ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00791</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Centro Cultural Coreano no Brasil</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marina Mendes Dorea (Faculdade Cásper Líbero); Olivia da Costa Camargo Pereira (Faculdade Cásper Líbero); Ethel Shiraishi Pereira (Faculdade Cásper Líbero)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mundo está menor. O processo de globalização ditou uma nova dinâmica mundial onde a troca de informação e a necessidade de um alcance global de comunicação é cada vez maior. Nunca na história da humanidade a necessidade de troca entre diferentes povos e sociedades foi tão fundamental e tão constante. Mas isso significa que esse processo traz consigo uma série de complexidades em diversas áreas, sendo a comunicação uma delas. A nova dinâmica global pressupõe a abertura dos países em um processo que resulta na multiculturalidade das sociedades. Isso torna as relações cada vez mais complexas e é no âmbito da comunicação, seja ela no dia-a-dia ou em níveis diplomáticos, governamentais, econômicos, que as tensões e conflitos podem ser minimizados. Nesse contexto, a HIVE RP escolheu como cliente para a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação o Centro Cultural Coreano no Brasil, que é uma organização híbrida cultural e governamental, ou seja, é um órgão cultural ligado a órgãos governamentais. O KCC Brazil deu início a suas atividades em 2013, na cidade de São Paulo, e a base de seu trabalho é promover a cultura coreana por meio do idioma, cursos, eventos, exposições, parcerias, entre outros, além de manter o relacionamento no âmbito diplomático. Além dessas atividades, o KCC Brazil esteve ligado ao apoio de grandes eventos participando da Copa do Mundo, em 2014; na visita da então presidente Park Geun-Hye, em 2015, e nos Jogos RIO2016, em 2016. O Centro Cultural Coreano no Brasil é o principal agente de cultura do governo da Coreia do Sul no Brasil e o trabalho com ele traz para a agência o desafio de mediar o relacionamento entre dois povos e dois países. A HIVE RP entende que o trabalho com Centro Cultural Coreano no Brasil é uma oportunidade de troca e crescimento, porque permite uma atuação híbrida no campo da comunicação, até então inédita para a agência. O plano de comunicação para o Centro Cultural Coreano no Brasil tem como objetivo principal tornar a cultura coreana conhecida, um objetivo audacioso por envolver uma cultura e incluir diversos aspectos que vão além da comunicação, mas a HIVE RP também entende que o KCC Brazil tem potencial para se tornar a principal ponte de diálogo entre as duas sociedades e, assim, mediar o intercâmbio cultural entre Brasil e Coréia do Sul. A complexidade do objetivo envolve também desafios dos mais variados: a dificuldade dos brasileiros em ter conhecimento e saber diferenciar as culturas asiáticas; conscientizar a comunidade coreana para que ela participe desse processo de troca cultural; trabalhar a comunicação de uma instituição culturalmente coreana que está presente e quer desenvolver suas atividades junto à sociedade brasileira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A HIVE RP desenvolveu três pesquisas com diferentes metodologias para entender o potencial interesse do público brasileiro com relação a culturas estrangeiras, compreender a participação da comunidade coreana na difusão da cultura e a visão dos alunos do KCC Brazil. A primeira pesquisa é uma pesquisa de opinião pública, intitulada  Conhecimento dos Brasileiros sobre Culturas Estrangeiras , feita por meio do método quantitativo, que tem como objetivo geral compreender o que as pessoas de 15 a 34 anos que frequentam os bairros da região central da cidade de São Paulo pensam sobre culturas estrangeiras e como objetivos secundários: descobrir como as pessoas passam a se interessar por diferentes culturas; identificar o que elas esperam em relação às diferentes culturas; verificar o nível de importância de Centros Culturais no conhecimento de culturas estrangeiras. A segunda pesquisa, também de opinião pública, intitulada  &#50504;&#45397;&#54616;&#49464;&#50836;, &#47564;&#45208;&#49436; &#48152;&#44049;&#49845;&#45768;&#45796;! , feita por meio do método qualitativo, que tem como objetivo geral compreender a visão da comunidade coreana localizada em São Paulo sobre o intercâmbio bilateral entre Brasil e Coreia e como objetivos secundários: identificar o que a comunidade espera desse intercâmbio cultural; compreender o papel da comunidade coreana como difusora da cultura; verificar o nível de interação entre a cultura coreana e brasileira atualmente. A terceira e última pesquisa, intitulada  Alunos e Frequentadores , é uma pesquisa quantitativa de auditoria pública, que tem como objetivo geral entender as expectativas e motivações dos alunos e frequentadores do Centro Cultural Coreano no Brasil em relação à organização e como objetivos secundários: identificar os motivos dos alunos e frequentadores em frequentar o KCC Brazil; verificar o nível de relacionamento entre o KCC Brazil e os alunos e frequentadores; compreender os fluxos de comunicação entre alunos e frequentadores e a organização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o projeto, as autoras utilizaram as técnicas pertinentes na elaboração de um planejamento estratégico de comunicação e Relações Públicas. Sendo assim, o projeto foi desenvolvido em partes que englobam o perfil institucional e análise macro ambiental, pesquisa, diagnóstico, e tendo como conclusão a elaboração e apresentação de um planejamento estratégico de relações públicas que seja coerente com a realidade do Centro Cultura Coreano no Brasil. Para a concepção do projeto, a HIVE RP esteve presente no cotidiano do KCC Brazil, conhecendo sua origem, essência, motivações e dinâmicas, adentrando, assim, o mundo do cliente e das pessoas que estão envolvidas em sua atuação. Dessa forma, a agência reuniu informações sob diferentes perspectivas, o que permitiu a apresentação de um plano pautado na estratégia da multiculturalidade da sociedade brasileira e o caráter tradicional e inovador da cultura coreana, que trabalhe a comunicação da instituição de forma gradativa e orgânica em um processo que vá do interior da organização para seu exterior. A HIVE RP buscou manter as raízes coreanas da instituição e adequar sua atuação junto a sociedade brasileira, buscando harmonizar o fluxo comunicacional entre o KCC Brazil e seus públicos estratégicos. Com o plano proposto, a HIVE RP cria uma ponte de diálogo para que os relacionamentos sejam estreitados em uma dinâmica de troca, diálogo e evolução mútua.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>