INSCRIÇÃO: 00765
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO01
 
TÍTULO: NPixels: Agência Experimental do Curso de Jornalismo
 
AUTORES: Cristina Santos de Azevedo (Centro Universitário Newton Paiva); Gabriel Florentino da Silva (Centro Universitário Newton Paiva ); Raquel Caroline Rangel Xavier da Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Gabriel Meirelles dos Santos (Centro Universitário Newton Paiva); Luana Teixeira De Souza Cruz (Centro Universitário Newton Paiva )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A NPixels, Agência experimental dos Cursos de Comunicação do Centro Universitário Newton Paiva, surgiu com o intuito de contribuir para o aprendizado dos alunos além da sala de aula e seguindo as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de comunicação social, que prevê espaços qualificados para a aplicação prática das teorias da comunicação. Os programas vinculados à agência experimental são o planejamento, criação, gestão e mensuração de um programa de TV, um programa de rádio e quatro canais digitais (site, blog, boletim online e perfis/páginas nas mídias sociais Facebook, Instagram e Youtube). "O formato de funcionamento das agências experimentais segue, em sua maioria, o mesmo utilizado pelas agências comercias, na tentativa de reproduzir tais ambientes e aproximar ao máximo os alunos da realidade que encontrarão depois de graduados". (PÚBLIO E MADER, no artigo A Relevância das Agências Experimentais na Aprendizagem dos Alunos de Comunicação Social, Cadernos da Escola de Comunicação, 2017). Por isso, os alunos, com a supervisão de profissionais qualificados, praticam a vivência real de uma agência de comunicação, com várias atividades propostas, como: a produção de jornalística, apuração, contato direto com fontes, locução e edição de matérias para rádio, recomendação e elaboração de pautas, reportagem em entrevistas externas, edição de matérias de vídeo, redação para internet, práticas de S.E.O. e gestão de mídias sociais. Os estudantes, durante a graduação, têm a oportunidade de idealizar e criar produtos audiovisuais, radiofônicos e digitais quando há solicitações associadas às disciplinas ministradas que somente ocorrem em períodos pré-estabelecidos. Por esse motivo, os projetos de extensão, propostos pela agência, ampliam o conhecimento prático dos estudantes que, por sua vez, se inserem em um ambiente de aprendizado profissional com demandas reais. Essa ação facilita a prática dos temas discutidos em sala de aula como foi apontado no I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX, 1987), "a Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da praxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento". Além disso, os trabalhos proporcionam a elaboração de portfólio aos alunos inseridos no programa. Esses exercícios abrangem tanto temas sociais importantes quanto assuntos relevantes aos alunos e recém-formados na área da Comunicação. Os projetos são todos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, dentre os objetivos, estão comprometidos com: 17 - Parcerias e Meios de Implementação, 4 - Educação de Qualidade, 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 14 – Paz, Justiça e Instituições eficazes. Os estagiários também atendem às demandas institucionais, o que beneficia o centro universitário em coberturas de eventos internos, divulgação de práticas da instituição ligadas aos 17 ODS e produção de campanhas de engajamento com os alunos do curso. A oportunidade de praticar todas as teorias de aprendizado durante o curso e não se restringir às atividades pontuais desenvolvidas durante as aulas proporciona, além de conhecimento, o primeiro contato do aluno ao mercado profissional. O desenvolvimento adquirido pelas etapas de treinamento, seja por meio do planejamento, execução e mensuração caracteriza um dos pilares mais importantes de uma formação acadêmica, a preparação profissionalizante adequada para os rumos de atuação em qualquer nicho.
 
INTRODUÇÃO
Ao todo, são três programas desenvolvidos pelos alunos de Jornalismo na agência experimental, sendo eles: Sintoniza, Verbaliza e Atualiza. O conjunto de atuação desses são ligadas as práticas Newton relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Sintoniza é um programa de rádio digital. O principal objetivo é propiciar o conhecimento prático das teorias da produção radiofônica. O foco da rádio é tratar de assuntos com relevância acadêmica/social, bem como entrevistas em estúdio sobre variados temas, como esporte, cultura, política. A produção das matérias jornalísticas desde a apuração é de responsabilidade dos alunos junto ao corpo técnico da faculdade. O Verbaliza é um programa de TV digital. O principal objetivo é viabilizar a prática audiovisual das teorias e também ser um espaço para discussões pertinentes do mundo da comunicação. Assim como o Sintoniza, possui o foco de tratar de assuntos com relevância acadêmica/social, o programa de TV conta com entrevistas e reportagens sobre variados temas além do âmbito da comunicação, como esporte, cultura, política, agenda cultural e música. O Atualiza é um programa de gestão e administração completo de canais digitais de comunicação, são eles: site, blog, boletim online e impresso e perfis nas mídias sociais (Facebook, Instagram e Youtube). O principal objetivo é propiciar a execução prática das teorias da comunicação digital para os estudantes de Jornalismo. O site visa o aprendizado prático aos graduandos sobre a sua completa administração, englobando a apuração, produção, postagem, acompanhamento de estatísticas de audiência e divulgação de conteúdos multimídias. É a plataforma usada para a criação de portfólio da própria agência, sendo um espaço para a postagem de tudo que acontece nos cursos de comunicação e no núcleo de práticas. O blog é o espaço em que os estudantes podem praticar o Marketing de Conteúdo, vivência de interação e consecutivo conhecimento de leads e aprendizagem das etapas do "Funil de Vendas" ligados ao Marketing Digital. Com pautas voltadas aos estudantes e profissionais da Comunicação. Tanto o boletim online, quanto o impresso foram idealizados com intuito de compartilhar e promover, todas as ações desenvolvidas pela equipe do núcleo de práticas e professores dos cursos. Já os perfis nas mídias sociais (Facebook, Instagram e Youtube) focam na importante conquista da presença digital. As redes são interpretadas no projeto como canal para o despertar de interesse sobre a importância das mudanças sociais, da comunicação direta e transparente e do sentimento de pertencimento dos estudantes. Elas possuem um papel crucial para a agência, pois tudo que é produzido nos outros programas é compartilhado por meio das mídias.
 
