ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00942</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Portifólio Helvetica! Agência Lab.: o fazer criativo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luiz Felipe Liboni (Pontifícia Universidade Catolica- Campus Poços de Caldas); Raquel Vieira Fávaro Petronilho (Pontifícia Universidade Catolica- Campus Poços de Caldas )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Laboratório Helvetica!, do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas, é composta por alunos e tem os trabalhos monitorados por professores da área. Por meio da rotina de trabalho, temos a oportunidade de experimentar a vivência na profissão. Desse modo, a Agência é uma maneira de aliar as teorias aprendidas em sala de aula com as práticas demandadas pelo mercado de trabalho. A Agência atende, por exemplo, às demandas internas do curso, como a Jornada da Comunicação, evento realizado anualmente pelo curso de Publicidade e Propaganda. Na edição que aconteceu no primeiro semestre de 2019 o tema foi  Pra impulsionar você . O propósito da jornada era falar sobre o sucesso e como se preparar para encarar os desafios da complexa e difícil etapa de inserção no mercado de trabalho. Para o desenvolvimento do conceito, a intenção foi trazer pessoas de diferentes áreas com histórias de vitórias e conquistas, visando uma abordagem mais positiva dos tempos atuais. Pegando embalo aos eventos, no segundo semestre de 2018 aconteceu o E-com, um encontro de comunicadores onde nós trouxemos palestras e discussões relacionadas ao tema proposto para aquela edição, com pessoas que atuam no ramo de forma a complementar a formação acadêmica dos alunos. O tema daquela edição foi  Marketing Societal: Tudo que vai, se transforma e volta . A proposta de Marketing Societal, conforme proposto por Edson Coutinho Silva, Silvio Augusto Minciotti, Maria do Carmo Romeiro, no texto MARKETING SOCIETAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DAS ORGANIZAÇÕES, (Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 2011), apoia-se na adoção de níveis superiores de responsabilidade, utilização de recursos naturais e na busca de solução para problemas existentes. A Agência Laboratório Helvetica! atende, também, a outros cursos da universidade, como o curso de fisioterapia da PUC Minas Poços de Caldas. A coordenação propôs que nós fizéssemos uma campanha de doação de cabelo na PUC Minas Poços de Caldas em parceira com a ONG Rapunzel Solidária e a ONG GAAPO. A campanha teve o intuito de mobilizar as pessoas a doarem cabelo a favor dos pacientes com câncer. Através da ação elaborada pela Agência Laboratório Helvetica! aqueles que doassem, ganhariam um corte de cabelo feito por profissionais da área. Temos, ainda, nossos clientes externos à instituição PUC Minas. Oferecemos todos os serviços que normalmente são desenvolvidos em uma agência de publicidade convencional e, com isso, desenvolvemos competências e habilidades exigidas para atuação no mercado de trabalho. Fazemos, por exemplo, um trabalho voluntário para um abrigo de moradores de rua da cidade de Poços de Caldas, cujo o nome é Abrigo Casa Viva. Há 14 anos a instituição desenvolve projetos sociais junto à comunidade local, acolhendo 60 famílias que se encontram em risco e vulnerabilidade social. Uma das demandas da instituição para a Agência Laboratório Helvetica! foi auxiliar o morador do Abrigo chamado Valter, que escreveu um livro. Nosso trabalho foi ajudar nas partes finais do livro e produzir um evento de lançamento da obra. Outro cliente que nós atendemos é o Auto Posto Wenceslau e Pit Stop. O espaço oferece o combustível de qualidade, lava jato, baterias de carro e além disso e um pouco mais eles oferecem também o Pit Stop Skol, uma loja de conveniência. Ficamos responsáveis pelas divulgações promocionais e institucionais na página do Facebook. Por fim, temos nosso cliente NOZ Mostarda, um restaurante presente no Campus da PUC Minas Poços de Caldas. O maior desafio, observado por meio de um diagnóstico feito pela Agência Laboratório Helvetica! era desenvolver uma boa relação com todas as pessoas da universidade, mas principalmente com os estudantes que são a maioria dos clientes e nosso público alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Publicidade e Propaganda junto com a Agência Laboratório Helvetica!, pensando no que fazer pra contribuir com a construção do futuro de cada aluno, realizou a IX edição da Jornada da Comunicação  Pra impulsionar você foi uma semana de muita conversa sobre o assunto, conhecimento compartilhado e histórias de pessoas que deram a volta em todos os: não pode, não deve, não vai, pra fazer seu próprio caminho. Por isso tivemos a intenção de trazer profissionais de áreas distintas com vitorias e conquistas pra gente ter uma abordagem mais positiva sobre a vida. Encontro de pesquisadores, E-Com, teve o tema Marketing Societal, conforme proposto por Edson Coutinho Silva, Silvio Augusto Minciotti, Maria do Carmo Romeiro, no texto MARKETING SOCIETAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DAS ORGANIZAÇÕES, (Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria,2011), é um instrumento que surge para rebater padrões atuais de comportamento e de consumo, ressaltando que os comportamentos atuais precisam ser alterados com vistas a limitar a degradação ambiental. O desafio é fortalecer as relações entre organizações e sociedade em prol de um desenvolvimento sustentável