ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00873</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Deus da Monitoria</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Camila Colares Stach de Campos (Pontifícia Universidade Católica de Minas); Lúcio Flávio Teixeira de Carvalho (Pontifícia Universidade Católica de Minas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho  Hades: o Deus da Monitoria foi desenvolvido como sendo parte de um ensaio fotográfico completo de todos os alunos e alunas monitores do curso de Publicidade e Propaganda do segundo semestre de 2018 da Pontifícia Universidade Católica de Minas, campus Poços de Caldas. A cada semestre, é feita uma reunião para a escolha do conceito deste ensaio: desde o tema e a narrativa, até a estética usada como referência e as técnicas que serão aplicadas para alcançar o resultado desejado. A decisão busca dialogar com as expectativas dos monitores envolvidos nas etapas da pré à pós produção. Como sendo a monitora de fotografia do segundo semestre de 2018 do Laboratório de Convergências Midiáticas (Labcom), fui responsável pela execução do projeto e tive o prazer de fotografar e editar o ensaio completo. Diferentemente dos ensaios dos semestres anteriores, que propuseram estéticas mais realistas, o objetivo do projeto era trazer uma experimentação mais artística para as fotografias. Além de ser utilizado como apresentação dos novos monitores para o curso, o ensaio foi pensado para que pudesse também fazer parte do portfólio dos próprios monitores, imprimindo uma autoria às imagens. Sendo assim, como temas foram escolhidos  Os Deuses do Olimpo , em que cada um dos fotografados escolheu qual Deus estaria representando. Para a realização das fotos, feitas em estúdio, foi utilizada iluminação colorida e pós produção. Na fotografia selecionada, é representado Hades, o Deus do submundo, pelo monitor de redação da Helvetica! Agência Lab. Rafael Ferreira, que cursava o 5º período de Publicidade e Propaganda. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho apresentado dividiu-se em três partes: a pré-produção, a produção da foto e a pós-produção. Antes de começar a produção das fotografias em estúdio, foi necessário um estudo sobre os Deuses do Olimpo, para que de acordo com suas características, pudéssemos desenvolver toda a produção, a direção, a iluminação e a pós produção do ensaio. Por meio da aproximação com o universo narrativo escolhido, chegamos ao conceito de que a representação de Hades, sendo o Deus do submundo, deveria ser feita utilizando uma iluminação sombria, expressão facial séria e marcada por sombras. A direção fotográfica, desse modo, direciona o olhar do espectador para o centro da imagem na qual o Deus Hades, o único a não morar no Olimpo, revela-se destemido e aterrorizante por meio do figurino negro e rico em detalhes e do olhar penetrante, que encara o público. Para a parte prática, foram utilizados todos os conteúdos e técnicas aprendidos em sala de aula nas disciplinas de Introdução à Fotografia e Foto Publicitária, tais como: manusear corretamente a câmera e o flash, e onde posicionar as fontes de iluminação para gerar o efeito desejado, conforme discutido por Angela Diniz, no texto "A Iluminação na Fotografia" (Revista online IPOG, 2014). Para a elaboração do conceito artístico bem como para o exercício de fruição posterior e fundamental para a etapa de pós produção, foram utilizados os conteúdos da disciplina de Estética e Comunicação, que deram um extenso embasamento sobre as práticas propostas, com Jorge Coli em seu livro " O que é arte" (editora brasiliense, 1995).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ensaio foi realizado no estúdio do Laboratório de Convergências Midiáticas (Labcom) do próprio curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas. Para a realização das fotografias, utilizamos duas fontes de iluminação cruzadas a 45º, e também utilizamos gelatinas coloridas em cores que representassem da melhor forma cada um dos Deuses. No caso da fotografia selecionada,  Hades: o Deus da monitoria , optamos pela gelatina vermelha para gerar um aspecto mais sombrio, capaz de externalizar a complexidade do personagem. Durante a pós produção, primeiramente, foi feita uma seleção para escolher a melhor fotografia: aquela que pudesse refletir imageticamente todos os detalhes que gostaríamos que o espectador fosse provocado a perceber. Posteriormente, trabalhamos na edição e tratamento da foto por meio do programa Adobe Lightroom Classic CC para fazer os primeiros ajustes de brilho, contraste, e cor. Uma segunda edição foi realizada com recursos técnicos disponíveis no Adobe Photoshop CC para enaltecer os detalhes da imagem. Desse modo, utilizamos sobre exposição e subexposição para modelar os pontos de brilho e sombra da fotografia e a expressão facial, filtro de nitidez para evidenciar os detalhes do figurino e uma nova camada de cor sólida preta para escurecer mais o fundo. Para finalizar, foi realizada a inserção de efeito de chamas com desfoque gaussiano e desfoque de movimento a fim de gerar uma sensação dinâmica, de que tais chamas estivessem caindo na presença do Deus Hades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>