INSCRIÇÃO: 00948
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO03
 
TÍTULO: Jornal Expressão
 
AUTORES: Hysabella Conrado da Silva (Universidade São Judas Tadeu); Nadia Camila dos Santos Belo (Universidade São Judas); José Augusto Mendes Lobato (Universidade São Judas); Patrícia Sheila Monteiro Paixão Marcos (Universidade São Judas); Ana Vasconcelos Elizabeth Lima (Universidade São Judas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O jornal Expressão, desde sua concepção, tem sido um poderoso laboratório experimental aos graduandos em Jornalismo, que têm a oportunidade de vislumbrar ao longo de seus últimos ciclos de formação a rotina de uma redação jornalística. ਀ Há mais de 20 anos, tem como principal proposta dialogar com o público universitário sobre temas relevantes da agenda pública contemporânea, como cidadania, políticas públicas, transformações do mundo do trabalho, gênero, inclusão, usos do espaço urbano, comportamento, economia criativa e inovação.਀ O jornal é desenvolvido pelos próprios alunos, que se tornam responsáveis pela produção de pautas, apuração, checagem, redação e diagramação de reportagens e artigos. A edição e a orientação geral do trabalho ficam a cargo dos docentes de Jornalismo da universidade.਀ O Expressão é disponibilizado ao público em versão impressa – distribuída gratuitamente nos campi da São Judas na cidade de São Paulo (SP) – e digital, na plataforma Issuu. Também possui página própria no Facebook, para divulgar novas edições e viabilizar a interação com leitores.਀ A base na qual está fundamentado contempla competências indispensáveis à construção de um profissional qualificado, com autonomia criativa, estímulo à criação e o fomento a olhares críticos a respeito da sociedade e suas demandas. A proposição de pautas, a checagem, a redação dos textos, a opinião, a leitura fotográfica e a busca por fontes fazem parte da rotina do Expressão. Nele encontramos o nosso lugar: um espaço para informar, debater e transformar a comunidade em que estamos inseridos, disseminando cultura e informação .਀ O Expressão se apresenta e propõe um jornalismo de olhar humanizado. Com o enfoque analítico/interpretativo, busca explorar de modo aprofundado pautas de ampla repercussão no País e busca fomentar práticas cidadãs em seus leitores. Seus princípios editoriais são independência, pluralidade, espírito cidadão, relevância, colaboração, excelência técnica, ética e respeito. As edições, que são bimestrais, dispõem de 16 páginas, divididas nas seguintes editorias: Cultura e Artes, Educação e Ciências, Protagonista, Ponto de Vista, Esporte e Lazer, Especial, Vida Digital e Infográfico.਀ Da diagramação à produção das reportagens, os alunos trabalham com a autonomia necessária para encarar os desafios propostos pelo tema escolhido como ponto de partida de cada Expressão. Isso ocorre com a supervisão de dois professores, que são também os responsáveis pelo texto do Editorial.਀ As matérias valorizam assuntos como experiências comunitárias, tecnologia, políticas públicas voltadas à gestão e ao uso do espaço urbano, projetos sociais e culturais transformadores, gênero, sexualidade e questões que envolvem o mundo do trabalho. ਀ Na seção “Protagonista”, é possível conhecer histórias reais de moradores da cidade de São Paulo, pessoas que de alguma forma se destacam no contexto em que vivem.਀ Na “Ponto de Vista”, em uma entrevista no formato pingue-pongue os alunos trazem um personagem, seja um especialista, artista ou acadêmico importante para a cidade ou para a comunidade em que está inserido. ਀ A ideia de entregar nas mãos de outros universitários de diferentes cursos, bem como da comunidade, o produto final que provém justamente do aprendizado de cada aluno é enriquecedora, pois demonstra desde já a responsabilidade do informar. Além disso, essa aproximação inspira e reflete que o jornal espera ser inclusivo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 攀砀椀最攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀攀爀椀挀愀 攀⼀漀甀 攀洀瀀爀椀挀愀 攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀爀椀愀漀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 焀甀攀猀琀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 焀甀愀椀猀 瀀漀猀猀甀椀 瀀漀甀挀漀 漀甀 渀攀渀栀甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀⸀ ਀倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 戀甀猀挀愀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 昀椀氀琀爀漀 挀爀琀椀挀漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 猀甀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀猀搀攀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 攀洀 猀椀渀琀漀渀椀愀 挀漀洀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ 倀漀爀 瀀愀搀爀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 猀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 挀漀洀 渀漀 洀渀椀洀漀 琀爀猀 愀 焀甀愀琀爀漀 昀漀渀琀攀猀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀猀琀甀搀漀猀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀搀漀爀攀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀ ਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀洀 攀猀琀甀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀  愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀  椀渀挀氀甀猀漀 搀椀最椀琀愀氀 ⠀攀搀椀琀漀爀椀愀 嘀椀搀愀 䐀椀最椀琀愀氀⤀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀氀椀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 搀漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀  椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 洀椀渀漀爀椀愀猀 搀攀猀昀愀瘀漀爀攀挀椀搀愀猀⸀ ਀䔀洀 漀甀琀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 䔀猀瀀攀挀椀愀椀猀 ጀ†最爀愀渀搀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀洀 猀攀椀猀 愀 漀椀琀漀 爀攀琀爀愀渀挀愀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 攀椀砀漀 琀攀洀琀椀挀漀 ጀ†愀戀漀爀搀愀爀愀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 琀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀漀洀漀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀愀 洀漀爀愀搀椀愀 攀 搀愀 栀愀戀椀琀愀漀Ⰰ 愀 挀甀氀琀甀爀愀 最攀攀欀Ⰰ 愀 瀀漀氀愀爀椀稀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀Ⰰ 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 挀漀渀猀甀氀琀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 戀愀猀攀猀 搀攀 搀愀搀漀猀  甀洀 搀漀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀攀瘀攀 猀攀 挀漀洀戀椀渀愀爀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀漀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀  ਀伀甀琀爀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀 昀漀爀愀洀 氀愀渀愀搀漀猀 愀漀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀 攀渀挀愀戀攀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 猀甀愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 焀甀攀 挀愀甀猀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 攀洀瀀爀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 漀 挀漀洀瀀攀洀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀愀 洀漀搀愀Ⰰ 搀漀 氀椀瘀爀攀椀爀漀 攀 搀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 攀 昀漀洀攀渀琀愀渀搀漀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀攀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀⸀ ਀䄀漀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 猀漀戀爀攀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 ⠀攀搀椀琀漀爀椀愀 䔀猀瀀漀爀琀攀 攀 䰀愀稀攀爀⤀Ⰰ 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瘀漀 愀氀洀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 攀搀椀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀氀漀甀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀欀愀琀椀猀琀愀猀 攀 愀 猀甀瀀攀爀愀漀 搀漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 猀漀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀氀愀猀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 最甀椀愀搀愀 瀀攀氀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀⸀ 一愀 攀搀椀漀 攀洀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 昀漀椀 漀 搀椀爀攀椀琀漀  洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀ⴀ爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 甀洀愀 昀愀洀氀椀愀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 洀攀 攀 昀椀氀栀愀 焀甀攀 洀漀爀愀洀 渀愀 伀挀甀瀀愀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 伀甀瘀椀搀漀爀Ⰰ 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 椀洀攀爀猀漀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀猀氀甀洀戀爀愀爀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 渀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀⸀
 
