ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00775</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;CASTELLO BRANCO - O PESO DO MEU CORAÇÃO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;FLAVIA APARECIDA MENDONÇA DA SILVA (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI); Thomaz Marcondes Garcia Pedro (Universidade Anhembi Morumbi); Tatiana Giovannone Travisani (Universidade Anhembi Morumbi); Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo (Universidade Anhembi Morumbi)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como narrativa principal quatro personagens distintos que fazem parte de algum grupo de minorias que, vítimas de inúmeras formas de opressão, carregam grande angústia dentro de si. O videoclipe acompanha a trajetória desses personagens que, no ponto alto de seu sofrimento, encontram na dança de uma forma de tirar de dentro de si o peso que carregam em seu coração. Para representar tais grupos sociais vulneráveis foi escolhida uma mulher negra, uma mulher obesa, um homem trans e uma mulher umbandista. O objetivo do trabalho é sensibilizar as pessoas para que se crie uma empatia sobre as situações envolvem o esforço de uma mulher obesa para se enquadrar nos parâmetros físicos que a sociedade impõe como saudável e bonito, a negação das raízes de uma mulher negra que tenta alisar o cabelo para, novamente, se enquadrar nos parâmetros da sociedade, a luta interna de um garoto trans ao revelar à sua mãe a sua real identidade e, por fim, a ocultação do amor de uma jovem umbanda por medo da reação de sua família, que é predominante católica. Baseado num contexto atual, o trabalho visa romper, com muita sensibilidade e escolhendo a dedo pessoas que realmente represente os personagens, quebre paradigmas que incentivem ainda mais o preconceito e a intolerância na sociedade. Além disso, busca sensibilizar e levantar discussões a respeito das disparidades sociais que envolvem aqueles que estão à margem dos padrões da sociedade atual buscando como resultado a empatia e a relevância da autoaceitação. Tendo como histórico o contexto atual, onde 300 anos de escravidão, a obsessão da sociedade com padrões de beleza eurocentristas e a opressão de pessoas LGBTQ+, resultaram na desigualdade e preconceito estrutural que vemos até hoje.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo realizado foi o planejamento de orçamento, foi feito um levantamento de locações, gastos com alimentação, objetos de cena e deslocamento da equipe e atores. Com o orçamento finalizado, os recursos financeiros foram recolhidos de cada integrante do grupo e enfim foi dado início a produção. O grupo entrou em contato com atores, e não-atores que se enquadravam no perfil idealizado, nós buscamos por pessoas que representassem fielmente qual era nossa proposta a ser passada, ou seja, buscamos atores que vivenciaram na pele as críticas postas em discussão no nosso projeto. Combinamos que garantiríamos o transporte, a alimentação e uma troca de portfólio com os atores. Compramos objetos de cena, e conseguimos duas locações, garantindo assim a alimentação de toda a equipe. Organizamos as ordens do dia e compreendemos que duas diárias seriam suficientes. Retiramos os equipamentos na faculdade na sexta-feira para as gravações a serem realizadas no fim de semana. A primeira diária, com 3 atores ocorreu das 9 horas às 18 horas com um intervalo de 2 horas para almoço, o que disponibilizou um tempo para a equipe de direção de arte fazer a montagem dos objetos de cena para a próxima narrativa que seria gravada. Seguindo essa programação, a segunda diária mantiveram os mesmos horários porém com um intervalo de almoço com tempo reduzido e trabalhamos com 2 atores, logo 2 narrativas. Os equipamentos foram devolvidos na segunda-feira para a faculdade, e todo o projeto de produção foi entregue em forma de roteiro para nossos professores. Foi realizado também uma terceira diária, em uma praça de São Paulo com estrutura para dança e acrobacias (arte circense) gravássemos cenas que foram primordiais para o entrelaçamento das narrativas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fim de dar vida às 5 narrativas simultâneas que configuram o videoclipe, optou-se pelo uso de uma montagem paralela marcada pela utilização frequente de Jump Cuts, que ajudaram a criar cadência e a dar ainda mais dinamismo para o videoclipe. Além disso, fez-se o uso, principalmente, das cenas com os acrobatas para quebrar um pouco a narrativa pesada, devido aos assuntos tão delicados e complexos, intercalando-as entre as cenas dos outros personagens, trazendo de forma figurada a leveza que buscavam ter em seus corações. Em determinado momento do videoclipe utilizamos de Match Cuts, pois todas as narrativas vão se desenrolando e a dança que antes era apenas dos acrobatas, torna-se algo presente em todos os contextos. Foram utilizadas também, técnicas de manipulação de cores diferentes para cada uma das narrativas, essas que também se modificam sutilmente conforme o desenvolvimento dos personagens. A colorização segue mais fria no início do videoclipe, para os personagens principais, e no decorrer, passa a ter, sutilmente um acaloramento. No entanto, em relação aos acrobatas, por trazerem a leveza citada anteriormente, a colorização, do início ao fim, mas manteve-se em tons quentes, dando ainda mais a sensação de acolhimento e amor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>