ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00799</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Proposta de Embalagem para preservativo feminino Della</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Luiza Lima Panizzi (Centro Universitário de Volta Redonda); Italo Miguel Ribeiro (Centro Universitário de Volta Redonda); Douglas Baltazar Gonçalves (Centro Universitário de Volta Redonda); Edilberto Cardoso Venturelli (Centro Universitário de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho se propõe a discutir sobre a embalagem e seu poder de influência no composto de marketing e, consequentemente, na taxa de venda dos produtos. As embalagens começaram apenas como recipientes para carregar e proteger os objetos vendidos, mas, hoje, ocupam um espaço tão relevante no mercado publicitário que se tornaram objeto de estudos em vários sentidos. Toda a embalagem deve ser pensada junto ao conceito do produto pois ela exerce grande poder sobre o ato de compra do consumidor; sua arte, seu formato, sua cor, sua disposição nas gôndolas, etc. Toda sua composição é relevante pois ela pode ser determinante para o consumo. A venda dos preservativos femininos possui uma grande disparidade em relação ao seu correspondente masculino e as razões para tal são várias, como a falta de informação a seu respeito; o lugar da mulher no ato sexual  um lugar menosprezado, de subjeção, graças a historicidade da sociedade patriarcal; sua baixa distribuição e divulgação. Nesse sentido, o desenvolvimento de uma embalagem para esses preservativos se torna uma das peças fundamentais para aumentar seu alcance, trazendo a discussão para próximo da realidade de seu público-alvo  as mulheres.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Há algum tempo, as embalagens dos objetos eram vistas apenas como um recipiente irrelevante que carregaria e protegeria determinado produto. Porém, com os avanços industriais e, posteriormente, as inovações no campo publicitário, foi descoberto nesses artefatos pouco explorados uma grande oportunidade de se criar destaque no mercado e potencializar tanto as vendas quanto a imagem do produto. Até o início do século XX, não se via o nome do próprio produto em sua embalagem por conta do modelo de mercado, no qual um vendedor apresentava o produto ao possível comprador, mas, com o passar do tempo e o advento de novos modelos de comércio como estabelecimentos onde o próprio cliente pesquisa o que deseja pelas prateleiras, percebeu-se a necessidade de que cada produto persuadisse o cliente por si só e, a partir daí, as embalagens passaram a ter a função de informar, incentivar e se fazer distinguir das demais. No Brasil, o autosserviço foi de extrema importância para o desenvolvimento gráfico das embalagens na publicidade. Com essa manifestação da criatividade nas embalagens, diversas fontes de referências passaram a ser utilizadas para que a representação do produto fosse melhorada, como, por exemplo, os movimentos artísticos que, após serem inseridos nesse mercado, ganharam mais espaço e foram ainda mais difundidos para a massa populacional, principalmente na década de 50 quando o conceito de Pop Art se popularizou, ganhando espaço na publicidade e sendo de suma importância para a junção da publicidade e da arte nos dias atuais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Produção da embalagem e de seu conceito deu-se em uma aula de Planejamento Visual e Produção Gráfica no curso de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário de Volta Redonda - RJ. A disciplina na época voltava sua atenção à história dos movimentos artísticos com o decorrer das décadas e propunha aos alunos a elaboração de uma embalagem para um produto, que ficaria a critério dos próprios estudantes, mas com a condição de ser inspirada em desses movimentos discutidos em sala. O movimento Renascentista foi o escolhido para dar forma a nova embalagem dos preservativos femininos da marca Della, mais especificamente a obra "A Mulher Amaldiçoada" de Octave Tassaert, pintada em 1859. A tela retrata a relação sexual de uma mulher com três parceiros simultaneamente. O nome da obra insinua como era vista a liberdade sexual feminina à época que ainda reverbera nos dias atuais: um tabu tão grande a ponto de ser comparada a uma maldição. Dessa problemática, surgiu a ideia do desenvolvimento da embalagem de um produto que estivesse ligado à sexualidade da mulher, no caso, o preservativo feminino. A partir da mesma, pretende-se difundir informações sobre o produto, aumentando seu alcance entre seu público alvo, devido suas vantagens tanto na proteção, quanto na utilização no ato sexual. Foi produzida uma embalagem especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março) que conta com uma caixa personalizada estampada com a obra de Tassaert na tampa. Na caixa, contém o total de 10 (dez) unidades de preservativo também estampadas com a obra, 01 (um) flyer com as instruções de uso e uma lista de 06 (seis) vantagens de sua utilização em relação ao preservativo masculino. Na parte interna da tampa da caixa, também foi anexado um texto de autoria dos alunos, dando força a liberdade sexual feminina e encorajando as possíveis usuárias não só a usarem o produto, como também tomarem o papel de controladoras das suas vidas em todos os âmbitos, partindo desse que, além de sexual, também diz respeito à saúde das mulheres. Como material de apoio à campanha, também foram produzidos 01 (um) cartaz em A3 e uma arte a ser veiculada no Instagram da marca. Texto anexo à tampa: A obra que estampa nossa coleção denomina-se "A mulher amaldiçoada" (1859) de Octave Tassaert, pintor Renascentista. Nela, o artista compara liberdade sexual da mulher a uma maldição. Mais de 150 anos se passaram, mas o pensamento doutrinador ainda persiste sobre a liberdade da mulher. Maldição é gastarmos horas nos arrumando, nos preparando, tentando ser "as melhores na cama" para, na hora H, termos nossos corpos criticados por nossas dobrinhas, manchas e imperfeições. Maldição é não dedicarem "um dedo" para o nosso prazer. Maldição é a exigência da perfeição feminina. Abençoada é a mulher liberta e que tem controle de sua sexualidade. Liberte-se. Proteja-se. Ame-se.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>