ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00838</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O Re-animador</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Rodrigues Anderaos (Universidade Anhembi Morumbi); Alexandre Marino Fernandez (Universidade Anhembi Morumbi); Karen Juliane Canaverde Dias (Universidade Anhembi Morumbi)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Re-animador foi realizado por alunos da Universidade Anhembi Morumbi ao longo da disciplina de Captação e Edição de Áudio do curso de Comunicação Social - Rádio TV e Internet, sob orientação do professor Alexandre Marino Fernandez. A disciplina teve como objetivo a preparação dos alunos para a captação de áudio em diversos ambientes e o início do processo de pós-produção, onde foram apresentadas as principais ferramentas de um software voltado a áudio. A principal atividade da disciplina foi à realização de um podcast, onde os alunos deveriam gravar as vozes e editar os arquivos voltados à respectiva mídia. O tema do trabalho era livre para escolha dos grupos, sendo assim, o nosso grupo após pesquisas e de ouvir alguns podcasts entrou em um consenso para realizar uma adaptação de um conto de terror, voltado ao storytelling. Decidido o tema, fomos pesquisar referências e chegamos a uma das principais ao ouvir o  Nerdcast 549 - RPG Call of Cthulthu 1: O mistério de William Faraday . É importante ressaltar toda a sonorização que a história tem. Ao escutar o episódio o ouvinte é absorvido e diretamente inserido no universo, se sentindo como se realmente fizesse parte daquele contexto, devido à forte presença da ambientação dos locais, os efeitos utilizados nas vozes, as trilhas sonoras, a narrativa e também a carisma dos participantes do episódio. O grupo observou o potencial que o formato pode trazer, principalmente pelas questões técnicas de áudio já citado, mas ainda assim não era o formato ideal que procurávamos. Buscamos novas referências que realmente tinham a estrutura de um áudio-drama, chegando ao  Nerdcast 342  Áudio Drama- T-Zombii: A Gravação Dos Mortos e o podcast  Contador de Histórias , onde não ocorrem quebras da quarta parede, sendo histórias lineares com atuações na obra inteira. Após concluir todas as buscas de referências, voltamos ao universo dos contos de terror, escolhendo o conto   Herbert West Reanimator  , do escritor Howard Phillips Lovecraft. Vale ressaltar que uma das normas do trabalho era o tempo, sendo estimado de até 10 minutos, então foi necessária fazer uma adaptação da história, tentando manter o mais próximo possível da obra original. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao longo da disciplina, os alunos aprenderam através de diversas atividades, as características e formas de captação áudio com os diferentes tipos de microfones e ambientes, tornando assim mais fácil a captação final do projeto, que no caso era em um local controlado, com poucas interferências de áudio. Como buscávamos um formato de áudio-drama em storytelling, o podcast Contador de Histórias teve forte influência e se tornou a principal referência já que continha o formato que estávamos buscando, onde esse tipo de produção tem o objetivo de contar uma história como o cinema faz, só que sem o recurso visual. O áudio é composto para que o ouvinte tenha recursos para imaginar a cena que está sendo reproduzida. Com isso, descrevemos no roteiro os pontos específicos de sonorização, possibilitando aos atores uma interpretação mais real do que estava ocorrendo na cena, já que os mesmos poderiam imaginar e passar mais autenticidade para a cena. Esse formato de storytelling está crescendo cada vez mais no Brasil e diversos podcasts começaram a utilizar, não necessariamente como um áudio-drama, mas também como um áudio documental (Projeto Humanos), áudio-narração (Diário do Menestrel) e áudio-book (Caixa de Histórias).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto tinha um prazo de entrega de aproximadamente dois meses, então após todas as pesquisas e discussões, passamos um fim de semana escrevendo o roteiro e logo após isso as gravações já estavam agendadas. Cada gravação durou em torno de uma hora por conta da flexibilidade dos atores, sendo necessárias cinco diárias ao longo de quatro semanas para a captação de todas as vozes dos personagens. O local de gravação não era o mais adequado, pois não continha o isolamento ideal para a captação das vozes, sendo preciso realizar a limpeza de cada áudio na pós-produção. As finalizações das gravações terminaram faltando duas semanas para a entrega do trabalho, com isso, o grupo de oito pessoas repartiu cada cena do roteiro e pesquisou os efeitos em sites colaborativos para a ambientação das próprias. As técnicas utilizadas para a captação do projeto de modo geral foram simples, primeiramente os atores gravavam as vozes em uma cabine com um isolamento básico, contando com um microfone condensador posicionado em um ângulo de 45° da boca do ator. A montagem não foi demorada por conta da organização realizada na hora da gravação. Para facilitar o processo, foi indicado previamente no roteiro o número de cada fala dos personagens e na hora da gravação o arquivo de áudio já era renomeado com o número da fala, facilitando o processo de montagem. Além disso, cada fala foi realizada de 3 a 5 vezes com interpretações, velocidades e entonações diferentes para que tivéssemos uma variação e depois escolhêssemos a que a se encaixava melhor na história para ter o melhor resultado possível. A partir disso se iniciou a etapa do Design de Som, onde todos os efeitos sonoros foram inseridos juntos as falas. Essa foi a etapa mais demorada, porque para atingir o nosso objetivo que era trazer a imersão do ouvinte no universo criado, foi necessário escutar repetidas vezes o projeto para ver se tudo estava se encaixando na maneira adequada. Durante esse processo também foi inserido a trilha sonora, foi criada pelo compositor Graham Plowman, que autorizou o uso para o projeto. Ela foi um ponto crucial para a edição, onde o ritmo de cada cena foi construído de acordo com a música e não só isso, toda a criação de expectativa e a quebra dela para o ouvinte também estava relacionada diretamente com a intensidade da trilha musical. Após a inserção de toda a trilha sonora e musical chegou a etapa de mixagem, que contou com o auxílio do professor Alexandre Marino, onde foi criado pistas de áudios (BUS) para cada efeito e diálogo, controlando o tratamento acústico de cada ambiente, a forma que a voz se expande, e como os efeitos reagem ao local; a automação dos canais esquerdo e direito (PAN) e volume do projeto. Ou seja, foi a hora mais importante, com mais expectativas, a de concluir o projeto, transformando as diversas faixas de áudios em uma só e confirmando se tínhamos conseguido atingir o nosso objetivo principal que era criar um podcast em formato de storytelling onde o expectador ao ouvir, por conta da narrativa e principalmente pela trilha sonora, ambientação e efeitos sonoros iria se sentir incluso no universo criado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>