ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00823</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista Buzz - A digital dependência</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thainan Honorato Fidalgo (Universidade de Ribeirão Preto); Luciano Bezerra da Silva Filho (Universidade de Ribeirão Preto); Joao Flavio de Almeida (Universidade de Ribeirão Preto); Murilo da Silva Pinheiro (Universidade de Ribeirão Preto); César Luis Mulati (Universidade de Ribeirão Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A acelerada interatividade com o mundo digital cria novos modelos de negócios, modifica as relações de trabalho e interfere no universo afetivo. Os humanos e às máquinas estão cada vez mais interligados (PINHEIRO, 2018). É com este enunciado que apresentamos a revista BUZZ: um projeto interdisciplinar realizado pelos alunos da 6ª etapa do Curso de Jornalismo da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). A revista, tem o intuito de proporcionar aos alunos experiência profissional na área jornalística, especificamente do texto produzido para revista. Com o tema ''Novas Tecnologias'', a terceira edição impressa da revista, lançada no segundo semestre de 2018, apresenta ao todo trinta e uma matérias, todas produzidas de forma independente por cada aluno, sob a supervisão de professores. Tendo a consciência de que até mesmo a descoberta do fogo é tida como uma tecnologia, a Revista buscou apresentar ao público curiosidades relacionadas ao universo digital moderno, como produtos de alta tecnologia, como também mostrar que mesmo em pleno século 21, ainda existem os chamados jurássicos, pessoas que escolheram viver com o mínimo de interferência digital possível. Este tema foi escolhido principalmente pela atual e constante vivência com o universo digital. No decorrer do primeiro mês, foram apresentadas pelos alunos, diversas possíveis pautas que poderiam compor a revista, houve reuniões de discussões, angulações de temas, contato com possíveis fontes, até chegar o ponto de aprovação das entrevistas. Ao analisar as novas tecnologias, foi descoberto que mesmo entre tantos progressos o mercado estava escasso de informações para um público específico, o de deficientes, em especial os visuais. Abandonando então os padrões que definem uma revista, o projeto vai para além do papel e invade as plataformas digitais, relacionando o tema com a acessibilidade. O objetivo foi utilizar as novas tecnologias para levar informações para aqueles que procuram autonomia digital, principalmente para a absorção de informações atualizadas e relevantes para sua inclusão no ambiente virtual. Em um projeto interdisciplinar, paralelo à produção da Revista, um grupo de alunos buscou parceria com a Adevirp, Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, com o intuito de transformar o conteúdo da revista para que pudesse ser acessível também aos deficientes visuais, proporcionando a eles alternativas inclusivas que permitissem encontrar na internet os materiais disponíveis em áudio, em um canal no YouTube. Esta facilidade de acesso gerou ainda mais um ponto de questionamento: e se por acaso um surdo que navega o portal quisesse também conferir às matérias que ali estão postadas? Eis que então o projeto cresce, além dos áudios, foram incluídas interpretações em libras, tornando assim a revista acessível para todos. Aqueles que recebem a Buzz também podem conferir os vídeos utilizando como acesso um QR Code, impresso no editorial da revista. Toda concepção do projeto gráfico editorial se guiou nas obras  Sintaxe da linguagem visual (DONDIS, 2003), e  Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática (MUNARI, 2006). De acordo com DONDIS (2003), a maioria do conhecimento humano é baseado em tudo que se vê. E isso é só um detalhe da real importância que o sentido visual tem na vida do ser humano. Com o passar do tempo essa visão pode ser aperfeiçoada no processo básico da observação, capacitando assim o indivíduo a  ver mais do que simplesmente  enxergar  . O projeto da Buzz foi desenvolvido como atividade pedagógica das disciplinas, de Produção e Edição em Jornalismo IV, Design Gráfico III e Fotojornalismo II, com apoio da TV Unaerp. Desta forma, com a produção desta revista, acredita-se que, além de ter a função central no aprendizado dos alunos no desenvolvimento de um projeto integrado, a