ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00926</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Disque Denúncia - Violência Doméstica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marlon Costa do Nascimento (Universidade Estácio de Sá); Rafael Santos Leite (Universidade Estácio de Sá)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Disque Denúncia atua no mercado há 22 anos, como um canal de comunicação, integrando a população com a segurança pública, no intuito de resolver problemas que afligem pessoas, comunidades e bairros. O Disque Denúncia trabalha em parceria com a Secretária de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. Porém este serviço não é governamental, é uma iniciativa do instituto MOVRIO, uma entidade privada e sem fins lucrativos, sendo todo o apoio financeiro vindos de contribuições, parcerias e convênios. O objetivo é apresentar ao público de 18 a 30 anos que pretendemos diminuir os índices de violência e criminalidade e intensificar a divulgação do serviço oferecido para este nicho de acordo com a necessidade. Como objetivo secundário pretende-se fortalecer institucionalmente a marca e os projeto específicos contra violência doméstica. Ressaltar o telefone, estimular o download e utilização do aplicativo. Para reforçar o discurso dos 22 anos de atuação no mercado dos serviços prestados para agregar valores como confiança, utilizaremos interações pela plataforma do WhatsApp Business. Fortalecer o discurso de garantia do anonimato e impulsionar a realização de denúncias. Com o conceito de Revelar o Culpado de crimes contra criança, idoso e mulher, pretende-se aliar a população carioca no empoderamento de sua força contra a violência. Com uma identidade visual de contrates coloridos e escuros e assim intensificar a dramaticidade do tema. Utilizar espaços urbanos de forma criativa, assim como plataformas de comunicação com ênfase na interação através de redes sociais e aplicativo de games on demand, para trazer um ressignificado de tecnologia e confiabilidade adequando à atual realidade da instituição. As peças publicitárias serão desenvolvidas pela agência escola de publicidade da Universidade, o aplicativo e chatbots de coautoria com o curso de análises de sistemas. Será realizado um crowdfunding B2B para produção de peças publicitárias e locação de mobiliário urbano. Para direcionamento de conversão em redes sociais faríamos anúncios criativos orgânicos e institucionais. Também realizaríamos anúncios patrocinados no Facebook e Instagram de acordo com perfil psicográfico, e através do feedback nas redes sociais enviar uma mensagem pelo WhatsApp para aqueles que possuem telefone em sua conta do Facebook, de forma qualificada de acordo com o perfil, e assim criar um banco de dados para e-mail marketing direcionando para o hotsite..</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A grave crise econômica no Rio de Janeiro, o aumento do índice de violência e o fim do financiamento público, ocasionaram a diminuição dos recursos humanos. Outro direcionamento é a mudança de perfil dos denunciantes que não utilizam as linhas fixas de telefone para comunicação. De acordo com a pesquisa realizada através da plataforma do Google Forms, difundida nas plataformas do WhatsApp e Facebook, somando à abordagem na Universidade Estácio de Sá no Campus Tom Jobim, o objetivo é : identificar a motivação que faria com que os cidadãos realizassem ou não realizassem as denúncias. Elaboramos um questionário de 48 questões, das quais 6 foram sobre o perfil do público alvo, 20 foram relacionados a hábitos de mídia e 22 foram questionamentos diretamente ligado a experiência do usuário com a instituição disque denúncia. Com 57 participante nesta pesquisa, avaliou-se que 77% dos entrevistados possuem idade próxima do público alvo, 44% compreende o problema de não efetuar uma denúncia pelo fato da vítima não confirmar a violência e 86% dos participantes têm como motivação principal o sentimento de justiça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Será realizado uma campanha transmídia, na qual os clientes terão a oportunidade de baixar o jogo  Revele o Culpado , assistir os filmes publicitários na redes sociais e mobiliários urbanos de forma criativa, visitar o site para obter informações relevantes e interagir nas redes sociais. A campanha se inicia com um acesso às pistas em rede social do jogo com a mensagem, quem foi o culpado (fictício) de três tipos de violência domésticas distintas, na qual o interlocutor poderá ajudar na resolução de um crime através de comentários nas redes sociais, com informações fornecidas para desvendar o crime através do chatbot do Whatsapp e do Facebook, e assim jogar no aplicativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>