OBJETIVO
Para a produção do jornal, os alunos são divididos nas funções de repórteres, editores, fotógrafos e designers. Com a supervisão dos professores, eles são incentivados a realizar uma imersão na pauta selecionada, seja para a apuração, seja para pensar de que forma o texto será diagramado e tratado visualmente, respeitando os recursos previstos no projeto gráfico do Expressão.਀ Durante a elaboração dos textos, os repórteres devem utilizar e aplicar criativamente a técnica adquirida durante o período de formação. Alguns princípios gerais que regem a produção textual jornalística se aplicam ao jornal, como a técnica da pirâmide invertida; a adoção do lead e suas variações; a pluralidade de fontes; a apuração aplicada e ancorada em pesquisas e bases de dados e a obediência irrestrita à norma culta da língua portuguesa.਀ Reportagens com menos de duas fontes ouvidas não são aprovadas e a utilização de releases para a construção majoritária do texto também é vedada por parte dos professores. A depender da editoria, os alunos podem exercer uma maior liberdade na construção da reportagem ou na elaboração do infográfico, por exemplo. No entanto, espera-se que os repórteres priorizem a objetividade na abordagem, para que se esteja em acordo com a realidade do público-alvo.਀ Os manuais de redação dos principais jornais brasileiros também são utilizados pelos alunos, o que os coloca frente a frente com as exigências técnicas do mercado. O processo culmina na corrida para que tudo esteja pronto na data em que o jornal segue para a impressão na gráfica, exigindo que os estudantes driblem as dificuldades e encontrem saídas criativas para quaisquer intercorrências.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