ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00797</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Senses</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriela Carvalho Soares (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Soranda da Cruz Almeida (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Dener Anholetti Salles (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Lucas Almeida Freire (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Anderson da Silva Dias (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Maria Zanete Dadalto (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A imagem fotográfica apresentada faz parte de um Editorial realizado em grupo para a disciplina de Fotografia Publicitária II, do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, na instituição de ensino superior Centro Universitário FAESA, em 2018/1, com a orientação da professora Zanete Dadalto. O tema escolhido para o Editorial foi Senses, que traduzido para o português significa Sentidos. A idealização do projeto foi tentar retratar de forma totalmente visual como os sentidos são importantes e como os utilizamos no nosso cotidiano. A escolha das imagens se sucedeu assim que o tema foi escolhido. Tinham que ter imagens de ações que as pessoas associassem a um dos cinco sentidos. Para isso utilizamos o corpo como elemento da comunicação não-verbal. A imagem que mais teve destaque foi a que retrata o paladar. O intuito é mostrar a sua importância e como este e todos os outros sentidos estão presentes em nosso dia a dia - mesmo sem percebermos. Foram produzidas trinta imagens no total, em uma sessão fotográfica com as configurações da câmera ajustadas para captura no formato JPEG na maior dimensão e qualidade do arquivo. As fotografias foram produzidas também para lembrar os alunos da FAESA, nosso público-alvo, das fragilidades dos seres humanos e transpassar sensibilidade. Para a realização das imagem utilizamos uma câmera DSLR, um fonte de iluminação de flashs monobloco com tripé, refletores parabólico, difusor, rebatedor dourado, um conjunto de rádio flash (transmissor e receptor) e um flashmeter. A pesquisa teve como objetivo mostrar como os sentidos são importantes para o nosso dia a dia a partir de um editorial fotográfico. A principal ideia foi mostrar, através de imagens, como os sentidos são vistos e demonstrados apenas usando o recurso visual. Isso tudo será apresentado dentro de um editorial com imagens que ilustrarão o tato, a visão, o olfato, a audição e principalmente, o paladar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ivan Lima, no livro A Fotografia e sua linguagem (editora Espaço e Tempo,1988) explica que  o termo comunicações não verbais é aplicado a gestos, a posturas, à orientação do corpo, a organização dos objetos, as relações de distância entre os indivíduos, graças aos quais uma informação é emitida . A comunicação não-verbal tem uma linguagem diferente, afinal a interpretação que podemos ter, torna a imagem com sentidos múltiplos. Para Lima,  a compreensão e a prática das comunicações não-verbais em Fotografia podem permitir ao fotógrafo captar informações que não são ditas através das palavras e, na maioria das vezes, são transmitidas de forma inconsciente pelo sujeito fotografado . Para que uma informação seja transmitida com eficiência, o fotógrafo precisa conhecer as linguagens não verbais. Para o presente trabalho, foi trabalhado visualmente o conceito de mensagem não verbal. A imagem foi pensada e realizada para despertar o interesse do leitor, produzir significações e reflexões. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O briefing foi elaborado enfatizando a ideia do brainstorm, que é contextualizada na imagem, Paladar, onde o propósito era provocar os sentidos (escrito em inglês, pensando em internacionalizar o conceito) mostrando alguma situação que coloque ênfase neles. Os próprios membros da equipe de produção foram os modelos, as fotos foram produzidas no estúdio fotográfico da FAESA em 19 de junho de 2018. A câmera utilizada foi uma Nikon D7200, com lente Nikon 18-140 mm, utilizada na distância focal de 90mm, captura no formato JPEG selecionado no maior tamanho de arquivo para preservar a qualidade. O critério qualidade também foi decisivo para a escolha da sensibilidade à luz, ISO 100, Velocidade 1/200 com Aberturas f 8, resultando no congelamento do movimento na imagem e um boa profundidade de campo, conforme planejado. Para a iluminação da cena e registro fotográfico, foi utilizada um fonte de luz artificial de flash monobloco com refletores parabólico como luz principal. A sombras foram suavizadas com um utilizado um difusor e preenchidas com a luz refletida de um rebatedor dourado colocado no lado oposto ao da fonte principal. Para o disparo do flash utilizamos um conjunto de rádio flash (transmissor e receptor) e para fotometragem foi utilizado um flashmeter. . Com enquadramento na horizontal e um primeiríssimo primeiro plano (PPP), a composição foi organizada para destacar o sentido paladar no centro perceptivo da imagem. Ao todo foram produzidas 61 fotos e 10 foram selecionadas para a construção do editoral. Para o trabalho presente, foi selecionada a foto que representa o paladar . Programa usado no tratamento digital de imagem foi o Adobe Photoshop, com ajustes os níveis, brilho, cor, contraste e nitidez para a imagem se aproximar da ideia que foi levantada no briefing e braimstorm desde do início deste trabalho, representar de forma não-verbal um dos sentidos, o paladar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>