BUZZ cumpre um papel importante de divulgação de informação de qualidade e também promovendo a inclusão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em um primeiro momento, assim como deve ser todo bom trabalho jornalístico, houve um levantamento bibliográfico no embasamento teórico para a produção de uma revista, suas vertentes e principais definições segundo especialistas da área. Para a escolha do tema da Buzz, ocorreram reuniões entre os orientadores e a coordenação do curso, para chegarem a um consenso, para que pudesse ser escolhido um tema que além de factual, fosse também de interesse da população. Com a supervisão dos professores, os alunos exerceram além da função de pauteiro, a de repórteres e fotógrafos. A ideia desde o início, foi buscar temas que tinham relação com o universo tecnológico, e que pudesse apresentar para o público as diversas faces da tecnologia. A primeira matéria da revista, por exemplo, fala sobre a  Infância digitalizada , e conta que os nascidos a partir do ano 2000 já têm crescido com a tecnologia, e por isso preocupam tanto os especialistas quanto os pais. A Buzz apresenta ao todo trinta e uma matérias com temas relacionados à educação, redes sociais, saúde e esporte. Para a construção das matérias, os alunos realizaram entrevistas de profundidade, que segundo Duarte e Barros (2006), na obra  Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação , é uma técnica clássica para a obtenção de informações nas ciências sociais, um recurso metodológico que busca informações a partir do conhecimento e experiência de uma fonte, método muito utilizado em grandes reportagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Todo o trabalho que compõem a construção da Revista - entrevistas e fotos  foi realizado pessoalmente e de forma interativa para que cada depoimento fluísse de maneira natural. Foram produzidas fotografias que buscavam a todo momento a naturalidade das imagens. Concomitante à construção dos textos foi definido o projeto gráfico e visual da revista, com a orientação do professor da área gráfica, seguido da elaboração de um documento contendo todas as referências para a produção da mesma. A revista tem como público alvo universitários de diversas faixas etárias, e nesta edição teve como foco maior os portadores de necessidades visuais e auditivas. A Buzz impressa traz, de forma inclusiva, já na primeira página, um encarte impresso em braile, que guia os leitores até a plataforma onde podem conferir todos os materiais produzidos pelos alunos. Para a construção do projeto acessível, um grupo de alunos trabalhou com a gravação e edição das matérias em áudios. Foram realizadas filmagens com voluntários especializados em libras. Para a impressão dos encartes em braile, alunos e coordenadores do curso escolheram uma associação voltada para cegos, a Adevirp, que auxiliou na concepção do projeto acessível. Por conta do custo da impressão do encarte em braile, os alunos fizeram eventos beneficentes e rifas. Já para a escolha da capa, diversos projetos foram apresentados pelos alunos, e de forma democrática, o uso da imagem de um homem de mão dadas com uma máquina, com um sol ao fundo remetendo ao amanhã, foi escolhido por melhor representar a convivência entre humano e tecnologia nos dias atuais. O título em Barlow Consed, e uma linha fina com serifa, ambas em tom branco e recuadas à direita e conta também, com traços geométricos em linhas finas remetendo a geometrica, métricas matemáticas, na parte inferior segue o nome do produto, Revista Buzz. Na parte interna da Revista, às fotos e matérias estão em preto e branco, os títulos e subtítulos por vezes centralizadas, recuadas a esquerda e em outras a direita. Os textos em ate tres colunas e justificados, sempre iniciados com capitular. Em cada página, assim como na capa, são utilizados formas geométricas que comportam às fotografias, recurso utilizado em prol da liberdade criativa e dinâmica na leitura. Matéria pronta e diagramação personalizada, o esboço da revista foi enviado para a gráfica. Foram impressos 500 exemplares, com mais de 70 páginas cada. A circulação da revista Buzz teve início no dia 07 de dezembro com o coquetel de lançamento realizado em uma livraria de um centro de compras no interior de Ribeirão Preto. Os encartes em Braille, foram produzidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>