção às cenas e sons. O personagem principal, Oscar, é um roteirista independente e o telefilme se desenrola até o desfecho intrigante sobre tudo realmente ter acontecido ou seria mais uma ficção dele? Para um melhor entendimento da proposta desta obra no decorrer das elaborações sobre os elementos sobrenaturais, exploramos as bases dos gêneros trabalhados partindo do próprio título: Spoiler, é o próprio mistério a abranger a trama. ਀ Como o principal elemento de terror da obra, a personagem Vendetta vem representar o sentimento de vingança estimulando a quem quer que entre em contato com os objetos amaldiçoados que são encontrados na nova residência de Oscar. Por ser um personagem representativo, sem falas, tentamos expressar isso em sua maquiagem: toda vez que Vendetta conclui sua possessão por completo o indivíduo passa a ter as mesmas características. Nossa proposta foi trazer algo que marque o emocional do público, somado à fantasia.
 
OBJETIVO
O processo de produção em Spoiler apresentou à equipe desafios intensos para que toda a logística montada sob a proposta de determinado resultado fosse alcançada. Tal cuidado se fez presente desde a pré-produção à pós-produção, e é importante que citemos um fator especial para que a obra cumprisse com tudo o que fora projetado: o elenco de atores. Para a seleção de nosso casting, foram preparados 4 dias de testes considerando os perfis levantados pelos roteiristas O preparo de nosso elenco ao longo da trama contou, também, com um bom preparo da abordagem do diretor.਀ O método de direção aplicado em Spoiler se baseou no capítulo 11 do livro "Directing Feature Films" do diretor e roteirista Mark W. Travis intitulado de "No more Acting, no more Directing" (Sem mais atuação, sem mais direção). O conceito basicamente segue a lógica de fazer com que o ator mergulhe no papel do personagem a ponto de perder o senso da sua própria realidade como ator e assumir a sua existência como sendo o personagem, parando de atuar e passando a viver o seu novo eu. Desta forma se utiliza pouquíssimo a técnica de marcação de cena, o ator (personagem) sabe o que vai fazer e o personagem (não mais ator) sabe o que precisa fazer. ਀ “Se você sentir a necessidade de discutir a emoção de um personagem, você vai਀琀漀爀渀愀爀 愀 搀椀爀攀漀 洀攀渀漀猀 洀愀爀挀愀搀愀 瀀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀漀 猀攀 瘀漀挀 挀漀渀攀挀琀愀爀 椀猀猀漀 愀 甀洀 愀樀甀猀琀攀 metafórico" (WESTTON, Judith. Direting actors. First Printing, EUA: Michael Wiese Productions, MWO, May 1997). ਀ A fotografia de Spoiler contou em sua maior captação com a luz natural, tanto਀瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 昀椀搀攀氀椀搀愀搀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 爀攀愀氀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 琀漀洀愀洀漀猀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 最渀攀爀漀⸀ 伀猀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀 匀瀀漀椀氀攀爀 昀漀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀 搀攀 搀甀愀猀 昀漀爀洀愀猀㨀 渀攀甀琀爀愀 攀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀⸀ 䌀漀洀漀 昀漀爀愀洀 瀀漀甀挀漀猀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 昀漀爀愀洀 渀攀甀琀爀漀猀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 漀 爀椀琀洀漀 搀漀猀 搀椀氀漀最漀猀⸀ 䨀 瀀愀爀愀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 suspense, o quarto de Oscar, trabalhamos planos propositais à determinada reação do telespectador: suspense, surpresa, tensão, curiosidade. O equilíbrio do filme deu-se no ritmo em que os ambientes foram montados e interligados na sequencia dos acontecimentos.਀ Toda a captação foi realizada utilizando uma câmera Sony A7Sii com uma lente਀䌀愀渀漀渀 ㈀㐀ⴀ㜀 洀洀 䔀䘀 ㈀⸀㠀 渀愀 爀攀猀漀氀甀漀 㐀䬀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 琀攀渀栀愀洀漀猀 漀瀀琀愀搀漀 瀀漀爀 瀀漀爀 攀搀椀琀愀爀 攀洀 䘀甀氀氀䠀䐀Ⰰ 愀猀猀椀洀 瀀漀搀攀洀漀猀 琀攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瘀攀爀猀愀琀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 ⠀挀漀洀 稀漀漀洀 搀攀 愀琀 ㌀  ─ 猀攀洀 瀀攀爀搀愀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⤀ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 琀攀爀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 挀洀攀爀愀⸀ ਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 昀椀氀洀攀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 愀氀最甀渀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀 愀猀 愀攀猀 搀愀 嘀攀渀搀攀琀琀愀Ⰰ 甀洀 攀猀瀀爀椀琀漀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 洀漀琀椀瘀愀漀 甀猀愀爀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 搀漀 挀漀爀愀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀愀 琀漀洀愀爀 瀀漀猀猀攀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 瀀漀甀挀漀 愀 瀀漀甀挀漀⸀ ਀唀洀愀 搀攀猀猀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 昀漀椀 漀 甀猀漀 搀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 愀渀愀洀爀昀椀挀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 一漀 椀渀椀挀椀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 愀 瀀爀漀瀀漀爀漀  搀攀 㘀㐀㨀㈀㜀 ⠀㄀⸀㌀㌀㌀⤀ 攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 挀攀渀愀猀 渀漀 焀甀愀爀琀漀 搀攀 伀猀挀愀爀 ⠀愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀Ⰰ 嘀攀渀搀攀琀琀愀 攀猀琀 愀最椀渀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀⤀ 愀 椀洀愀最攀洀 瘀愀椀 攀猀琀爀攀椀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀琀 漀 瀀漀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 渀愀 切氀琀椀洀愀 挀攀渀愀 愀 瀀爀漀瀀漀爀漀  搀攀 㠀㨀㌀ ⠀挀攀渀愀 洀愀椀猀 攀猀琀爀攀椀琀愀⤀Ⰰ 攀猀猀愀 洀甀搀愀渀愀  猀甀琀椀氀 攀 瀀漀甀挀漀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 洀愀猀 愀漀 攀猀琀爀攀椀琀愀爀 愀 琀攀氀愀 漀 挀氀椀洀愀 琀攀渀猀漀 攀 猀甀昀漀挀愀搀漀 愀甀洀攀渀琀愀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 猀攀渀琀椀搀漀 瀀攀氀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 唀洀愀 漀甀琀爀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀攀 嘀攀渀搀攀琀琀愀 昀漀椀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀漀爀⸀ 䐀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 攀洀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 瘀愀椀 猀攀 攀猀琀爀攀椀琀愀渀搀漀 瀀爀漀最爀攀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 渀愀猀 挀攀渀愀猀 攀洀 焀甀攀 嘀攀渀搀攀琀琀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 搀攀 伀猀挀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 昀椀挀愀 搀攀猀猀愀琀甀爀椀稀愀搀愀Ⰰ 挀栀攀最愀渀搀漀 愀 昀椀挀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 ㌀ ─ 搀愀 挀漀爀 漀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 琀甀搀漀 瀀愀爀愀 瀀愀猀猀愀爀 漀 挀氀椀洀愀 搀攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀漀猀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