ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00863</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Além da Luz  Transformando Realidades</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Taína Oliveira Ferreira (Universidade de Uberaba); Luís Fernando Ribeiro Oliveira (Universidade de Uberaba); Cíntia Cerqueira Cunha Pimenta (Universidade de Uberaba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Além da Luz  Transformando Realidades FERREIRA, Taína Oliveira OLIVEIRA, Luís Fernando Ribeiro RESUMO: O webdocumentário Além da Luz  Transformando Realidades, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo na Universidade de Uberaba, no segundo semestre de 2018, por Taína Ferreira, com orientação do professor Luís Fernando Oliveira, conta a história da Lâmpada de Moser e seu impacto social em comunidades carentes, em São Paulo. Este webdocumentário, produzido em território on-line, tem como objetivo registrar a relevância da invenção para o desenvolvimento de novas soluções e como ela está ajudando a levar luz para a vida de tantas pessoas ao redor do mundo. PALAVRAS-CHAVE: Webdocumentário; Jornalismo; Lâmpada de Moser; Iluminação; Luz. SITE: www.alemdaluz.com INTRODUÇÃO: O webdocumentário Além da Luz  Transformando Realidades aborda a história da Lâmpada de Moser e seu impacto social em comunidades carentes, em São Paulo, por meio do trabalho da ONG Litro de Luz Brasil. A Lâmpada de Moser é uma invenção do brasileiro Alfredo Moser, criada a partir de garrafa pet, água e água sanitária, e é capaz de iluminar ambientes internos durante o dia. Sua intensidade pode atingir de 40 a 60 watts e chega a economizar até 30% da energia gasta em iluminação. Além de iluminar comunidades carentes, indígenas, quilombolas e ribeirinhas ao redor do mundo, a Lâmpada de Moser está contribuindo para um planeta mais sustentável, pois não emite CO2. A inspiração para a construção da Lâmpada de Moser surgiu a partir de um problema frequente que o Brasil enfrentava em 2001, a crise dos apagões. A crise do apagão foi uma crise nacional ocorrida no Brasil que afetou o fornecimento e a distribuição de energia elétrica. A Liter of Light ou Litro de Luz, é uma organização internacional sem fins lucrativos que visa a levar iluminação para as regiões sem energia. Operando em mais de 20 países, no Brasil a ONG está presente nas cinco regiões e já impactou, diretamente, mais de 10 mil pessoas com a instalação de soluções sustentáveis de iluminação adaptadas a partir da Lâmpada de Moser. OBJETIVOS: O objetivo geral do webdocumentário "Além da Luz  Transformando Realidades" é registrar o impacto da Lâmpada de Moser em famílias carentes na região de São Paulo; contextualizar a invenção da Lâmpada de Moser a partir da história do inventor brasileiro Alfredo Moser; contar como surgiu a ideia da lâmpada destacando seus benefícios e impacto social; apresentar as novas soluções adaptadas da tecnologia da Lâmpada de Moser utilizadas pela Litro de Luz Brasil; mostrar o impacto positivo e a diferença que as três soluções têm feito na vida das famílias que vivem sem energia elétrica; comparar as diferenças entre a Lâmpada de LED e a Lâmpada de Moser; abordar a necessidade de buscar o uso de tecnologias limpas, ensinar como construir a lâmpada de garrafa PET e sensibilizar a população quanto ao ato de ajudar ao próximo por meio do voluntariado. JUSTIFICATIVA: Milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à luz. Segundo levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), feito em 2017, o Brasil ainda possui um milhão de residências sem luz elétrica. Atividades simples são realizadas porque há luz elétrica. A invenção da Lâmpada de Moser veio suprir e resolver a falta de acesso a luz elétrica e a busca por fontes renováveis de energia, pois, além de não ter nenhum custo mensal, proporcionando maior economia para as famílias carentes, ela é uma solução sustentável e amigável ao meio ambiente. Portanto, a realização deste projeto, de cunho social e sustentável, é relevante pois, além de propor novas soluções de utilização de energia limpa, contribui para que elas cheguem até às pessoas que ainda vivem na escuridão e que mais precisam utilizá-las. E, demonstrar a importância do uso de energias sustentáveis, significa preservar os recursos naturais e contribuir para um mundo mais limpo e consciente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS: O tema surgiu a partir de uma proposta de pauta para a disciplina Métodos da História de Vida, do 5º período de Jornalismo, mas que não se deu continuidade, pois o tema escolhido era superação e a história de Moser não se encaixava na temática. Porém, a história simples do inventor sempre foi uma inspiração - devido ao poder de transformação e impacto social da invenção - que ressurgiu nas disciplinas de Livro-reportagem e Jornalismo Digital, por meio de livro e webdocumentário. Para o estudo e desenvolvimento deste projeto, foi necessário recorrer a diversas pesquisas. A pesquisa é essencial para a construção do conhecimento e das informações. É por meio da pesquisa que é possível chegar até um resultado ou solução de um problema. Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Do ponto de vista da sua natureza, foi realizada pesquisa aplicada, pois tem como objetivo gerar conhecimentos de aplicação prática. Enquanto, do ponto de vista da forma de abordagem do problema, a pesquisa qualitativa, pois "a análise qualitativa depende de muitos fatores, tais como a natureza dos dados coletados, a extensão da amostra, os instrumentos de pesquisa e os pressupostos teóricos que nortearam a investigação". (GIL, 2002, p. 133). Do ponto de vista dos objetivos propostos, a pesquisa é exploratória, pois ajuda a entender melhor o problema proposto. "Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses" (GIL, 2002, p.41). Quanto ao ponto de vista dos procedimentos técnicos, as pesquisas utilizadas ocorreram em dois momentos: a) pesquisa bibliográfica  com consulta a livros, revistas e ao buscador Google, que ocorreu durante todo o projeto; b) pesquisa documental  a partir de reportagens já publicadas, jornais e fotografias sobre essa temática. Segundo Gil (2002, p. 44), "a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos". Além disso, o autor ressalta que: "a pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa". (GIL, 2002, p. 44). Foram lidos e fichados os livros Hipertexto e Hipermídia e Jornalismo Digital, de Pollyana Ferrari, Webwriting  Redação para Mídia Digital, de Bruno Rodrigues, e Como Escrever Para a Web, de Guillermo Franco. A matéria "Brasileiro inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo", publicada pela BBC Brasil, foi fundamental como material de consulta e apoio, junto ao livro Luz, Lâmpadas e Iluminação, de Mauri Luiz da Silva, para melhor entender sobre iluminação elétrica e a importância da luz no cotidiano e nos afazeres do ser humano. Outras fontes foram pesquisadas para comentar, de forma mais abrangente e completa, temáticas como a sustentabilidade, a evolução da lâmpada e problemas que podem ocorrer à visão ao viver sem luz elétrica.Das 13 entrevistas realizadas para a composição deste webdocumentário, 11 foram gravadas em vídeo e fotografadas com uma Canon T6i, Microfone Direcional Shotgun Boya Vm190 e Microfone Yoga Lapela Condenser Unidirecional. Algumas entrevistas aconteceram na comunidade Boulevard da Paz, na Zona Sul de São Paulo, região beneficiada com duas ações para a instalação de postes e outras foram gravaram-se na sede da ONG Litro de Luz Brasil, na capital paulista. As demais entrevistas em Uberaba, Triângulo Mineiro. Todas as imagens foram cortadas e editadas no Adobe Premiere CC18. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">DESCRIÇÃO DO PRODUTO: O webdocumentário conta com uma página inicial, quatro abas no menu e três subabas em uma delas. A primeira âncora é a página inicial do webdocumentário, intitulada Início, que conta com uma capa de abertura em vídeo mostrando a Lâmpada de Moser em detalhes, acompanhada do nome e slogan do projeto. A âncora Menu é representada por quatro abas em fotos: Alfredo Moser, Lâmpada de Moser, Litro de Luz Brasil e Especialistas. Ao clicar em uma das abas, o usuário é redirecionado para a história e o conteúdo referentes àquela aba. A terceira âncora é a Sobre, que conta resumidamente o tema, objetivo do trabalho e expediente do webdocumentário. A última âncora é a Contato, com e-mails e links que redirecionam o usuário para a rede social do inventor e também para o site da Litro de Luz. Ao navegar pelo Menu, a primeira aba a compor o documentário é a aba Alfredo Moser que conta fragmentos da história do inventor brasileiro desde sua infância até os dias atuais. A aba seguinte é a Lâmpada de Moser que aborda como surgiu a concepção da Lâmpada e seu impacto social. A terceira aba a compor o Menu é a aba Litro de Luz Brasil onde é possível conhecer o trabalho da organização internacional e as soluções desenvolvidas e instaladas pela mesma. A última aba a integrar o webdocumentário é a Especialistas que apresenta várias entrevistas com especialistas a fim de entender mais sobre a sustentabilidade, saúde da visão, evolução e a importância da lâmpada para a humanidade. Como produto final, o webdocumentário apresenta uma hora e 39 minutos de vídeo, 127 fotos autorais, 31 fotos da ONG Liter of Light, sete minutos de áudio, e 12 laudas de textos digitadas. O título  Além da Luz surgiu com o desejo de desconstruir a ideia de que a Lâmpada de Moser e as soluções da ONG trabalham apenas com iluminação. É mostrar que o trabalho da organização Litro de Luz Brasil vai muito além de iluminar a vida dessas pessoas. É mostrar que eles também incentivam e trabalham com o conceito de empoderamento das comunidades, levando esperança a essas famílias de um futuro melhor e com maior qualidade de vida. O webdocumentário foi desenvolvido na plataforma online Wix, em HTML 5. Quanto ao design do webdocumentário, priorizaram-se as cores azul, amarela e verde. O azul está ligado à tranquilidade e harmonia, mas também se refere ao uniforme utilizado por Moser e às cores adotadas pela organização Litro de Luz Brasil em sua logo e soluções. O amarelo passa a sensação de luz e calor, ligada à ideia da iluminação e da luz solar. A cor verde está associada à natureza e ao sentimento de esperança ligados ainda à ideia da sustentabilidade da lâmpada. As cores preta e branca foram utilizadas por serem cores neutras que combinam com as demais cores e por confeccionarem mais seriedade, sofisticação e profissionalismo ao trabalho. Na logo e nos títulos dos textos utilizou-se a fonte Raustila, uma vez que a fonte dá a impressão de ser manuscrita, fazendo uma conexão com o trabalho manual desenvolvido pelo inventor Alfredo Moser com a Lâmpada de Moser. No slogan e em alguns botões do webdocumentário, a fonte utilizada foi a Lulo Clean, pois faz um contrabalance entre o simples e a fonte artística usada nos títulos. Para os textos corridos, a fonte escolhida foi a Helvética, por ser facilmente legível  facilitando o escaneamento  , simples, clara e clássica. Quanto à interatividade, utilizaram-se conteúdos: dinâmico x passivo e dinâmico x ativo, ou seja, ora o usuário tem controle do conteúdo, ora o próprio conteúdo abre sozinho sem precisar receber um comando; e links paralelos que redirecionam o usuário para as outras abas a fim de facilitar a navegação estão disponíveis em todas as páginas do webdocumentário. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>