ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00763</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;NPixels: Agência Experimental dos Cursos de Comunicação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Raquel Caroline Rangel Xavier da Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Gabriel Meirelles dos Santos (Centro Universitário Newton Paiva ); Gabriel Florentino da Silva (Centro Universitário Newton Paiva ); Cristina Santos de Azevedo (Centro Universitário Newton Paiva); Luana Teixeira de Souza Cruz (Centro Universitário Newton Paiva )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A NPixels  Agência Integrada dos Cursos de Comunicação Newton, desde que foi implantada exerce um papel fundamental na vida acadêmica e profissional dos estagiários. O envolvimento dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda é essencial para compreender que as atividades nas duas esferas da comunicação já não são mais exercidas isoladamente. "O ambiente em uma agência experimental de comunicação pode estimular o aprendizado dos alunos porque procura simular uma atividade semelhante ao desenvolvido no mercado de trabalho. Não há uma regra geral de constituição de uma agência experimental, porém a agência deve estruturar suas atividades para vincular as disciplinas desenvolvidas nos cursos de comunicação". (Rosava Vaz Silveira, Caroline Delevati Colpo, Marta de Oliveira Santos, no paper O desenvolvimento do planejamento estratégico da Agência Experimental para agregar valor à imagem institucional dos Cursos de Comunicação, Expocom, 2012). A exigência do mercado de trabalho requer profissionais multidisciplinares, com uma visão ampla, dinâmica, globalizada e social. Sendo assim, a NPixels, como Agência Experimental, cumpre o papel de desenvolver programas de TV, programas de rádio, gestão de canais digitais e atendimento às organizações não governamentais estimulando as articulações dos estagiários em diferentes segmentos da sociedade. Todas as produções foram realizadas por estagiários da Npixels (alunos de Publicidade do curso de Comunicação), sob a supervisão das funcionárias Tábata Martins e Carolina Nogueira Machado. Os trabalhos contam com apoio dos técnicos dos laboratórios Newton Paiva (espaço New Hub). Todo o conteúdo produzido em 2018 pode ser encontrado no site da Npixels (https://npixelsagencia.wordpress.com/) e nas demais redes sociais: Facebook, (http://www.facebook.com/npixelsagencia), Twitter (http://www.twitter.com/npixelsagencia), Instagram (https://instagram.com/npixelsagencia), Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCZIIrjTNb0wlk18ZBLIkMOA), Flickr (https://www.flickr.com/photos/138541601@N08/). No que diz respeito às atividades da Agência, são ao todo cinco (6) projetos: Sensibiliza, Atualiza, Verbaliza, Viraliza, Sintoniza e Socializa, mas especificamente da publicidade são 3 projetos: -Socializa: voltado para a mobilização social. -Sensibiliza: visa divulgar negócios de impacto em Belo Horizonte e região. -Viraliza: voltado à captação de novos por meio de oficinas gratuitas e interativa no entorno do campus Avenida Carlos Luz 220. Os principais objetivos da Agência são oferecer para os alunos: - Aprendizado prático das teorias de comunicação; - Qualificação da formação alinhada às tendências e competências já exigidas pelo mercado de trabalho e pelas Diretrizes do MEC.; -Possibilidade de criação de portfólio; -Criar o sentimento de pertencimento e colaboração nos alunos de Comunicação Newton. -Desenvolver competências pessoais, conscientizando-os sobre a importância do uso social de suas habilidades técnicas; -Aguçar o interesse por atividades ligadas à pesquisa e extensão; -Oferecer estágio supervisionado; -Desenvolver o senso estético e artístico dos alunos de Publicidade. - Aprimorar o repertório dos estagiários de Publicidade. Com foco no desenvolvimento institucional e atendimento à comunidade, os principais objetivos são: -Fomento da visibilidade para os cursos de Comunicação Newton e consequente surgimento de prospects; -Atendimento às ONGS da comunidade local; -Criação de canais para a abordagem e discussão de temas sociais importantes; -Criação de canais para desenvolvimento e divulgação de ações e práticas Newton ligadas aos ODS. -Sensibilizar a sociedade para os projetos sociais e negócios de impacto; - Comprometer-se com os clientes, prazos e objetivos desenvolvendo soluções criativas e inovadoras. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">1) Cliente: Opus Universitário Campanha: Divulgação e Premiação do evento Definição: Produção de post e cartaz para a divulgação da 21° edição do Opus universitário, um evento que premia alunos por desenvolverem atividades relacionadas à publicidade, que beneficiam o terceiro setor. Além de proporcionar a propalação do acontecimento, foi necessário a produção de troféu e certificado. Como conceito foi escolhido "Xilogravura" e tema "tolerância, adversidade, liberdade, diferença". A escolha está ligada à ideia de liberdade cultural e tolerância. 2) Cliente: Lupa Campanha: Divulgação e Premiação do evento Definição: Produção de post e cartaz de divulgação para a 2ª edição do Lupa, evento que premia os estudantes de Jornalismo que desenvolvem projetos focados em cidadania, sociedade e meio ambiente. Também foi necessário a criação de um troféu e certificado. As peças têm caráter institucional e de posicionamento de marca, pois o Lupa é um evento novo que precisava ser introduzido na comunidade acadêmica. 3) Cliente: Sensibiliza Campanha: Vídeo do projeto "Raízes" Definição: Sensibiliza é um projeto de extensão que integra a plataforma internacional ImpactMania e a Npixels. É pensado em prol da pesquisa e divulgação de negócios de impacto em Belo Horizonte, além de estar alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Raízes é uma empresa com diretriz, atualmente, em desenvolver negócios sociais de impacto e igualdade de gênero, que valorizem a cultura local de territórios com baixo IDH. A parceria entre a Raízes e o Sensibiliza foi a segunda edição do projeto de extensão. Os estagiários bolsistas e voluntários foram para Itabira, na Região Central de Minas Gerais, onde conheceram e gravaram o vídeo sobre a Raízes. Também registraram as atividades do Projeto Flores do Carmo, distrito apadrinhado pela empresa. A ação visa empoderar mulher do distrito e as incentivam a serem independentes por meio da tecelagem. 4) Cliente: Verbaliza Campanha: Vinhetas dos quadros do programa Definição: Verbaliza é um programa de TV digital com o objetivo de propiciar o aprendizado prático das teorias de produção audiovisual aos alunos do curso de Comunicação Newton. É um canal de abordagem e discussão de temas sociais e também serve para divulgação interna e externa das ações e práticas Newton relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa conta com 5 vinhetas, mas para a apresentação no Expocom foram selecionadas 3: abertura do programa e as entradas dos quadros Pixelando e Off. As vinhetas transparecem os ideais dos quadros e do programa, buscando a imersão antes mesmo da informação. Ou seja, cada vinheta mostra o gênero e o nome do quadro/programa e algum easter egg. 5) Cliente: Curso de Comunicação Newton Campanha: Divulgação dos Cursos (Guia de Carreiras) Definição: Os Guias de Carreiras foram criados como uma proposta de divulgação dos cursos de comunicação Newton. São usados como ferramenta para a atração e captação de potenciais alunos dos cursos. São 3 vídeos: O primeiro focado na área da comunicação e nas possibilidades de carreira dentro desse universo. O segundo e o terceiro são direcionados à atuação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. 