OBJETIVO
Programa de Rádio digital Sintoniza:਀䌀漀洀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 渀漀 洀砀椀洀漀 ㄀  洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀Ⰰ 甀洀 戀氀漀挀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀渀琀爀攀 瘀椀渀栀攀琀愀 ⠀琀爀椀氀栀愀 洀愀椀猀 氀漀挀甀漀⤀ 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 攀 攀猀挀愀氀愀搀愀Ⰰ 琀爀猀 焀甀愀搀爀漀猀 昀椀砀漀猀 攀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀攀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 挀爀搀椀琀漀猀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ Ao todo, são 15 programas postados desde a estreia. Foram 84 pessoas entrevistadas e 42 matérias produzidas, 575 audições, 878 visualizações no Instagram e 2.198 pessoas alcançadas no Facebook. A plataforma usada para veiculação é o SoundCloud.਀倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 吀嘀 搀椀最椀琀愀氀 嘀攀爀戀愀氀椀稀愀㨀 Com um total máximo de 15 minutos de duração e alunos, ex-alunos e comunidade acadêmica interna e externa Newton como público-alvo, o programa de TV é dividido em três blocos de 5 minutos cada. O primeiro bloco é composto por uma vinheta de abertura, cabeça/escalada para que o apresentador informe ao telespectador a pauta completa do episódio, um VT sobre coberturas institucionais e/ou factual de relevância acadêmica/social e uma chamada para comercial também feita pelo apresentador. O segundo bloco é formado por uma cabeça de retomada por parte do apresentador, entrevista em estúdio com profissional/especialista do mercado de Comunicação feita por repórter, dicas sobre vagas de estágio e oportunidades na área da Comunicação dadas por outro repórter em estúdio e mais uma chamada do apresentador para comercial. Já o terceiro bloco tem uma última cabeça de retomada do apresentador, VT que ilustre o impacto social dos programas de Extensão Newton, dicas sobre agenda cultural/social (eventos gratuitos e da Newton) dadas por mais um repórter em estúdio, encerramento feito pelo apresentador e com participação de alguma atração musical formada por alunos Newton e, por fim, os créditos padrões do produto. Ao todo, são 10 Verbaliza postados, 35 matérias produzidas, 58 pessoas entrevistadas e 23 externas realizadas, 1.028 visualizações, 2.358 visualizações no Facebook, 463 visualizações no Instagram. A plataforma de veiculação é o Youtube.਀倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 最攀猀琀漀 攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀搀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 䄀琀甀愀氀椀稀愀㨀 As produções para o site (https://npixelsagencia.wordpress.com/) são feitas de acordo com os acontecimentos, mas é estipulada produção de 4 pautas por semana. As pautas são desenvolvidas com toda a orientação jornalística digital, abrangendo: a entrevista, redação, produção de título, planejamento de fotos, elaboração de tags e compartilhamento nas mídias sociais. Ao todo, são 120 matérias publicadas, 2.132 visitantes, 6.103 visualizações, 147 pessoas entrevistadas.਀倀漀猀琀愀最攀渀猀 渀漀 戀氀漀最 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀瀀椀砀攀氀猀戀氀漀最⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀⤀ 猀漀 昀攀椀琀愀猀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀 攀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀琀愀洀 挀漀洀 甀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 猀漀戀爀攀 愀氀最甀洀 琀攀洀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀  As mídias Facebook (https://www.facebook.com/npixelsagencia/), Twitter (https://twitter.com/npixelsagencia) e Instagram (https://www.instagram.com/npixelsagencia/) são os canais onde nossa equipe compartilha as matérias produzidas para o site e blog. Usamos artes características para padronizar e facilitar o reconhecimento de nossa marca. Publicamos chamadas quando uma nova edição dos programas Sintoniza e Verbaliza está para ir ao ar e produzimos ações para gerar engajamento dos nossos seguidores. A plataforma Flickr (https://www.flickr.com/photos/138541601@N08/) é utilizada para o armazenamento das coberturas fotográficas. ਀伀 戀漀氀攀琀椀洀 漀渀氀椀渀攀 攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᠀丠倀椀砀攀氀猀 一攀眀猀ᤀⰠ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 焀甀椀渀稀攀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ  愀 爀攀甀渀椀漀 搀愀猀 漀渀稀攀 洀攀氀栀漀爀攀猀 瀀愀甀琀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 猀愀爀愀洀 渀漀 猀椀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀⸀ 䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 漀渀氀椀渀攀  昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 愀甀琀漀洀愀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 䴀愀椀氀挀栀椀洀瀀 攀  挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀 漀 挀漀爀瀀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ Todas as produções foram realizadas por estagiários da NPixels (alunos de Jornalismo do curso de Comunicação), sob a supervisão das funcionárias Tabata Martins e Carolina Nogueira Machado. Os trabalhos contam com apoio dos técnicos dos laboratórios Newton Paiva (espaço New Hub).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