e, consequentemente, aproveitar oportunidades de crescimento dos resultados. A campanha de doação de cabelo teve o intuito de mobilizar as pessoas a doarem cabelo a favor dos pacientes com câncer. A campanha foi um sucesso porque conseguimos chegar no número de doares que nós estipulamos e ver as pessoas doando e o sorriso que eles estavam no rosto por estar ajudando uma pessoa foi maravilhoso. Abrigo Casa viva, nós fazemos um trabalho voluntário, onde postamos uma vez por semana e além das postagens nas redes sociais, estamos ajudando o Valter, um morador que irá lançar seu livro, porém estamos com um pouco de dificuldade na parte das impressões do livro por falta de dinheiro, mas estamos indo atrás de parcerias e queremos fazer um evento de lançamento para lançarmos o livro e conseguir algum lucro. Auto Posto Wenceslau e Pit Stop nós tomávamos conta das redes sociais e fazíamos pesquisas de campo com o público alvo, perguntando se estavam satisfeitos com os serviços, se precisava melhorar alguma coisa e além disso fazíamos também sorteios ou algumas promoções pra chamar mais público alvo e ter uma fidelização dos nossos clientes. Por fim nosso cliente NOZ Mostarda, um restaurante que fica situado no campus, que fazemos reuniões de quinze em quinze dias para decidir o que iremos postar mensalmente e quais vão ser os eventos que iremos fazer pra impulsionar as redes sociais e até mesmo ter uma dinâmica com o nosso público alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sempre antes de realizar nossas atividades na Agência Laboratório Helvetica!, fazemos uma reunião com nossa equipe de trabalho e tentamos absorver o máximo de cada um para que tudo ocorra como planejamos. Para todos os nossos clientes e em todos os trabalhos que vamos realizar, fazemos um briefing apresentando as informações necessárias e depois fazemos um planejamento para saber quais são os serviços que vamos prestar. Aliando, assim, as expectativas do cliente com o projeto e as possibilidades da Agência. Na IX Jornada da Comunicação, cujo tema foi  Pra impulsionar você, nós fazíamos reuniões para decidir todas as ações relacionadas ao desenvolvimento do conceito: desde o nome do evento, até as artes e postagens que precisaríamos desenvolver para a divulgação no Facebook, nosso principal canal de comunicação neste evento. Depois de decidir tudo isso, por meio de um processo criativo colaborativo, começamos a colocar a mão na massa. Tínhamos um cronograma de um mês para a realização da campanha. Para a identidade visual do evento, queríamos algo bastante criativo, então nossa direção de arte desenhou a fonte e depois vetorizamos pra colocar na arte mãe. Em parceria com o LabCom, laboratório de convergências midiáticas da PUC Minas Poços de Caldas, fizemos um teaser e vídeo para lançarmos o evento. Na véspera das palestras e oficinas, fizemos uma arte com nome e localização de onde as atividades iriam acontecer. O E-com, encontro de comunicadores, nossos professores mandaram um cronograma pra gente seguir, mas antes disso sempre nos reunimos pra debater sobre o evento uma vez que temos que criar ele totalmente do zero. Começamos a pensar na identidade visual, definimos um nome, texto para colocar na descrição do evento explicando o tema do E-com e artes para divulgação nas redes sociais. Tivemos também uma campanha de doação de cabelos da PUC Minas Poços de Caldas com parceira da ONG Rapunzel Solidária e da ONG GAAPO, uma professora do curso de Fisioterapia entrou em contato com a agência para ajudarmos. Depois que a professora explicou como ia funcionar, o trabalho que fizemos foi realizar a campanha de forma a divulgar o evento e fizemos isso pelo campus da faculdade e pelas redes sociais, contendo o nome da campanha, identidade visual, peças de divulgação para Facebook, cartazes de divulgação, adesivos de banheiro porque pensamos que seria um lugar que todos iam ver e plaquinhas para tirar fotos e postar depois, contando um pouco de como foi a campanha. Outro trabalho realizado foi com o Abrigo Casa Viva, onde a responsável pelo abrigo entrou em contato com a Helvetica onde nossa função era ficar responsável pelas mídias sociais, facebook e instagram, fazendo um post por semana e nos responsabilizar pelo engajamento da página em relação a curtidas e patrocinadores. Além disso um morador do abrigo chamado Valter, escreveu um livro com o título: E o maluco sou eu, onde nossa função foi corrigir os erros que havia no livro e diagramar para fazermos um lançamento. No Auto Posto Wenceslau e Pit Stop, nosso objetivo era gerar fluxo para o posto e a loja de conveniência, fazendo postagem duas vezes por semana, fidelização dos consumidores através das embalagens retornáveis e custo mais baixo. Onde pensamos em ideias pra divulgação nas redes sociais em forma de sorteio, pois estipulávamos uma regra que se a pessoa quisesse ganhar, ela deveria curtir a foto oficial do sorteio, marcar os amigos nos comentários e compartilhar a publicação em modo público. Nosso outro cliente NOZ Mostarda, ficamos responsáveis por duas postagens por semana nas redes sociais. Seguindo a ideia de um prato na terça e sobre a promoção da balança congelada que ocorre nas sextas, na postagem de quinta, planejamento de eventos como o que aconteceu no dia 11/04/2019 onde escondemos coelhos pelo campus e os alunos tiveram que procurar e quem achasse o coelho premiado ganhava uma cesta com ovos de pascoa e vários chocolates.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>