ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00807</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Viaje pelas suas fantasias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriella Barcelona Negrini (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Raquel Vieira Fávaro Petronilho (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem como intuito produzir uma campanha publicitária unindo duas empresas distintas: uma marca de lingeries (Miss Cherrie) e um motel (Forest Hills). É importante lembrar que esta campanha foi criada ficticiamente, com a intenção de trabalhar uma data comemorativa, no caso, o dia dos namorados. A empresa Miss Cherrie, fábrica de lingeries situada ao sul de Minas Gerais, exibe suavidade e beleza em suas peças íntimas, prezando pelo conforto e bem-estar de quem está utilizando-a. Além disso, mostra em seus detalhes, as tendências mercadológicas da época, algo que pode ser visto nas imagens realizadas neste trabalho. Já o Motel Forest Hills, localizado na capital mineira, é, segundo seu site, ideal para quem busca bons serviços e discrição. Isso pode ser visto através, inicialmente, de sua estrutura, a qual possui extensa área verde e um charmoso projeto paisagístico, garantindo aos hóspedes privacidade e um ambiente aconchegante. O motel convida os clientes, em seu site, a  realizarem suas fantasias . A questão das  fantasias é mostrada em uma campanha de 2013 da marca, realizado pela Agência Lápis Raro, onde produziram peças que resgatam fantasias do imaginário coletivo e mostraram que não é preciso ter uma grande ocasião para vivê-las. Deve-se acentuar, também, que em novembro de 2017 o motel teve uma campanha institucional real, produzida pela mesma Agência, com o slogan  Hoje tem , provocando o imaginário do público com uma mensagem simples, mas carregada de duplos sentidos. Pelo fato de o motel ter esse histórico de realizar campanhas com sentidos diversos, este trabalho optou por dar continuidade a isto, produzindo a campanha  Viaje pelas suas fantasias , com o intuito de divulgar as suítes temáticas do local, relacionando-as ao dia dos namorados, momento em que diversos casais reservam para visitarem o local. Com isso, pudemos realizar uma divulgação dos diferentes modelos de lingeries da Miss Cherrie, acrescido do reforço dos pontos fortes do Forest Hills. O slogan  Viaje pelas suas fantasias provoca a sensação de duplo sentido, trazendo um convite aos clientes a desvendarem os diferentes destinos que o motel oferece, dentre eles: Suíte Texana, Suíte Fantasy, Suíte Las Vegas e Suíte Oriental. Observa-se que cada uma delas traz um cenário diferente, fazendo com que quem as visite tenha uma experiência imersiva, e possivelmente consiga se ver realmente em uma viagem. As fantasias mostram que podem ser vividas em um local perfeito para isso: o Forest Hills, além de serem referentes às lingeries. Por fim, em um sentido completo, o slogan promove o anseio dos clientes de transitarem pelas suas próprias fantasias, sendo elas saciadas pelo motel, através de uma viagem pelas suítes. Em suma, o objetivo do presente trabalho foi o de fazer uma divulgação de ambas as marcas, através de campanhas de ativação no WhatsApp, veiculações de fotos em formato de stories do WhatsApp e Instagram, acrescidos de quatro postagens de imagens e quatro postagens de vídeo para Facebook e Instagram. Para que a campanha de ativação fosse efetiva, foi criada uma postagem de chamada nas redes sociais do motel (Facebook e Instagram) para que os clientes pudessem ter um primeiro contato com a estratégia publicitária. Para isso, foi desenvolvido a personagem  Fantastique , o segurança do motel, e o mesmo convidava a todos a entrarem em contato com ele através do WhatsApp. Após esse contato, a personagem passa a ter um relacionamento mais afundo com os clientes, enviando vídeos e pedindo que eles sejam criativos, pois quanto mais criatividade, maior o desconto que ele ganhará na suíte. Por fim, deve-se lembrar que a campanha é pensada para a data comemorativa de dia dos namorados, visto que o motel recebe um grande número de visitas nesta época. Além disso, os clientes optam por frequentarem esse local nessa data para que saiam um pouco da rotina do dia-a-dia, celebrando um momento romântico, em uma suíte especial.