INSCRIÇÃO: 00780
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA03
 
TÍTULO: Amigos Silvestres - AMDA
 
AUTORES: Debora da Silva Miranda viana (Centro universitário Newton paiva); Isabela Maria Castro Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Paula Melo e Silva de Oliveira (Centro Universitário Newton Paiva); Edilberto Américo Prado Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Igor Torres Menezes (Centro Universitário Newton Paiva); Luis Otávio Ferreira Moura (Centro Universitário Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O trabalho apresentado foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2018 durante o projeto OPUS, uma iniciativa interdisciplinar da instituição de ensino Centro Universitário Newton Paiva, tendo como intuito principal a divulgação de um produto por meio de uma animação representativa, criada para promover a venda do mesmo e, consequentemente, a arrecadação de fundos para a AMDA – Associação Mineira do Meio Ambiente. A campanha teve como objetivo principal a conscientização da população acerca do tráfico de animais silvestres, suas ações cruéis e as consequências negativas na fauna e flora. O OPUS consiste, de forma geral, em uma campanha desenvolvida para uma organização sem fins lucrativos. A criação da animação apresentada foi feita para a disciplina de Produção de TV, conduzida pelo professor Luis Moura, como parte da segunda etapa da campanha – de propaganda – que consiste em desenvolver um produto e promovê-lo para gerar lucros para a ONG como forma de financiar seus projetos. ਀䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 䄀䴀䐀䄀 瀀漀猀猀甀椀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 愀瀀氀椀挀愀爀 猀攀甀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀昀椀挀愀稀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀 䄀匀䄀匀 ⴀ 섀爀攀愀 搀攀 匀漀氀琀甀爀愀 搀攀 䄀瘀攀猀 匀椀氀瘀攀猀琀爀攀猀 ጀ†焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀 爀攀挀甀瀀攀爀愀漀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瘀攀猀 猀椀氀瘀攀猀琀爀攀猀 爀攀猀最愀琀愀搀愀猀⸀ 䔀洀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 䄀䴀䐀䄀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䄀匀䄀匀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀砀瀀愀渀搀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 愀戀爀愀愀爀 洀愀椀猀 愀渀椀洀愀椀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 猀漀 瘀琀椀洀愀猀 搀漀 琀爀昀椀挀漀⸀ 伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀 渀漀 猀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀猀 洀漀琀椀瘀愀爀 愀 愀戀爀愀愀爀 攀猀琀愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瘀爀椀愀猀 瀀攀愀猀 挀爀椀愀搀愀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 渀漀 爀攀猀最愀琀攀 搀攀 洀愀椀猀 愀渀椀洀愀椀猀⸀  Durante a execução da campanha geral, a produção foi dividida entre duas etapas. A primeira consistiu em uma campanha de cunho publicitário com o objetivo de divulgar a mensagem da instituição para que mais pessoas tomassem conhecimento da causa. O maior problema é a ignorância da população que, muitas vezes, contribui para a prática sem compreender as reais origens e consequências. Assim, a intenção das peças desenvolvidas foi informar e incentivar a imersão nesta causa. A segunda etapa consistiu em uma campanha de propaganda com a criação de um produto que pudesse ser comercializado e tivesse seu lucro convertido para a ONG e sua promoção. ਀䄀 愀渀椀洀愀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 樀椀渀最氀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䌀栀爀椀猀琀椀愀渀攀 刀漀挀栀愀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀 愀渀椀洀愀氀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 渀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 琀椀爀愀搀漀 搀攀 猀攀甀 栀愀戀椀琀愀琀㬀 愀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 戀椀挀栀椀渀栀漀猀 搀攀 瀀攀氀切挀椀愀 ⠀猀漀甀瘀攀渀椀爀猀⤀ 琀攀洀琀椀挀漀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀稀愀  愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 挀愀甀猀愀⸀ 伀 樀椀渀最氀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 愀漀 猀攀爀 