ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00844</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental Integrada</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Camila Catarine Vieira de Oliveira (FAESA Centro Universitário); Alexandre Volponi Gadioli (FAESA Centro Universitário); Juliana Ramaldes Pedrosa (FAESA Centro Universitário); Victor Reis Mazzei (FAESA Centro Universitário); Gustavo Coutinho Brito (FAESA Centro Universitário); Felipe Maciel Tessarolo (FAESA Centro Universitário); Eduardo Valls Pagotto (FAESA Centro Universitário)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Integrada, agência experimental criada em 2003, é um projeto de extensão dos cursos de Comunicação da FAESA, que proporciona aos alunos a experiência real de uma agência profissional, alinhando a vivência do estágio à rotina demandada do mercado publicitário, além de permitir que sejam colocados em prática os conhecimentos trabalhados em sala de aula. Estabelece-se, assim, no dia-a-dia dos últimos 16 anos na agência, o exercício de aprimoração profissional, acadêmica e de bem-estar social dos estagiários. Com o propósito de qualificar os estudantes do curso de Comunicação em todas as suas habilitações, a Integrada atende demandas internas oriundas da coordenação de comunicação e dos demais cursos e professores (ANEXO 1); promoções de cunho social e incentiva atividades direcionadas ao desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas - fomentando a produção acadêmica e a participação em concursos universitários (de âmbito regional, nacional e internacional) que aproximam e dão visibilidade aos estudantes no mercado de trabalho. Ao garantir que os alunos vivenciem experiências nas mais diversas áreas da comunicação, como atendimento, produção de conteúdo, direção de arte, redação, fotografia, mídia e produção de eventos, a Integrada proporciona aos seus estagiários, em muitos casos, o primeiro contato com a profissão de interesse, promovendo a capacitação técnica e a relação com os conceitos teóricos, que têm como base o conhecimento adquirido em sala de aula. A agência também reforça o comportamento corporativo e prepara os futuros profissionais que, em pouco tempo estarão no mercado de trabalho, para as exigências e desafios que irão surgir. Por estimular a experimentação de ideias e o zelo na capacitação dos alunos, os trabalhos realizados são, muitas vezes, utilizados para a composição de um portfólio mais criterioso, que coloca o estudante em destaque para concorrer às vagas nas agências profissionais. O cultivo desta relação de proximidade com o contexto mercadológico publicitário capixaba é, portanto, uma característica a ser destacada. Como consequência, nos últimos anos tem ocorrido uma grande aproximação da Integrada com agências e anunciantes locais, que, além de proporcionarem intercâmbios, recorrem constantemente ao laboratório em busca de indicação de estagiários ou de recém-formados - prova disso, é que nos últimos anos, 100% dos alunos foram encaminhados para empresas ao final do período de contrato ou, muitas vezes, antes mesmo de findar este prazo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conteúdo apresentado em aula é fundamental para as atividades realizadas pela Integrada, uma vez que pauta suas práticas pedagógicas na relação entre ensino e aprendizagem - trazendo teorias para dentro do campo de atuação, com discussões atuais e de alinhamento com o mercado. Este, por sua vez, demanda constante atualização crítica e sensibilidade por parte dos profissionais, tópicos que são fomentados diariamente na agência. É importante destacar que, tanto as empresas quanto a FAESA Centro Universitário incentivam a troca mútua de experiências, pois as práticas exercidas pelos estagiários são um reflexo do cotidiano no mercado. Este intercâmbio de informações muitas vezes ocorre por meio de ações, em que profissionais visitam a Integrada para realizarem debates, palestras ou workshops e os estagiários visitam as empresas para uma melhor compreensão da carreira e do ambiente profissional (ANEXO 9). Tendo como foco estudantes interessados em se aprimorar e vivenciar de forma mais imersiva a futura profissão, a equipe da Integrada é formada por alunos do primeiro ao oitavo período, que são contratados para o exercício do estágio por 12 meses. Importante ressaltar que, muitas vezes, o fim deste ciclo é antecipado por conta do constante "monitoramento" e solicitação das empresas e agências profissionais em busca de talentos. A rotina da Integrada consiste em reuniões diárias de pauta, nas quais as demandas são debatidas e novos pedidos são apresentados e distribuídos entre os estagiários de acordo com as respectivas funções. É então que ocorre o brainstorm, um processo que segundo Mazzei, no livro "Criatividade: o que inspira suas ideias?" (CRV, 2016), permite que pessoas com diferentes visões abram horizontes e coloquem pensamentos em xeque, na expectativa de soluções criativas para clientes. É pertinente, também, mencionar o incentivo à pesquisa na produção diária dos estagiários, que são estimulados a buscar informações para produção de peças e artigos, garantindo o desenvolvimento crítico-social, como defendido por Bernardi no texto "A importância da iniciação científica e perspectivas de atuação profissional" (Biológico, 2003), essencial para a formação dos alunos. A partir de 2013, duas novas práticas tornaram-se corriqueiras na Integrada: a produção de eventos e a participação em concursos universitários como ferramenta de aprendizado e formação de portfólio, seguindo as previsões de