6) Cliente: Curso de Comunicação Newton Campanha: De olho nas Cores Descrição: O de Olho nas Cores é uma proposta de oficina sugerida à coordenação do Curso de Comunicação Newton, para a realização coletiva em um ambiente externo. Para a execução da ideia foi elaborado um logo. 7) Cliente: Curso de Comunicação Newton Campanha: Aurora Criativa Descrição: o Aurora Criativa é uma proposta de evento sugerido à coordenação do Curso de Comunicação Newton. A ideia é que os alunos virem uma noite trabalhando em atividades previamente selecionadas e, no final, desenvolvam um produto. Para a execução da ideia foi elaborado um logo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">1) Cliente: Opus Universitário Campanha: Divulgação e Premiação do evento Descrição: As peças mostram os elementos mais importantes por trás da Xilograura. O trabalho foi inspirado em J. Borges, um artista e cordelista brasileiro dono de uma técnica própria de colorir as imagens. Esse método foi usado como referência para a escolha das cores. O post foi idealizado no tamanho de 500x500 px, o cartaz numa folha A3 e o troféu no tamanho de 14 cm por 9,067, com 10mm de espessura. As produções foram feitas no Illustrator por dois estagiários de publicidade e o certificado foi finalizado no InDesign.. A circulação das peças foi interna e/ou por redes sociais. 2) Cliente: Lupa Campanha: Divulgação e Premiação do evento Descrição: A proposta é ser mais institucional e fazer referência à profissão jornalística. O elemento principal, a lupa, se refere à procura da informação em diferentes temas e ambientes. Foram escolhidas as cores branco e vermelho e fontes sem serifa, que dão suavidade e leveza para obter máxima clareza do conteúdo exposto. As peças produzidas no Illustrator foram idealizadas para divulgação interna em redes sociais. 3) Cliente: Sensibiliza Campanha: Vídeo do projeto  Raízes Descrição: Num vídeo que mistura animações com imagens verídicas da atuação da empresa, vemos, principalmente, a atuação dela no distrito de Flores do Carmo e seu impacto local, nacional e global. O vídeo é um depoimento das sócias da Raízes sobre a história e conquistas da empresa. A produção foi gravada em Itabira- MG, com uma Canon T5I e um microfone de lapela. O vídeo foi veiculado no Youtube e tem um pouco mais de sete minutos. Sua edição foi realizada no Premiere e conteve 13 estagiários de Publicidade e Jornalismo envolvidos na produção. 4) Cliente: Verbaliza Campanha: Vinhetas dos quadros do programa Descrição: As ilustrações da vinheta foram feitas no Illustrator e as animações no After Effects. As cores e desenhos são bem lúdicas e fazem uma pequena interação mostrando o segmento do quadro referente. Todas as vinhetas do programa têm cerca de 10 segundos e foram finalizadas no Premiere. O trabalho foi realizado por um estagiário publicidade e um técnico de edição. 5) Cliente: Curso de Comunicação Newton Campanha: Divulgação dos Cursos (Guia de Carreiras) Descrição: Os vídeos são animações e mostram os benefícios dos cursos, isso é feito de forma lúdica e interativa. Os produtos são narrados na 3ª pessoa para simular uma conversa e deixar todo o conteúdo mais convidativo. As animações são de confecção de 5 estagiários da agência. Os vídeos possuem cerca de um minuto e meio. As ilustrações foram feitas no Illustrator para que fossem animadas, posteriormente, no After Effects. 6) Cliente: Curso de Comunicação Newton Campanha: De olho nas Cores Descrição: O logo é uma proposta de integração entre o ícone e o texto, na qual os dois se relacionam de forma literal e figurativa. As cores escolhidas são complementares e tornam a ligação entre os elementos bem mais harmônica, conotando uma ideia de mistério visual. A principal inspiração foram os binóculos, as lunetas, os telescópios e os periscópios, mas também os olhos humanos que nos tornam capazes de ver as cores. A produção foi feita no Illustrator, na qual foram escolhidas duas partes de uma tríade na escolha das cores, roxo e laranja. As tipografias escolhidas foram Active Sans e a cinematográfica, ambas sem serifa. 7) Cliente: Curso de Comunicação Newton Campanha: Aurora Criativa Descrição: O logo do evento evidencia a palavra aurora com um ícone que remete ao significado do termo. As cores utilizadas são análogas (azul, roxo e verde), o que faz com que a relação entre o ícone e o texto seja orgânica. A fonte escolhida, Affogato, é simples, deixando, por fim, a marca com mais personalidade. A produção feita no Illustrator e a inspiração foi a própria aurora e sua continuidade de cores, essa ideia foi transmitida de forma mais minimalista. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>