ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00748</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;All Star Converse - Seja o que quiser</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Victor Silveira Paixão (Universidade Veiga de Almeida); Christinie Peçanha Thompson (Universidade Veiga da Almeida); Evângelo Leal Gasos (Universidade Veiga da Almeida); Claudia Dias Elias (Universidade Veiga da Almeida)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho desenvolvido como projeto final para a disciplina de Fotografia Publicitária, na qual o cliente escolhido foi a marca Converse e seu modelo mais popular de tênis: o All Star. Criado por Marquis Mills Converse em 1917. A Converse comercializa os tênis em mais de 35 mil lojas independentes em 160 países ao redor do mundo. Além disso, os tênis podem ser encontrados nas mais de 90 lojas próprias da Converse em território americano. Desde seu lançamento no mercado já foram comercializados mais de um 1.3 bilhões de pares do All Star. Os modelos clássicos, de lona, com cano baixo, e cores tradicionais, como azul, preto e vermelho são os mais vendidos pela marca. A enorme popularidade do modelo faz com que 65% dos americanos tenham pelo menos um par de All Star. O tênis jamais esteve tanto na moda. Mais de 3.000 novos modelos são lançados a cada ano. A marca é dividida em diferentes linhas que são vendidas de forma segmentada conforme o ponto de venda: Premium para butiques altamente especializadas, Clássico para lojas multimarcas e esportivas, Rock e Militares entre os especialistas de jeans, etc...</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Grande parte das pessoas  em sua maioria adolescentes e jovens adultos - procuram ser aceitas, procuram seu lugar no mundo e têm um jeito muito próprio de expressar seus sentimentos e seus gostos. O All Star é um tênis muito conhecido por ter várias cores e estilos diferentes, com infinitas possibilidades de combinações. E por que não juntar os dois fatos em algo único como uma campanha publicitária para a marca Converse? Uma vez que, com o passar dos anos, o tênis  que incialmente fora fabricado com o objetivo de ser um tênis voltado para o basquete  foi ganhado as mais diferenciadas funções e passou a ser muito usado no dia a dia com as mais variadas opções de roupas: desde vestidos florais passando por shorts jeans até mesmo chegando à ser combinado com calças de moletom. As possibilidades são infinitas e, justamente por isso, é um tênis capaz de se adequar e se adaptar a qualquer que seja o estilo. Quisemos mostrar que um tênis pode ser uma parte de você. Pode ser uma forma de expressão e de se colocar perante ao mundo, e não somente mais um acessório.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a execução e criação da fotografia da campanha, foi pensada e proposta a escolha de 4 cores para os tênis: preto, branco, vermelho e azul  que são as cores mais famosas e conhecidas do modelo. E, para cada tênis, foi escolhido um objeto para fazer essa relação. O foco da foto e da campanha foi inteiramente nos tênis e nos objetos de cena. Optamos pela escolha de um fundo branco para que tudo se harmonizasse e o destaque fosse para os elementos certos. Como só apareciam as pernas dos modelos, quisemos fazer tudo de uma forma que fosse possível identificar seus estilos e personalidades somente pelos membros inferiores em conjunto com os objetos. A câmera utilizada foi uma Canon Rebel EOS T5 com a lente EF-S 18-55mm F 3.5/5.6. O processo de desenvolvimento da peça se deu dentro da sala de aula ao decidirmos que gostaríamos de trabalhar com a marca Converse. Todo o processo criativo se baseou em trazer o conceito de possibilidades e auto aceitação para a marca, caindo num viés de questões sociais e possibilidade de se incluir e se representar no mundo com a ajuda de um tênis que é confortável e já atravessa gerações fazendo sucesso entre jovens adultos e adolescentes e trazendo uma mensagem de união e inclusão. Tudo se deu dentro do laboratório de fotografia da Universidade Veiga de Almeida com a orientação da professora Cláudia Elias e a ajuda de alguns colegas de classe como modelos. Fizemos um esboço para termos uma ideia básica de como seria a  foto ideal e então começamos a trabalhar em cima disso. Foram tiradas, ao todo, 98 fotos de diferentes ângulos e posições até que fizéssemos uma pré-seleção das melhores e, então, a foto perfeita seria escolhida. Utilizamos a própria luz do estúdio direcionada para os modelos para que tudo ficasse o mais iluminado com os objetivos em suas cores mais fiéis e reais possíveis. Após isso, foi feita toda a parte gráfica de correção de cores e a adição do nosso slogan  e nome de campanha  e o logo da marca Converse.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>