Gracioso em "As novas arenas da comunicação com o mercado" (Atlas, 2008) para o mercado. Com essa iniciativa e as conquistas alcançadas, a Integrada ganha visibilidade, uma vez que todas as produções são divulgadas nas redes sociais e as premiações se transformam em notícia de forma praticamente instantânea. Dessa maneira, novas parcerias são alcançadas e a procura de agências profissionais por estagiários é potencializada - fato que incentiva mais estudantes a desejarem uma vaga na equipe, enxergando-a como um caminho para futuras conquistas que as aproximam do mercado. A equipe de 2018 também segue os ideais de Gracioso em valorizar profissionais de múltiplas competências. Em sua formação, quatro estagiários, além de um professor orientador e um coordenador, estabelecem a proposta de um grupo heterogêneo, sendo que dois alunos fazem ou fizeram outra graduação além de Publicidade - um cursa Design e outra é egressa do curso de Moda. Além disso, uma estudante de jornalismo também faz parte da equipe; esta experiência multifacetada reflete em um grande diferencial de criação. O espaço físico, por ser visto como um local de aprimoramento, é aberto para os demais alunos do curso, para orientações em trabalhos e pesquisas acadêmicas, como o "Brifaço"(ANEXO 2) - evento que reúne alunos do curso de Comunicação para debaterem briefings de concursos acadêmicos e o "Experiência Integrada", dinâmica em que um calouro é convidado para passar o dia na agência e participar das criações em desenvolvimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Distribuído em 20 horas semanais, o cotidiano da agência tem como foco as atividades de cunho social, a produção acadêmica, as demandas internas da FAESA e a participação em concursos universitários, seguindo o padrão de funcionamento de uma agência profissional. Para realizar essas atividades, os estagiários têm livre acesso aos demais laboratórios do Centro Universitário, possibilitando uma experiência mais ampla e troca de conhecimento entre as áreas que permeiam as atividades da comunicação social. Os jobs envolvem a criação de conteúdo para redes sociais, de materiais específicos para a divulgação de projetos e a produção de identidades visuais, além da organização de eventos para os cursos de Comunicação. A partir do processo exposto, explicita-se alguns trabalhos realizados: Em relação aos projetos sociais, destacamos a parceria voluntária com a Sociedade de Amparo à Velhice (ANEXO 3), na qual são produzidas peças para campanhas de doação de kits de higiene básicos. O material desenvolvido é exposto anualmente nos espaços físicos da FAESA e nas redes sociais. Outra ação desenvolvida resultou de uma parceria com a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo: a Integrada foi solicitada para a criação e produção de um vídeo, com o objetivo de transmitir aos detentos e familiares de forma simplificada os direitos que constam no documento oficial "Espelho de Cumprimento de Pena". Ainda no campo social, em 2018 a equipe desenvolveu, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Marketing da instituição, toda a identidade visual e criou campanhas educativas para o "Coleta Seletiva" (ANEXO 4), projeto oficial da Faesa que orienta os alunos e funcionários sobre a separação e o descarte consciente de lixo. Já a participação em concursos é incentivada e vista como uma ferramenta de aprendizado e incremento do portfólio. Esse incentivo trouxe como resultado prático a conquista de 15 prêmios para os alunos da Integrada nos últimos anos, nos quais se destacam: Os primeiros lugares no concurso ECOS Mostra (organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo) nos anos de 2014 e 2015; o bronze no Prêmio Colibri de Propaganda em 2015 (ANEXO 5); e em 2015 e 2016, o primeiro lugar na etapa regional do Fenapró Universitário (concurso universitário do sindicato da propaganda). Em 2018 os alunos da Integrada continuaram a trajetória de destaque nos concursos universitários, com duas premiações alcançadas: o primeiro lugar na etapa regional do Fenapró Universitário, cujo tema versou sobre a diversidade na propaganda, e o ouro inédito nos Prêmios Lusófonos da Criatividade, a maior premiação do mundo para a área de criatividade entre os países falantes da língua portuguesa. O desafio lançado no briefing era explicar, de forma irreverente, as diferentes intensidades das cápsulas de café Delta Q. A equipe utilizou a associação da intensidade do café com a música e propôs, para isso, ações em stands personalizados em festivais de música (ANEXO 6). Resumidamente, a ideia foi a disponibilização de instrumentos musicais em um palco dentro do stand, para bandas serem formadas, com integrantes amadores da platéia, que se inscreviam para competirem entre si. "Corpo", "Equilíbrio", e "Acidez" eram alguns ítens a serem analisados na música e o melhor conjunto de características sairia vencedor. Além de ser o primeiro prêmio internacional da FAESA, a conquista foi noticiada em diversos meios de comunicação do estado e garantiu a visibilidade dos estagiários no mercado (ANEXO 7 e 8), atingindo um público que extrapola o ambiente acadêmico da instituição. Assim, da captação à entrega do job, além de formar profissionais preparados para as reais expectativas do mercado, o cuidado com uma formação acadêmica, bem como a atenção para o olhar social da agência, resultam em grande possibilidade de aprendizado para os estagiários, que não somente se qualificam como futuros profissionais, como se preparam para provocar mudanças no meio em que vivem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>