INSCRIÇÃO: 00907
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO13
 
TÍTULO: Reza a lenda
 
AUTORES: Isadora Puríssimo Peixoto Ruiz (Universidade Federal de Uberlândia); Halyson Vieira Santos (Universidade Federal de Uberlândia); João Reginaldo Silva Junior (Universidade Federal de Uberlândia); Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia); Isabela Rodrigues da Silveira (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Luiza Figueiredo de Assis (Universidade Federal de Uberlândia); Samantha Loren Santos Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Vinicius Durval Dorne (Universidade Federal de Uberlândia); Iury Machado Leite (Universidade Federal de Uberlândia)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Os textos opinativos do “Reza a Lenda” correspondem ao conteúdo principal do site do projeto, desenvolvido no primeiro semestre de 2018 durante a disciplina de Projeto Experimental II do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As publicações foram produzidas da metade para o final do projeto, sendo incorporados ao site.਀ Para a realização deste trabalho, tomamos como questão norteadora: De que adianta uma bagagem cultural tão rica, se ela corre o risco de se perder no decorrer das gerações? As velhas histórias irão morrer junto com os mais velhos? Tendo em vista o contexto social de convergência midiática no qual estamos inseridos atualmente, a produção de mídias que estejam presentes na web se faz necessária para que a cultura possa ser resgatada e registrada. ਀ Outro ponto importante do desenvolvimento foi o contato com as cidades e seus moradores, porque essa metodologia de trabalho nos permitiu a imersão nas histórias dessas cidades e dessas pessoas, de forma que os textos foram enriquecidos com as nossas experiências.
 
INTRODUÇÃO
Um dos papéis que o jornalismo assumiu ao longo do tempo é o de contextualizar e levar a público narrativas que realmente importam para a vida das pessoas. Assim, o presente trabalho se justifica por abordar histórias criadas pelo/no imaginário popular e que se sustentam por meio da relação entre os sujeitos que vivem em comunidade. ਀ O grupo procurou investigar a maneira como, historicamente, as lendas e causos, que se desenvolvem por meio da oralidade, relacionam-se com as cidades e os sujeitos presentes nela. Teriam essas tradições ajudado na construção da memória que se tem dos determinados lugares em que se passaram as lendas e os causos? E, teria até mesmo colaborado para uma identificação dos moradores e com a própria memória local?਀ A partir de uma pesquisa prévia realizada pela equipe, notou-se um número pouco expressivo de objetos dedicados à abordagem do tema aqui apresentado, estabelecendo um certo caráter inédito para a proposta. Alguns dos artigos acadêmicos e livros encontrados no levantamento, como o “Sertão da Farinha Podre - Romance histórico dos primórdios Ipiacupa” (2013), do autor araxaense Ernesto Rosa, abordam a história dessa região, entretanto, pouco estabelecem associações entre a história e a memória cultural produzida por esse povo. Dessa forma, produtos que abordem a relação das pessoas com as lendas e causos da região em que vivem se faz pertinente, visto que é uma maneira de valorizar a cultura popular e fornecer meios para a conservação dessa memória.਀ Pensando em mídias que pudessem colocar em prática as demandas levantadas no processo de elaboração do projeto, diversos fatores foram levados em consideração. A princípio, definimos a criação de um website, devido às múltiplas possibilidades de linguagens/formatos/gêneros oferecidas por este, que proporcionam uma exploração mais abrangente da temática e que abre espaço para o exercício de várias funções jornalísticas adquiridas pela equipe ao longo do curso de Jornalismo. A redação de textos opinativos é uma delas.
 
OBJETIVO
Os textos de gênero opinativo aqui apresentados estão alojados no website “Reza a Lenda”, hospedado na URL www.rezaalenda.net. Este tem sua página inicial composta de: logo do projeto, ilustração das três cidades, cujos links direcionam para cada uma de suas páginas. A timeline de cada uma dessas três cidades segue um modelo: nome em destaque, a ilustração da cidade, o texto principal de cada uma delas e três links na parte superior, que direcionam para crônicas, perfis e áudios. O “Diário de Bordo”, uma aba a parte, também apresenta-se dentro do gênero opinativo, pois além da descrição do processo traz impressões pessoais dos membros da equipe. ਀䄀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀 猀攀 搀攀甀 挀漀渀挀漀洀椀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 渀愀猀 琀爀猀 挀椀搀愀搀攀猀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 ⴀ 䄀爀愀砀Ⰰ 䌀漀爀漀洀愀渀搀攀氀 攀 匀愀挀爀愀洀攀渀琀漀 ⴀ 洀攀洀戀爀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀搀椀挀愀爀愀洀ⴀ猀攀  爀攀搀愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 攀 搀攀 猀甀愀  椀洀瀀爀攀猀猀漀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ 䘀攀椀琀愀 愀 攀猀挀爀椀琀甀爀愀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 䜀漀漀最氀攀 䐀爀椀瘀攀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀漀挀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀 漀 最爀甀瀀漀 琀漀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀爀爀攀攀猀 攀洀 琀攀洀瀀漀 爀攀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