ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00860</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Aplicativo da Rádio Terceiro Andar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Victor Oliveira Ferrarezi (Universidade Federal de Minas Gerais); Marina Belen Belardo (Universidade Federal de Minas Gerais); Beatriz Monteiro dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais); Fernanda da Costa Portugal Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na disciplina de Laboratório de Design Transmídia, da turma 2018/2, nosso grupo atendeu um cliente interno da UFMG, mais precisamente, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH): A Rádio Terceiro Andar. A proposta do trabalho era entender as demandas do cliente e apresentar um protótipo de uma solução transmidiática para promover maior engajamento entre os frequentadores da FAFICH e a rádio. A Rádio Terceiro Andar existe desde março de 2017 e tem como objetivo dar espaço e voz às questões que envolvem a comunidade universitária. Para cumprir essa tarefa, a rádio conta com a produção dos alunos de graduação em Comunicação Social matriculados na disciplina de "Radiojornalismo e Mídias Digitais", estudantes de Pós-Graduação e alguns dos professores do Departamento. Após realizarmos uma coleta de dados inicial e conhecermos mais sobre a realidade do projeto, conseguimos identificar três pontos de tensão sobre a vida da rádio: alta rotatividade dos alunos responsáveis pela produção, a falta de identidade da rádio (já que a cada turma são feitas novas modificações) e o baixo alcance da rádio em todos seus públicos, principalmente no que refere ao público da FAFICH. Decidimos criar uma possível solução para aumentar o alcance da rádio em relação ao público que circula na FAFICH, já que entendemos que era o maior e mais urgente dos problemas que conseguiríamos resolver nos prazos da disciplina, sendo que os outros problemas eram influenciados pelo caráter experimental da rádio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia utilizada para o processo de ideação, criação e desenvolvimento do produto foi a metodologia de Design Thinking. A metodologia caracteriza-se por ser uma abordagem para a inovação centrada no ser humano. Segundo as palavras de Arne Van Oosterom, fundador da Design Thinkers Group, essa abordagem combina o pensamento criativo ao de negócios para gerar valor e prover soluções de longo prazo. Por isso, permite entender as pessoas envolvidas no processo, além da troca de valores entre os envolvidos e o que os motiva. Organizamos um cronograma explicitando como se daria o desenvolvimento do trabalho, além de dividir as tarefas. A cada nova semana, atualizamos o trabalho e resolvemos os desafios que surgiam. O processo todo teve uma extensão de 2 meses de trabalho. A metodologia do Design Thinking envolve alguns passos, que permitem chegar a uma solução ao problema. Para isso, o processo começou com o entendimento do cliente e suas atividades. Posteriormente, passamos para a etapa de empatia, na qual analisamos os pontos de sofrimento ou de maior tensão. A continuação se dá pela etapa de ideação de uma solução. Logo, é necessário a prototipação dessa solução, que deve ser testada a partir da interação. A efetividade e importância destas etapas se baseiam em dados e permitem ter um seguimento da naõ apenas da eficácia da solução comunicacional, mas também da interação com o público destinatário. Para entender melhor a realidade da rádio, seus integrantes e seu público alvo, fizemos um mapeamento das redes sociais da radio (Instagram, Facebook, Wordpress) avaliando o tipo e frequência das publicações e a interação com os usuários. Também ouvimos o material produzido pela rádio e fizemos entrevistas com os alunos participantes e com a coordenadora do projeto. Após a entrevista, com melhor entendimento do projeto, desenhamos um mapa dos Stakeholders da rádio, fizemos um brainstorming e após escolher a ideia, iniciamos o processo de mapeamento da informação, os caminhos do usuário e as telas respectivas até, enfim, programar o aplicativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na etapa de Ideação, optamos por criar um aplicativo interativo que proporcionasse uma experiência de rádio locatícia, combinando tanto peças de divulgação físicas como digitais. A ideia principal é dispersar as pílulas radiofônicas já produzidas pelo espaço físico da FAFICH e incentivar os transeuntes da faculdade a interagir com eles. A ação disparadora é a distribuição de cartazes nas entradas da FAFICH com um call to action, com a intenção de chamar a atenção dos transeuntes e torná-los não apenas usuários do app, mas ouvintes da Rádio. Esses cartazes possuem um código QR, que permitirá o download do app ao escanear o código. Após instalar o aplicativo e ativar Wi-Fi e GPS, quando o usuário passar por determinados locais do prédio, receberá uma notificação e terá acesso a uma nova tela com áudio e texto relacionados ao local em que está. Para a prototipação, escolhemos 5 locais da FAFICH: Entrada da FAFICH pela Av. Reitor Mendes Pimentel, Atlética, Biblioteca Prof. Antônio Luiz Paixão, grafites do terceiro andar e lambe-lambes  Marielle Presente próximo aos banheiros. A programação das telas e toda a prototipação foi realizada através do MIT App Inventor2, seguindo o mapa de informações, pensado na etapa de Ideação. A precisão da localização foi um dos problemas durante o desenvolvimento, devido principalmente a proximidade dos pontos escolhidos. Para solucionar o problema, delimitamos os locais escolhidos por áreas retangulares. A interação com o usuário foi outro desafio enfrentado pelo grupo, resolvido através da tela inicial do aplicativo: uma caixa de texto para que o usuário colocasse seu nome/apelido, que seria utilizado na mensagem introdutória do app  Ei, nome da pessoa! . Os testes de usabilidade realizados com possíveis usuários foram essenciais no processo. A cada teste realizado, novas modificações eram realizadas até enfim termos a versão final. A versão final foi apresentada em sala de aula, na qual todos os alunos transitaram no prédio e ouviram os áudios disponíveis. Através de um experimento de rádio locatícia buscamos associar a experiência dos usuários que convivem no espaço físico da FAFICH com conteúdos pertinentes a experiência de locatividades específicas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>