ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00865</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Arte</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Linda Brandão Resende Fraga (Universidade Federal de Minas Gerais)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto teve início na disciplina Oficina de Fotografia, ministrada pela Professora Patrícia Azevedo no segundo semestre de 2018. A proposta feita, como objeto final de trabalho, foi um ensaio fotográfico autoral que dialogasse com o, então recente, incêndio no Museu Nacional do Brasil. Desta maneira, procurei investigar qual o valor da educação no cenário nacional e suas possíveis falhas. Como resultado, encontrei uma lacuna no programa de ensino das escolas a cerca da emergência de problemas sociais. Em contrapartida, foi apontada uma supervalorização do conhecimento histórico. Essa forma de ensino agrega valor ao passado e desconhece o presente, sugerindo que cultura fosse apenas o que viesse das altas classes. Como afirmado pelo pensador Raymond Williams, acredito que cultura seja tudo aquilo que vem do povo e está em constante movimento. Por isso, formulei meu projeto  ARTE , onde recrio seis pinturas consideradas a representação da alta cultura, expondo seis problemas sociais que deveriam ser mais discutidos dentro de sala de aula. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conceito do projeto foi construído em cima de uma grande aproximação que tenho às artes plásticas e de uma grande inconsistência que encontro no programa de ensino brasileiro. A partir disso, decidi discutir sobre o assunto com outras pessoas  de outros contextos  para conferir se esse pensamento seria, de fato, comum. Neste momento, constatei que minha indignação era amplamente compartilhada e era, ainda, debatida no documentário argentino La Educación Prohibida. A inspiração estética veio da análise de releituras artísticas, feitas por Harper Bazaar, em The Art of Beauty, e Gustavo Zylberstajn, para a revista Elle Brasil. Planejei, então, inserir minha crítica sistemática na minha própria releitura. Para isso, pesquisei sobre diversas obras de arte  tanto sobre o que está representado sobre a tela, quanto o que se passa fora dela  e selecionei seis obras: Mona Lisa (1503): A mais notável e conhecida obra de Da Vinci, sendo considerada a mais visitada no mundo. A tela chama a atenção principalmente pelo seu mistério e especulações. Em minha releitura, escolhi retratar a violência contra mulheres por ser, paralelamente, um mistério guardado pelas figuras femininas de hoje. Modelo: Linda Fraga. Dama com Arminho (1485): Também feita por Da Vinci, a tela foi encomendada pelo amante da dama representada. O animal na tela sugere o sobrenome da moça, que significa  arminho em grego, agregando status a ela. Minha releitura foi sobre como um animal agregaria status hoje, questionando o uso de peles animais no mundo da moda. Modelo: Victória Gomes. Moça com Brinco de Pérola (1665): Feita por Johames Vermeer, a obra é amplamente conhecida e já foi, até mesmo, considerada a  Mona Lisa da Holanda . Ironicamente, o conteúdo da tela se resume ao brinco de pérola retratado e toda a história por trás da pintura é desconhecida. Analogicamente, a história da luta negra seria freqüentemente esquecida. Modelo: Sophia Nery. O Filho do Homem (1964): Magritte afirmou que a finalidade da obra é despertar a curiosidade do leitor, instigando-o a decifrar o que há por trás da maça. Dessa forma, o artista demonstra que é inútil tentar enxergar o que é, pois por trás de algo, haverá sempre algo a mais; como se o que vemos fosse apenas a representação do resultado de uma reação em cadeia. Em minha releitura, retratei a criminalidade brasileira como o único objeto que enxergamos, questionando a falta de reconhecimento do que está por trás deste problema. Modelo: João Lucas Pacheco. American Gothic (1930): A obra elaborada por Grant Wood retrata uma fazenda pela qual o artista se deparou e questionou. A construção rural era baseada em frágil madeira, contrastante com uma pesada janela gótica, claramente insuportável pela fraca edificação. No projeto  ARTE , retratei os personagens originais como representações do abismo social contemporâneo, trocando o tridente por um garfo. Assim, questionei nossa capacidade de reconhecer o contraste entre aqueles que possuem em excesso e aqueles que lhes faltam o básico. Modelos: Luísa e Matheus Bassetti. Auto Retrato Dedicado ao Dr. Eloesser (1940): Frida Kahlo foi movida pela sua imensa gratidão ao melhorar clinicamente após um acidente de trânsito e decidiu presentear seu médico com um auto-retrato. Na tela, o colar de espinhos no pescoço de Frida representa sua dor física. Na releitura, o colar de espinhos representa uma dor emocional que sufoca o grito da luta LGBTQI+. Modelo: João Victor Baroni. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o cenário do trabalho, escolhi reforçar a metalinguagem por meio da própria pintura: pintei o fundo de cada tela com tinta guache em papelão paraná 170mm 80x104cm, finalizando com betume líquido. Já para a escolha dos modelos, optei por uma representação fiel às obras originais para uma direta identificação de intertextualidade. Quanto ao figurino, recorri à direção do Colégio Rudolf Steiner e pedi acesso às roupas teatrais feitas pelos próprios alunos, por serem características de época. Finalmente, para a locação, decidi usar o Estúdio de Fotografia da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde tive maior controle de luz com o uso de softboxes. Na realização do ensaio, utilizei uma câmera Canon EOS Rebel T6 com a objetiva 50mm. As configurações para a produção fotográfica foram majoritariamente manuais, adaptando o ISO, diafragma e velocidade do obturador. Por fim, as fotos passaram pelo processo de edição nos programas Adobe Lightroom Classic CC, para cores e luz, Adobe Photoshop CS6, para tratamento de pele e adaptação da escala do cenário, e Adobe Illustrator CC 2019, para adição de texto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>