INSCRIÇÃO: 00770
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: Documentário "As desvantagens de ser invisível"
 
AUTORES: Rafael Pereira Mendonça (Universidade Federal de Juiz de Fora); Cristiano José Rodrigues (Universidade Federal de Juiz de Fora)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O documentário "As desvantagens de ser invisível", produzido em Juiz de Fora, em 2018, é um trabalho sobre as falhas do sistema educacional brasileiro para com pessoas com deficiência visual, com destaque para o ineficiente modelo de inclusão social promovido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).਀ O exame, criado pelo Governo Federal em 1998, tem como marcas a integração de estudantes brasileiros aos centros de ensino superior públicos de todo o país e a inclusão de pessoas com deficiência. No caso dos deficientes visuais, os candidatos têm a possibilidade de usar equipamentos específicos, como reglete e soroban, e solicitar provas em braille e o apoio de ledores.਀ Porém, após quatro anos trabalhando como ledor especializado em Língua Espanhola no Enem, o diretor do documentário acumulou experiências negativas em relação à exequibilidade da prova por parte dos estudantes cegos para quem a tinha lido. As vivências envolveram, entre outros pontos negativos, o choro de um candidato diante da prova não inclusiva e ausências em massa de candidatos com deficiência.਀ A premissa inicial do filme é de que a maioria das questões da área de Exatas, bem como grande número de itens da área de Humanas e a redação, não são realizáveis por quem não possui a visão. Essa posição, advinda da experiência profissional do diretor, deve-se ao grande número de gravuras, gráficos, fórmulas e outros diversos elementos visuais presentes na prova. A compreensão de todos esses elementos é exigida de todos os estudantes e obrigatória para o bom desempenho do candidato.਀ Além disso, também é um argumento inicial do filme que o sistema atual de inclusão de pessoas com deficiência no Enem, além de inefetivo, é cruel com os candidatos cegos que requerem atendimento especializado e extremamente oneroso aos cofres públicos, gastando ineficientemente milhões de reais destinados à educação brasileira anualmente.਀ A partir das entrevistas feitas nos três meses de produção do filme, busca-se apresentar o panorama da educação brasileira de deficientes visuais e as falhas do Enem na inclusão desse grupo social. Com as falas de pessoas cegas, professores e profissionais especializados em educação inclusiva, tenta-se dar voz a cidadãos que vivenciam esses erros, desconhecidos por considerável parte da sociedade, e encontrar saídas para os problemas detectados.
 
INTRODUÇÃO
Para obter os resultados pretendidos, ao longo da produção do documentário "As desvantagens de ser invisível", foram entrevistadas dez pessoas: três cegos de diferentes idades, com experiências diversas dentro do sistema educacional brasileiro; uma professora de braille e ledora; um professor de Matemática, autor de duas dissertações de mestrado sobre educação de deficientes visuais; um professor de Português e Literatura, autor de livros didáticos; um professor de Física com experiência em produção de questões adaptadas para estudantes cegos; uma professora de Educação Física e instrutora de orientação e mobilidade urbana para deficientes visuais; uma jornalista e audiodescritora e um funcionário da Associação dos Cegos de Juiz de Fora (MG). Dentre os entrevistados, apenas este último não foi incluído na versão final do filme.਀ Foram perguntadas aos três deficientes visuais questões sobre suas experiências como estudantes, as dificuldades de ser cego no Brasil, o Enem, a relação da sociedade com pessoas cegas e as falhas da inclusão social no país.਀ Os professores de Português e Literatura, Matemática e Física, após detalharem suas experiências profissionais, foram desafiados a realizar algumas questões das últimas edições do Enem com os olhos fechados, apenas ouvindo a leitura dos enunciados, simulando a condição dos candidatos deficientes visuais. Passada essa experiência, os resultados foram apresentados aos docentes, que relataram as sensações sentidas e suas constatações finais sobre a prova.਀ Às professoras de Educação Física e braille, experientes na aplicação de provas para deficientes visuais, perguntou-se sobre a possibilidade de esses candidatos realizarem o Enem no modelo atual. Elas relataram diversas experiências e teceram duras críticas ao que consideram ser uma inclusão falsa.਀ Pediu-se à jornalista entrevistada para explicar a importância da audiodescrição e discorrer sobre métodos de promover a inclusão de cegos na sociedade e na educação brasileira.਀ Por fim, o funcionário da Associação dos Cegos de Juiz de Fora apresentou diversos equipamentos e aparelhos usados no cotidiano por deficientes visuais em ambientes educacionais.਀ Além da pesquisa de campo realizada com as entrevistas, algumas informações, não descritas no filme, porém úteis na preparação das entrevistas, foram obtidas através de pedidos de informação através da Lei de Acesso à Informação.
 
OBJETIVO
Todas as entrevistas do documentário "As desvantagens de ser invisível" foram feitas com uma câmera Canon T6i de objetiva 18-55mm, um microfone de lapela e um iluminador de LED. Os equipamentos foram cedidos pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/UFJF).਀ A escolha das fontes foi feita em debates com o orientador do projeto, Prof. Dr. Cristiano José Rodrigues. Definidas, o diretor do filme entrou em contato para lhes apresentar a pesquisa e pedir as entrevistas, que foram realizadas nos locais de trabalho e residências dos entrevistados.਀ Após a captação, todas as entrevistas foram decupadas. O produto das decupagens serviu de guia para uma seleção inicial dos trechos que seriam úteis na edição do filme, separados em um primeiro corte. ਀ Então, estruturou-se a obra em três etapas: uma abordagem sobre o que é ser deficiente visual no Brasil; o experimento com os professores de Português e Literatura, Matemática e Física e um debate sobre os desafios da educação brasileira para atingir a inclusão social de deficientes visuais e as estratégias que podem ser úteis nessa empreitada. Os três momentos do filme foram intercalados por trechos artísticos e/ou passagens do diretor do filme, gravados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nas quais explica o que virá adiante ou sintetiza ideias previamente expostas.਀ A edição do filme, feita com o programa Adobe Premiere, durou cerca de dois meses, e sua versão final foi fechada com 34 minutos e 21 segundos. Durante o processo de edição, foram feitos testes com espectadores selecionados na UFJF. As reações desse público desempenharam importante papel na definição dos trechos essenciais para a transmissão das mensagens pretendidas e daqueles desnecessários, que pouco contribuíam para a narrativa desejada.਀ Todas as etapas de desenvolvimento de "As desvantagens de ser invisível" foram acompanhadas de perto pelo orientador do projeto, que propôs alterações em cada fase da edição, sugeriu entrevistados e aconselhou o orientando em relação a questões técnicas da captação de imagem e áudio.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