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀愀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 瘀攀渀搀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 戀椀挀栀椀渀栀漀⸀ 䄀 愀渀椀洀愀漀 爀攀昀漀爀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀愀猀猀愀搀愀 瀀攀氀漀 樀椀渀最氀攀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀猀 戀椀挀栀椀渀栀漀猀 挀漀洀 昀椀最甀爀愀猀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀洀攀琀愀洀 戀攀洀  椀洀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 猀椀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 挀愀甀猀愀㨀 䨀愀最甀愀琀椀爀椀挀愀Ⰰ 䄀爀愀爀愀 䄀稀甀氀Ⰰ 䴀椀挀漀ⴀ氀攀漀ⴀ搀漀甀爀愀搀漀 攀 吀甀挀愀渀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 洀愀琀爀椀愀 ᰀ吠爀昀椀挀漀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 猀椀氀瘀攀猀琀爀攀猀ᴀ†瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 䈀爀愀猀椀氀 攀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 攀猀琀攀猀 焀甀愀琀爀漀 愀渀椀洀愀椀猀 攀猀琀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀愀椀猀 瀀爀漀挀甀爀愀搀漀猀 攀 猀漀昀爀攀洀 挀漀洀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 渀愀猀 洀漀猀 搀漀猀 琀爀愀昀椀挀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 最愀爀爀愀昀愀猀Ⰰ 猀漀昀爀攀渀搀漀 洀甀琀椀氀愀攀猀 攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 挀栀攀最愀渀搀漀 愀琀 漀 猀攀甀 搀攀猀琀椀渀漀 猀攀洀 瘀椀搀愀⸀  Por fim, a escolha da animação veio de forma que representasse o produto e sua causa utilizando de representações coloridas e que se ligassem ao público com a familiaridade do produto – geralmente divulgados por meio de propagandas coloridas e alegres. Segundo o livro “Guia Prático do Cinema de Animação” de Zoran Perisic de 1979 (p. 7) a animação é: “uma maneira de criar uma ilusão; dá vida aos objetos inanimados, quer se trate de objetos reais ou de simples desenhos”
 
INTRODUÇÃO
Para que a campanha fosse eficaz, foi necessário realizar diversas pesquisas, principalmente para compreender qual seria a melhor forma de auxiliar a ONG e atingir os principais objetivos. A seleção da ONG foi a principal parte, o ponto de partida para que toda a campanha fosse desenvolvida. Por meio de uma pesquisa preliminar, o grupo buscou uma ONG com causas com a qual os integrantes se identificassem para que todos pudessem abraçar a causa legitimamente. A causa ambiental e animal é uma das mais importantes, considerando que a fauna e flora vêm sendo, constantemente, ameaçadas pelas indústrias e ego pessoal. A escolha da AMDA foi feita após a busca e compreensão de seus projetos.਀ 䄀瀀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 伀一䜀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 吀愀琀椀愀渀愀 䜀攀爀栀愀爀搀琀 攀 䐀攀渀椀猀攀 匀椀氀瘀攀椀爀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䴠琀漀搀漀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀ᴀ†瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀 ⠀瀀⸀㌀㄀Ⰰ 愀渀漀 ㈀  㠀⤀Ⰰ ᰀ渠漀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 挀漀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀甀洀爀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 猀椀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 攀琀挀ᴀ⸠ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 樀甀渀琀漀  椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 洀琀漀搀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀漀爀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 ጀ†渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䄀渀琀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀 䜀椀氀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䴠琀漀搀漀猀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 匀漀挀椀愀氀ᴀ†⠀瀀⸀ ㄀㄀㈀Ⰰ 猀攀砀琀愀 攀搀椀漀 ጀ†㈀  㠀⤀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 瀀愀甀琀愀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 ᰀ攠渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀攀爀琀漀 最爀愀甀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀攀 最甀椀愀 瀀漀爀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀攀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 焀甀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 瘀愀椀 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 猀攀甀 挀甀爀猀漀ᴀ⸠  Após a coleta de dados, foi necessária a realização de uma nova pesquisa