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que fossem produzidas as postagens e vídeos similares aos conteúdos já propostos pelo Forest Hills, realizou-se uma pesquisa sobre o local, através de seu site. Também foram analisadas as mídias sociais da marca, para que tudo fosse feito de acordo com a identidade visual. Além disso, foi realizada uma pesquisa sobre as campanhas antigas da marca, haja visto que algumas foram veiculadas na cidade de Belo Horizonte, onde o motel está situado. As campanhas de maior impacto foram o anúncio radiofônico  Fantasias e o jingle  Hoje Tem . A campanha proposta no presente trabalho tem como inspiração a campanha de ativação da bebida alcoólica Absolut. A marca citada, para promover um novo lançamento, criou o personagem Sven, com a intenção de ser um segurança de festa. A proposta era a de receber mensagens criativas e, as que convencessem o segurança Sven de que deveriam ser os participantes da festa, seriam escolhidos como convidados da festa, e experimentariam a nova bebida, que seria lançada no local. Referências Digitais: Anúncio  Fantasias : http://www.lapisraro.com.br/blog/2013/09/lapis-cria-para-motel-forrest-hills-e-motel-green-park/ Campanha de Ativação Absolut: https://www.youtube.com/watch?v=ozFLRwzyO6Q Jingle  Hoje Tem : https://soundcloud.com/lapisraro/motel-forest-hills-hoje-tem-voz-raya-hilal Sobre o Motel: https://www.foresthills.com.br/o-motel</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em um primeiro momento, a campanha terá um anúncio através das mídias sociais já tradicionais para o Motel Forest Hills (Facebook e Instagram). A postagem tem arte simples, em fundo preto (para que haja um ar de mistério); vê-se um homem de terno, óculos escuros e fone de ouvidos, mostrando ser um segurança; ao lado esquerdo, seu nome,  Fantastique (em amarelo, remetendo à sensação de descontração e otimismo) e a continuação de um texto:  tem uma surpresa para você! . Ao final desta arte, um telefone está descrito, para que o leitor entre em contato pelo WhatsApp e, assim, a ativação da campanha terá seu início. Logo que o cliente envia uma mensagem, Fantastique responde com um vídeo misterioso e uma mensagem calorosa e instigante, dizendo a eles que o motel está oferecendo um desconto em suas suítes temáticas no dia dos namorados, mas que, se o cliente mandar uma mensagem criativa e fantasiosa, ele ganhará mais descontos (além de receber, ao chegar na suíte, uma lingerie). Deve-se acentuar que serão quatro sorteados, uma vez que a campanha está promovendo as suítes temáticas Texana, Fantasy, Las Vegas e Oriental. Para isso, os quatro clientes que tiverem mais criatividade nas respostas, serão premiados com alguma das quatro suítes, acrescido de uma lingerie relacionada ao quarto. Em conjunto com essa comunicação particular, nos stories do WhatsApp e do Instagram serão postadas fotos diferentes uma relacionada a cada suíte. Essas fotos serão veiculadas em preto e branco, com o texto:  Viaje pelas suas fantasias . O intuito é mostrar que está acontecendo uma campanha de dia dos namorados, e o de convidar a todos a viajarem com o Forest Hills pelas suas fantasias pessoais. Essas postagens também relembram aos que estão participando da campanha que eles podem ganhar mais descontos se forem sorteados. Além disso, serão quatro postagens de imagens e quatro postagens de vídeo para Facebook e Instagram, também com o anseio de convidar as pessoas a visitarem o motel durante a época de dia dos namorados, sempre relembrando aos participantes da promoção que eles podem ganhar um prêmio maior. Essas artes e os seus respectivos vídeos serão produzidos nos tons de cores das suítes. Por exemplo: na suíte oriental, a cor vermelha é muito presente. Então, a foto e o vídeo dessa suíte serão mais voltados para a cor citada. Lembra-se também que as lingeries são condizentes com as cores respectivas as quartos. Em suma, o conceito deste trabalho traz a questão do discurso apolíneo, visto que o mesmo é desenvolvido em cima do discurso deliberativo de Aristóteles, tendo como objetivo convencer o leitor, através de seu texto, a uma deliberação futura por meio da razão. Da introdução à conclusão, o texto publicitário de linha apolínea é estruturado em fases criteriosamente divididas para resultar em uma argumentação clara, precisa, simples e contundente. A presente campanha também promove conceitos como conforto e inovações, uma vez que o trabalho tem como objetivo buscar o conforto das lingeries e as inovações da localidade. As modelos estão sempre a vontade com suas lingeries e em suítes temáticas chamativas, enfatizando a sensualidade e o prazer. Pode-se observar que a campanha tem como estratégia a chamada para a ação, já que foi criado um anúncio para convidar o cliente a ir até o motel e, assim, ganhar uma lingerie. A função fática também foi utilizada para que houvesse um despertar de sensações no espectador. Por fim, o conceito de natureza lógica vem à tona quando a campanha promove a questão de trazer a experiência e a razão. Na linguagem filosófica é costume dizer que uma proposição é a priori se a sua verdade pode ser conhecida sem apelar para a experiência; e a posteriori se pelo contrário só podemos conhecer a sua verdade através da experiência. A estratégia realizada para a campanha mostra que você deve ir ao Forest Hills para confirmar se, a priori, realmente irá viajar pelas suas fantasias, ou se precisará ser a posteriori.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>