ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00914</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Atravessar em Lusa Língua África-Brasil: Conselho de Classe, um blogue de Literaturas Africanas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa Almeida de Paula (Centro Universitário de Volta Redonda); Luis Gustavo Campos Muniz da Silva (Centro Universitário de Volta Redonda); Stella Arantes Aragão (Centro Universitário de Volta Redonda); Juliana Maria Meira Martins (Centro Universitário de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Estudar e entender a realidade sociopolítica e cultural de determinado lugar se mostra como tarefa hercúlea, mas também se faz essencial para compreender o outro, sua cultura e suas tradições, especialmente quando a formação social do lugar, marcada pelo processo de miscigenação, demanda essa compreensão. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um blogue como canal de comunicação, para abordar temas voltados às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, a fim de disseminar e compartilhar conhecimentos, realidades e culturas que refletem e, de certa forma, justificam algumas passagens históricas do Brasil. Para a elaboração do mesmo, nos apropriamos de orientações dirigidas pela professora Stella Arantes Aragão na disciplina  Realidade Sociopolítica e Cultural Brasileira no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Os procedimentos deste trabalho também contaram com o auxílio de nosso colega de classe, Otavio Henrique Rodrigues Meloni, que além de discente do curso de Publicidade e Propaganda, dedica sua carreira aos estudos de Literaturas Africanas tanto na sua primeira graduação em Letras, como em seu Mestrado e Doutorado. Com o avanço da tecnologia, seus canais comunicativos tornaram-se importantes ferramentas para divulgar e compartilhar conhecimentos, ampliando, assim, as possibilidades de relação e seus meios de conhecer o mundo. Carolina R. Paz (2003) afirma que não se pode negar a influência que os recursos tecnológicos exercem sobre sociedades e culturas mas, longe de crer no alcance explicativo da noção de  impacto tecnológico , o determinismo subentendido nesta expressão é que deve ser negado. Assim, considera-se que na relação cultura-sociedade-tecnologia há uma interpenetração de influências, e que esse terceiro componente  a tecnologia  ora pode influenciar, ora está subordinada à sociedade e à cultura onde aparece e se difunde. Essa dicotomia presente no uso da internet faz com que ela atue sob influência e subordinação de hábitos e costumes que formam socialmente uma coletividade. A fusão de ideias e questionamentos foi fundamentada pela insuficiência, na sociedade brasileira, de determinados conhecimentos voltados à nossa própria realidade sociocultural, que é tão próxima e mesmo assim se reflete como tão distante. Foi partindo desse ponto que criamos o blogue Conselho de Classe. A atuação do blogue serve como um condutor de comunicação que possibilita edição e atualização instantânea de conteúdos, sem que o usuário necessite dominar certas linguagens e códigos. É um espaço destinado a jovens alunos que buscam auxílio para seus trabalhos, a professores que exploram novas ideias para desenvolver suas aulas e projetos, a licenciados em Letras, e aos amantes de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. Além de atuar de modo a promover e despertar o interesse de reeducar-se mediante a situação sociocultural nos dias de hoje, o blogue tem como principal objetivo, compartilhar conhecimentos ligados às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa por meio de uma linguagem didática, que não privilegie somente as tecnicidades da escrita, para se tornar mais acessível e palatável a um maior número de pessoas. Para atingir este objetivo, optou-se pela criação dessa ferramenta de grande potencial dentro da era digital, como condutor de comunicação capaz de disseminar tais conhecimentos, de maneira lúdica, eficiente, informal e moderna, dando abertura para a interação entre emissor e receptor. Por essa abordagem, buscamos construir uma linguagem visual que ajudasse a otimizar a linguagem verbal, tornando a mensagem mais palatável aos diversos públicos, acima definido como estudantes de Letras e professores de Literatura que se interessam pelo tema. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Foi estabelecido um trabalho avaliativo em sala de aula, na disciplina de  Realidade Sociopolítica e Cultural Brasileira , lecionada pela professora Stella Arantes Aragão, do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). A disciplina perpassa alguns dos aspectos da condição da formação social do país enquanto nação e povo, utilizando a leitura de livros como  O povo brasileiro de Darcy Ribeiro (Companhia das Letras, 2006), indispensável para a compreensão das matrizes genéticas do Brasil. Dentro do método avaliativo em questão, os alunos deveriam criar um canal de comunicação que tivesse cunho sociocultural para preencher as lacunas que advém dos processos exploratórios e desumanos que aqui ocorreram. O tema e o canal de veiculação seguiam o critério de escolha dos próprios alunos, porém, estes deveriam alinhar-se à formas de destinar informações socioculturais de relevância à sociedade, que pudessem ir na contramão das narrativas sociais já conhecidas e estabelecidas como essenciais dentro do ensino. Os procedimentos metodológicos utilizados para a execução inicial desse trabalho foram estudos voltados para o entendimento da