para reunir informações atualizadas sobre os animais que sofrem com o tráfico, utilizando de método de pesquisa exploratória que, segundo Gil em “Métodos e Técnicas de Pesquisa Social” (2008), tem como objetivo “desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéia”. Segundo a matéria “Veja quais são os animais silvestres mais vendidos ilegalmente no Brasil”, publicada pelo portal Pensamento Verde em 27 de novembro de 2017, a jaguatirica, Arara Canindé, Mico-leão-dourado e Tucano são quatro dos animais que têm maior procura no tráfico. A escolha dos bichinhos de pelúcia como produto da campanha se deu com base nos dados coletados anteriormente, tendo em vista a ideia de que o tráfico ilegal de animais silvestres é uma prática que movimenta R$2.5 bilhões ao ano no Brasil e R$15 bilhões ao redor do mundo, informação retirada do artigo “Tráfico de animais silvestres rende R$2.5bi ao ano” de Démetrio Weber, publicada no portal Renctas em 13 de novembro de 2018. Tendo em vista que os verdadeiros animais não podem ser retirados da natureza, a proposta de criação das pelúcias teve origem para incentivar a substituição de um ser vivo por uma representação do animal em forma de pelúcia, este que o consumidor pode ter em casa. ਀䈀甀猀挀愀渀搀漀 愀 瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀戀爀椀挀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 切氀琀椀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀愀戀爀椀挀愀漀 搀漀猀 戀椀挀栀椀渀栀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 挀漀洀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 洀愀氀攀瘀攀氀 ጀ†㤀 ─ 瀀漀氀椀愀洀椀搀愀 攀 ㄀ ─ 攀氀愀猀琀愀渀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀  瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 渀愀 挀漀洀瀀爀愀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 瀀攀氀切挀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 洀愀氀攀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瘀椀攀猀猀攀洀 挀漀洀瀀爀椀洀椀搀漀猀 渀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 猀椀洀甀氀愀渀搀漀 愀 瀀爀椀猀漀⼀氀椀戀攀爀琀愀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀 挀漀洀 愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 漀爀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 瘀椀瘀攀氀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀 渀漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 刀␀㐀㤀Ⰰ㤀 ⸀  A escolha da animação se deu por meio da propagação da ideia de substituição do animal verdadeiro por uma representação. Considerando que não seria correto utilizar os animais para promover a causa, foram criadas representações animadas para que fosse fácil associar a figura, a causa e o produto, conforme será descrito adiante.
 
OBJETIVO
A animação desenvolvida teve a intenção de divulgar um produto especifico. Conforme citado acima, a escolha da animação deu-se pela representação do objeto e sua causa, de forma que se associasse a propagandas de brinquedos para criar maior aproximação com o público. ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀爀愀 挀爀椀愀爀 愀氀最漀 焀甀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀猀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀攀瘀攀 攀 挀愀琀椀瘀愀渀琀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀 愀氀挀愀渀挀攀 洀愀椀漀爀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 氀椀最愀搀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 挀愀甀猀愀⸀  Partindo da ideia de que a animação deveria ser harmônica e conversar com as demais peças da campanha, foram escolhidas ilustrações que representassem o produto. As imagens foram selecionadas do banco de imagens freepik e modificadas com o uso do software Adobe Photoshop CC 2018, alterando sua tonalidade para se aproximar da coloração real dos animais escolhidos, além de modificar sua textura e criar composições com as peças de forma que se mantivessem em equilíbrio. ਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 猀攀 搀攀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 愀渀椀洀愀搀愀 攀 焀甀攀 猀攀最甀椀猀猀攀 愀 氀椀渀栀愀 搀攀 漀爀椀攀渀琀愀漀 昀漀爀渀攀挀椀搀愀 瀀攀氀漀 樀椀渀最氀攀Ⰰ 