ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00820</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Roteiro Reza a Lenda</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Luiza Figueiredo de Assis (Universidade Federal de Uberlândia); João Reginaldo Silva Júnior (Universidade Federal de Uberlândia); Halyson Vieira Santos (Universidade Federal de Uberlândia); Isabela Rodrigues da Silveira (Universidade Federal de Uberlândia); Isadora Puríssimo Peixoto Ruiz (Universidade Federal de Uberlândia); Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia); Vinícius Durval Dorne (Universidade Federal de Uberlândia); Samantha Loren Santos Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Iury Machado Leite (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro do documentário  Reza a Lenda , produzido e divulgado no primeiro semestre de 2018, é parte de um projeto de alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a disciplina de Projeto Experimental II. O roteiro foi o primeiro passo para iniciar a produção do documentário, guiando a proposta em direção a corresponder às expectativas iniciais, porém sem engessar os processos criativos, dando abertura para descobertas e consequentes mudanças durante a produção em si. O objetivo do projeto  Reza a Lenda , em sua totalidade, foi o de estreitar as relações entre Jornalismo, História e memória por meio do retrato transmidiático de lendas e causos da região do Alto Paranaíba (MG). Com o avanço das tecnologias, a história oral corre o risco de se perder, uma vez que as histórias passadas de geração em geração acabam perdendo espaço no imaginário popular. Para o cumprimento desse objetivo, foram desenvolvidos um website e um documentário em vídeo cobrindo especificamente as cidades de Araxá, Coromandel e Sacramento. Na etapa da produção do roteiro, foi feita a escolha por um formato que atenderia de forma mais ampla os objetivos do projeto. Por meio do pré-roteiro, chegamos a uma ferramenta que funcionou mais como um norte para os trabalhos de campo do que como uma definição precisa do produto final. Esta decisão se mostrou como essencial por se tratar de um documentário de não-ficção, onde não havia a possibilidade de decidir previamente todo o material a ser coletado, uma vez que a ideia era que as narrativas ficassem por conta das personalidades entrevistadas. No roteiro foi apresentada a ideia inicial, a storyline, a sinopse, o perfil dos personagens escolhidos, o pré roteiro e uma lista de sugestão de imagens a serem gravadas posteriormente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho se justifica por abordar histórias criadas pelo/no imaginário popular e que se sustentam por meio da relação entre os sujeitos que vivem em comunidade. Durante o processo criativo, foram elaborados produtos que complementam entre si e que funcionam como um registro das memórias contadas pelos moradores de determinada região, permitindo que a cultura desse povo se perpetue a partir da história. Além de registrar, uma função jornalística que se desenvolveu foi uma investigação acerca da dinâmica social das histórias, nas formas de lendas e causos. Isto é, o grupo procurou investigar a maneira como, historicamente, as lendas e causos, que se desenvolvem por meio da oralidade, relacionam-se com as cidades e os sujeitos presentes nela. Teriam essas tradições ajudado na construção da memória que se tem dos determinados lugares em que se passaram as lendas e os causos? E, teria até mesmo colaborado para uma identificação dos moradores e com a própria memória local? O documentário serve de fonte documental de uma cultura que se encontra no mundo das incertezas, correndo o risco de se perderem no curso do tempo pela carência de registro. O produto audiovisual permitiu que, além de guardar essas histórias que fazem parte da cultura de um povo, fosse mantida a maior característica das lendas e dos causos - a oralidade. Assim, através do videodocumentário, os personagens se expressam através das próprias palavras, além dos gestos e expressões que acrescentam muito àquilo que está sendo dito. Pensando em questões mercadológicas, alguns exemplares de website e documentário serviram de inspiração para a criação do projeto. Documentários realizados no próprio curso de Jornalismo da UFU como o  Que Siga a Folia , de 2014, e o  Faces da Glória , de 2015, serviram de amparo com a utilização de narrativas livres, sem roteiro, centralizada nos personagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização deste trabalho, foram utilizadas técnicas de levantamento de fontes e documentos, entrevistas com captação de áudio e vídeo, filmagens, fotografias e edição. A partir dessas, buscou-se garantir o cumprimento dos objetivos para este trabalho e a qualidade das produções. Para o levantamento, foram realizadas ligações de telefone para as Secretarias de Cultura e Arquivos Públicos dos municípios escolhidos para a realização do trabalho. Também foram levantados contatos por intermédio de pessoas conhecidas de integrantes do grupo. As ligações nas repartições públicas tinham intuito de obter informações sobre registros de pessoas que contém causos, ou indicações de conhecidos dos funcionários. Também foram pesquisados nomes de historiadores e professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o intuito de levantar possíveis fontes especialistas sobre lendas e causos e seus efeitos nas comunidades em que estão presentes. A partir desses procedimentos, foram feitas as viagens para trabalho em campo, em veículo de propriedade de um dos integrantes do grupo. Pré-entrevistas foram realizadas com as fontes levantadas, por telefone, com o intuito de já obter algumas informações básicas, além da marcação das entrevistas. Os encontros com as fontes foram marcados em suas próprias residências, local de trabalho ou em locais de convivência comum, como praças públicas, por exemplo. Um dos papéis que o jornalismo assumiu ao longo do tempo é o de contextualizar e levar a público narrativas que realmente importam para a vida das pessoas. Assim, o presente trabalho se justifica por abordar histórias criadas pelo/no imaginário popular e que se sustentam por meio da relação entre os sujeitos que vivem em comunidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>