O jornal Expressão, desde sua concepção, tem sido um poderoso laboratório experimental aos graduandos em Jornalismo, que têm a oportunidade de vislumbrar ao longo de seus últimos ciclos de formação a rotina de uma redação jornalística.
Há mais de 20 anos, tem como principal proposta dialogar com o público universitário sobre temas relevantes da agenda pública contemporânea, como cidadania, políticas públicas, transformações do mundo do trabalho, gênero, inclusão, usos do espaço urbano, comportamento, economia criativa e inovação.
O jornal é desenvolvido pelos próprios alunos, que se tornam responsáveis pela produção de pautas, apuração, checagem, redação e diagramação de reportagens e artigos. A edição e a orientação geral do trabalho ficam a cargo dos docentes de Jornalismo da universidade.
O Expressão é disponibilizado ao público em versão impressa – distribuída gratuitamente nos campi da São Judas na cidade de São Paulo (SP) – e digital, na plataforma Issuu. Também possui página própria no Facebook, para divulgar novas edições e viabilizar a interação com leitores.
A base na qual está fundamentado contempla competências indispensáveis à construção de um profissional qualificado, com autonomia criativa, estímulo à criação e o fomento a olhares críticos a respeito da sociedade e suas demandas. A proposição de pautas, a checagem, a redação dos textos, a opinião, a leitura fotográfica e a busca por fontes fazem parte da rotina do Expressão. Nele encontramos o nosso lugar: um espaço para informar, debater e transformar a comunidade em que estamos inseridos, disseminando cultura e informação .
O Expressão se apresenta e propõe um jornalismo de olhar humanizado. Com o enfoque analítico/interpretativo, busca explorar de modo aprofundado pautas de ampla repercussão no País e busca fomentar práticas cidadãs em seus leitores. Seus princípios editoriais são independência, pluralidade, espírito cidadão, relevância, colaboração, excelência técnica, ética e respeito. As edições, que são bimestrais, dispõem de 16 páginas, divididas nas seguintes editorias: Cultura e Artes, Educação e Ciências, Protagonista, Ponto de Vista, Esporte e Lazer, Especial, Vida Digital e Infográfico.
Da diagramação à produção das reportagens, os alunos trabalham com a autonomia necessária para encarar os desafios propostos pelo tema escolhido como ponto de partida de cada Expressão. Isso ocorre com a supervisão de dois professores, que são também os responsáveis pelo texto do Editorial.
As matérias valorizam assuntos como experiências comunitárias, tecnologia, políticas públicas voltadas à gestão e ao uso do espaço urbano, projetos sociais e culturais transformadores, gênero, sexualidade e questões que envolvem o mundo do trabalho.
Na seção “Protagonista”, é possível conhecer histórias reais de moradores da cidade de São Paulo, pessoas que de alguma forma se destacam no contexto em que vivem.
Na “Ponto de Vista”, em uma entrevista no formato pingue-pongue os alunos trazem um personagem, seja um especialista, artista ou acadêmico importante para a cidade ou para a comunidade em que está inserido.
A ideia de entregar nas mãos de outros universitários de diferentes cursos, bem como da comunidade, o produto final que provém justamente do aprendizado de cada aluno é enriquecedora, pois demonstra desde já a responsabilidade do informar. Além disso, essa aproximação inspira e reflete que o jornal espera ser inclusivo.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 攀砀椀最攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀攀爀椀挀愀 攀⼀漀甀 攀洀瀀爀椀挀愀 攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀爀椀愀漀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 焀甀攀猀琀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 焀甀愀椀猀 瀀漀猀猀甀椀 瀀漀甀挀漀 漀甀 渀攀渀栀甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀⸀
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Para a produção do jornal, os alunos são divididos nas funções de repórteres, editores, fotógrafos e designers. Com a supervisão dos professores, eles são incentivados a realizar uma imersão na pauta selecionada, seja para a apuração, seja para pensar de que forma o texto será diagramado e tratado visualmente, respeitando os recursos previstos no projeto gráfico do Expressão.
Durante a elaboração dos textos, os repórteres devem utilizar e aplicar criativamente a técnica adquirida durante o período de formação. Alguns princípios gerais que regem a produção textual jornalística se aplicam ao jornal, como a técnica da pirâmide invertida; a adoção do lead e suas variações; a pluralidade de fontes; a apuração aplicada e ancorada em pesquisas e bases de dados e a obediência irrestrita à norma culta da língua portuguesa.
Reportagens com menos de duas fontes ouvidas não são aprovadas e a utilização de releases para a construção majoritária do texto também é vedada por parte dos professores. A depender da editoria, os alunos podem exercer uma maior liberdade na construção da reportagem ou na elaboração do infográfico, por exemplo. No entanto, espera-se que os repórteres priorizem a objetividade na abordagem, para que se esteja em acordo com a realidade do público-alvo.
Os manuais de redação dos principais jornais brasileiros também são utilizados pelos alunos, o que os coloca frente a frente com as exigências técnicas do mercado. O processo culmina na corrida para que tudo esteja pronto na data em que o jornal segue para a impressão na gráfica, exigindo que os estudantes driblem as dificuldades e encontrem saídas criativas para quaisquer intercorrências.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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