漀渀搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 焀甀愀琀爀漀 愀渀椀洀愀椀猀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 挀漀洀 猀甀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 ጀ†焀甀攀 猀攀 愀猀猀漀挀椀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀攀琀愀昀爀椀挀愀 愀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 挀漀洀漀 猀漀 瘀椀猀琀漀猀 渀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 挀爀椀愀爀 洀愀椀漀爀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 猀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀 搀攀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 挀漀洀漀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 猀甀愀猀 挀漀爀攀猀 愀氀攀最爀攀猀Ⰰ 愀 瀀攀最愀搀愀 愀氀攀最爀攀 攀 挀漀渀琀愀最椀愀渀琀攀 愀氀洀 搀攀 猀甀愀 洀攀氀漀搀椀愀 愀渀椀洀愀搀愀 焀甀攀 挀愀甀猀愀 洀愀椀漀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀⸀ 䐀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 愀瀀攀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 猀攀最甀渀搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瘀攀洀 瀀愀爀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 伀 瘀搀攀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀猀猀攀 愀 椀搀攀椀愀 愀氀攀最爀攀 攀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 瀀攀最愀搀愀 洀愀椀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀⸀ A animação apresentada consiste em um fundo que represente a natureza, composto por folhas e cipós para associar ao habitat dos bichinhos. O fundo foi rearranjado no Adobe Illustrator CC 2018, de forma que os elementos pudessem ser facilmente movimentados. A diagramação das telas foi desenvolvida no Adobe Photoshop CC 2018, criando o layout-base para a movimentação posterior, resultando em onze telas diferentes com elementos em camadas também diferentes. Obtendo as telas finalizadas, cada uma foi exportada para o Adobe After Effects 2018, onde um projeto foi criado em composições de tela por tela para melhor fluidez e desenvolvimento da animação. As telas de apresentação individual de cada bichinho foram apresentadas de forma que o nome e sua imagem aparecessem na tela com uma movimentação que simulasse o movimento de um cipó. ਀唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 䴀漀琀椀漀渀 䐀攀猀椀最渀 挀漀洀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀漀猀椀漀Ⰰ 攀猀挀愀氀愀 攀 漀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 漀戀樀攀琀漀⸀ 伀 䜀爀愀瀀栀 䔀搀椀琀漀爀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 猀甀愀瘀椀稀愀漀 渀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 攀洀 挀攀渀愀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 搀漀稀攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 匀氀漀眀 䤀渀 ☀ 匀氀漀眀 伀甀琀Ⰰ 䄀爀挀Ⰰ 匀攀挀甀渀搀愀爀礀 䄀挀琀椀漀渀 攀 吀椀洀椀渀最Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀椀砀愀爀 愀 愀渀椀洀愀漀 洀愀椀猀 漀爀最渀椀挀愀 攀 愀最爀愀搀瘀攀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 洀愀椀漀爀 昀氀甀椀搀攀稀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 愀爀琀椀最漀 搀攀 刀攀渀攀 倀爀漀攀渀挀愀 ᰀ传猀 ㄀㈀ 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 愀渀椀洀愀漀ᴀ†瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 ㈀㤀 搀攀 伀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀 瀀攀氀漀 瀀漀爀琀愀氀 䌀栀漀挀漀氀愀 䐀攀猀椀最渀Ⰰ 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 猀漀 ᰀ甠洀 挀漀渀가樀甀渀琀漀 搀攀 爀攀挀漀가洀攀渀가搀愀가攀猀 搀攀猀가琀椀가渀愀가搀愀猀 愀 搀愀爀 愀 椀氀甀가猀漀 搀攀 瘀椀搀愀 愀漀猀 瀀攀爀가猀漀가渀愀가最攀渀猀 搀漀猀 昀椀氀가洀攀猀 䐀椀猀가渀攀礀ᴀ⸠  A trilha utilizada foi o Jingle citado anteriormente, desenvolvido na matéria de Produção de Rádio como parte da campanha de propaganda, que além de nos apresentar seus personagens, também nos introduz ao ambiente e fornece as informações necessárias para a contribuição para a causa. A animação seguiu a sequência do jingle que utiliza de seus efeitos sonoros para a representação dos animais e suas personalidades ajudando na imaginação. ਀伀戀琀攀渀搀漀 愀 愀渀椀洀愀漀 瀀爀漀渀琀愀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 昀漀椀 攀渀瘀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 䄀搀漀戀攀 䴀攀搀椀愀 䔀渀挀漀搀攀爀 ㈀ ㄀㠀 瀀愀爀愀 攀砀瀀漀爀琀愀漀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 䠀⸀㈀㘀㐀 攀洀 爀攀猀漀氀甀漀 搀攀 ㄀㤀㈀ 砀㄀ 㠀  愀 ㈀㤀⸀㤀㜀昀瀀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