literatura e da sociedade, buscando conhecer qual a real necessidade a ser trabalhada, uma vez que a escolha do nosso trabalho exigia uma abordagem sociocultural que justificasse a necessidade da divulgação para incentivar gramáticas sociais contra-hegemônicas dentro do contexto da educação. Foi decidido trabalhar uma temática pouco praticada e extremamente relevante: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa que se mostram como narrativa de uma população que desde a constituição do Brasil enquanto sociedade foi destituída de voz e privada de protagonizar sua própria história. O primeiro passo foi escolher qual veículo seria utilizado como canal disseminador de comunicação. Para atender a proposta do trabalho, o veículo que consideramos mais apropriado à temática e que serviria como potente ferramenta para alcance de jovens, foi o blogue, que pode ser caracterizado como um espaço informal no qual um usuário comum pode ser produtor de conteúdos e informações, a fim de provocar a interação entre emissor e receptor. Logo, convidamos para compor a equipe, nosso colega de classe, Otavio Henrique Rodrigues Meloni. Sua participação fora imprescindível, pois, nosso intuito era construir conteúdos concretos e duradouros. O blogue foi nomeado como Conselho de Classe e dividimos algumas funções para o desenvolvimento do trabalho. Otavio participou como autor de todas as publicações do blogue e os outros integrantes do grupo, cuidaram dos procedimentos comunicacionais, desde a parte visual, até gerenciamento de redes no meio online e a forma como eles iriam se comunicar com o público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blogue Conselho de Classe, é uma ferramenta desenvolvida através do software WordPress  sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet  voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas como sites e blogues que estão disponíveis na internet. É uma ferramenta de download gratuito, no qual é necessário contratar uma empresa de hospedagem e registrar um domínio próprio. O formato do blogue Conselho de Classe é composto por quatro abas que facilitam o acesso ao usuário: a) Início; b) Quem Somos; c) Categorias e d) Contato. Ao descer a barra de rolagem, encontra-se atalhos, como  Artigos Recentes , que exibe as seis últimas publicações realizadas na página; atalho  Arquivos , que separa as publicações de forma mensal; atalho  Categorias , que é dividido em  Educação ,  Literatura ,  Literatura Afro-Brasileira ,  Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e  Planos de Aula ; e por fim, atalho  Meta , que é voltado para ferramentas do software WordPress, de maneira geral. O atalho  Categorias , em especial, foi criado para organizar e otimizar a busca do usuário. Em  Educação , é reunido postagens sobre ambiente escolar, relação ensino-aprendizagem, avaliação, relatos de prática, etc. Já em  Literatura , reúne-se postagens sobre autores e períodos literários, resenhas de livros, textos críticos (voltado ao público universitário) e dicas de leitura. A categoria  Planos de aula , reúne propostas de aula que mesclem conteúdos de Língua, Literaturas em Língua portuguesa e produção de textos voltado para docentes e concluintes de Letras. E a de  Literaturas Africanas de Língua Portuguesa reúne postagens sobre autores e obras de Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe, com enfoque na aplicação em salas de aula do Ensino Básico (médio e fundamental). Os conteúdos foram pensados para serem didáticos, possibilitando ao máximo o fácil entendimento do que está sendo compartilhado. As postagens se dão semanalmente e envolvem os grandes nomes da Literatura Africana como: Craveirinha, Paulina Chiziane, Ana Paula Tavares, Agostinho Neto, Luandino Vieira, Pepetela, Noémia de Souza, entre outras postagens que chamamos de  genéricas , que não se encaixam especificamente em nenhum dos tópicos separados pelas categorias, como por exemplo, a postagem  Como escrever Literatura em uma língua que não é sua? , que trata de um tema muito mais limitado e específico. Para que fosse possível obter um alcance maior de pessoas e transforma-lo em visualização para o endereço eletrônico do blogue, contamos com apoio de duas mídias com grande engajamento no meio online: Facebook e Instagram. Separamos esses dois espaços para divulgações voltadas para o conteúdo do blogue Conselho de Classe, promovendo interatividade com o público e atuando como um canal de relacionamento direto, abrindo espaço para esclarecimento de dúvidas e pedidos de postagens específicas. É através das postagens semanais nas redes sociais, que direcionamos ao endereço eletrônico do blogue, leituras e interesses dos envolvidos e amantes da literatura. São realizadas duas postagens por semana, em dias e horários de maior engajamento de público, a fim de aproveitar ao máximo e alcançar o objetivo de divulgação com sucesso. Desta forma, completamos o processo de criação do nosso canal de comunicação  o blogue  almejando provocar transformações na sociedade, trabalhando conteúdos fundamentados e essenciais para a compreensão da realidade sociopolítica e cultural afro-brasileira de forma clara e informal. O êxito do nosso trabalho se encontra nos desdobramentos positivos capazes de promover mudanças e despertar interesses de relevância social e cultural na população dos dias de hoje, além de compartilhar práticas de ensino e aprendizagem eficazes para professores, alunos e amantes de literatura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>